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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITO, Dejildo Roque de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7788010521677391pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MATTOS, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157pt_BR
dc.creatorARAUJO JUNIOR, Antonio Roques-
dc.creatorPICANÇO, Ronei dos Prazeris-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895917670914805pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4800312873530530pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T17:48:05Z-
dc.date.available2025-03-28-
dc.date.available2025-03-28T17:48:05Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.citationARAUJO JUNIOR, Antonio Roques; PICANÇO, Ronei dos Prazeres. Etnomatemática: a arte da construção de barcos na Ilha de Santana - AP. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1149-
dc.description.abstractThis study investigates the application of mathematical knowledge in the boat-building practices of Santana Island, Amapá, from the perspective of ethnomathematics. Boat construction in this community goes beyond technical craftsmanship, involving empirical knowledge of geometry, proportions, and symmetry passed down through generations. The main objective is to explore how these traditional mathematical practices can be integrated into formal education, promoting contextualized and meaningful learning (Ausubel, 2000). The research adopts a qualitative approach, using participant observation and semi-structured interviews with boat builders and community members. Data is analyzed through Bardin’s content analysis (Bardin, 2016) and thematic coding, with triangulation ensuring the reliability of the findings. Incorporating these traditional practices into the school curriculum can foster students' interest in mathematics by connecting abstract concepts to local cultural practices. Additionally, the study aims to preserve and value the cultural heritage of the community, whose traditions face challenges from modernization. The expected outcomes include the documentation of traditional techniques, the identification of applied mathematical concepts, and suggestions for integrating these practices into the school curriculum. This research highlights the importance of ethnomathematics in promoting meaningful learning, valuing cultural diversity, and contributing to the preservation of local traditions. Ultimately, the study inspires more inclusive pedagogical practices, aligned with students' realities and committed to respecting the traditional knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga os conhecimentos etnomatemáticos usados na construção de barcos na Ilha de Santana, Amapá, sob a perspectiva da etnomatemática. A prática de construção de embarcações nessa comunidade é mais do que uma atividade técnica; envolve conhecimentos empíricos sobre geometria, proporções e simetria, transmitidos oralmente ao longo das gerações. É dada ênfase a exploração de como esses saberes matemáticos tradicionais podem ser incorporados ao ensino da matemática escolar, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa (Ausubel, 2000). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com construtores de barcos e membros da comunidade. Os dados coletados são analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) e codificação temática, com triangulação para garantir a validade das informações. A inclusão desses conhecimentos no ambiente escolar pode despertar maior interesse dos alunos pela matemática ao conectar conceitos abstratos com práticas culturais da realidade local. Além disso, o estudo visa preservar e valorizar a herança cultural da comunidade, cujas práticas estão sob ameaça devido à modernização. Os resultados esperados incluem a documentação das técnicas tradicionais, a identificação dos conceitos matemáticos aplicados e sugestões para integrar esses saberes ao currículo escolar. O estudo reforça a importância da etnomatemática para promover uma aprendizagem significativa, valorizar a diversidade cultural e contribuir para a preservação das tradições locais. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa inspire práticas pedagógicas mais inclusivas, alinhadas às realidades dos alunos e comprometidas com o respeito aos saberes tradicionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Junior (antonioraj95@gmail.com) on 2025-03-27T11:33:06Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2786146 bytes, checksum: 93226ad98fde985d4a4bf3e25569b657 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Antonio Junior e Ronei Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Agradecimentos, retirar espaçamento entre parágrafos, ver no Template; 2- retirar o destaque de Keywords; 3- lista de figuras, aproximar um pouco os títulos dos números indicativos; 4- reparei que algumas palavras destacadas na folha 26; 5- na folha 42, retirar o destaque de: Figura 15; 6- na folha 43, retirar o destaque de: e) Ferramentas Moderna…, pois as anteriores não estão destacadas; 7- referências: - separar por dois pontos título de subtítulo, e não por teço, segue: D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e … - corrigir final da referência, correto: Cachoeirinha: [s. n.], 2024. v. 2. 243p. , segue: MATTOS, S.M.N. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica: desenhando o projeto e a pesquisa. Cachoeirinha: v. 2, 2024. 243p. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-28T14:25:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Junior (antonioraj95@gmail.com) on 2025-03-28T16:11:39Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-28T17:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-28T17:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5) Previous issue date: 2025-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapa - campus Macapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectConstrução de barcospt_BR
dc.subjectBoat-buildinpt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEtnomatemática: a arte da construção de barcos na ilha de Santana - AP.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá - campus Macapápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá - campus Macapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

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