Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BRITO, Dejildo Roque de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7788010521677391 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MATTOS, José Roberto Linhares de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1508772914490157 | pt_BR |
dc.creator | ARAUJO JUNIOR, Antonio Roques | - |
dc.creator | PICANÇO, Ronei dos Prazeris | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7895917670914805 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4800312873530530 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T17:48:05Z | - |
dc.date.available | 2025-03-28 | - |
dc.date.available | 2025-03-28T17:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO JUNIOR, Antonio Roques; PICANÇO, Ronei dos Prazeres. Etnomatemática: a arte da construção de barcos na Ilha de Santana - AP. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1149 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the application of mathematical knowledge in the boat-building practices of Santana Island, Amapá, from the perspective of ethnomathematics. Boat construction in this community goes beyond technical craftsmanship, involving empirical knowledge of geometry, proportions, and symmetry passed down through generations. The main objective is to explore how these traditional mathematical practices can be integrated into formal education, promoting contextualized and meaningful learning (Ausubel, 2000). The research adopts a qualitative approach, using participant observation and semi-structured interviews with boat builders and community members. Data is analyzed through Bardin’s content analysis (Bardin, 2016) and thematic coding, with triangulation ensuring the reliability of the findings. Incorporating these traditional practices into the school curriculum can foster students' interest in mathematics by connecting abstract concepts to local cultural practices. Additionally, the study aims to preserve and value the cultural heritage of the community, whose traditions face challenges from modernization. The expected outcomes include the documentation of traditional techniques, the identification of applied mathematical concepts, and suggestions for integrating these practices into the school curriculum. This research highlights the importance of ethnomathematics in promoting meaningful learning, valuing cultural diversity, and contributing to the preservation of local traditions. Ultimately, the study inspires more inclusive pedagogical practices, aligned with students' realities and committed to respecting the traditional knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga os conhecimentos etnomatemáticos usados na construção de barcos na Ilha de Santana, Amapá, sob a perspectiva da etnomatemática. A prática de construção de embarcações nessa comunidade é mais do que uma atividade técnica; envolve conhecimentos empíricos sobre geometria, proporções e simetria, transmitidos oralmente ao longo das gerações. É dada ênfase a exploração de como esses saberes matemáticos tradicionais podem ser incorporados ao ensino da matemática escolar, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa (Ausubel, 2000). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com construtores de barcos e membros da comunidade. Os dados coletados são analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) e codificação temática, com triangulação para garantir a validade das informações. A inclusão desses conhecimentos no ambiente escolar pode despertar maior interesse dos alunos pela matemática ao conectar conceitos abstratos com práticas culturais da realidade local. Além disso, o estudo visa preservar e valorizar a herança cultural da comunidade, cujas práticas estão sob ameaça devido à modernização. Os resultados esperados incluem a documentação das técnicas tradicionais, a identificação dos conceitos matemáticos aplicados e sugestões para integrar esses saberes ao currículo escolar. O estudo reforça a importância da etnomatemática para promover uma aprendizagem significativa, valorizar a diversidade cultural e contribuir para a preservação das tradições locais. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa inspire práticas pedagógicas mais inclusivas, alinhadas às realidades dos alunos e comprometidas com o respeito aos saberes tradicionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Antonio Junior (antonioraj95@gmail.com) on 2025-03-27T11:33:06Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2786146 bytes, checksum: 93226ad98fde985d4a4bf3e25569b657 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Antonio Junior e Ronei Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Agradecimentos, retirar espaçamento entre parágrafos, ver no Template; 2- retirar o destaque de Keywords; 3- lista de figuras, aproximar um pouco os títulos dos números indicativos; 4- reparei que algumas palavras destacadas na folha 26; 5- na folha 42, retirar o destaque de: Figura 15; 6- na folha 43, retirar o destaque de: e) Ferramentas Moderna…, pois as anteriores não estão destacadas; 7- referências: - separar por dois pontos título de subtítulo, e não por teço, segue: D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e … - corrigir final da referência, correto: Cachoeirinha: [s. n.], 2024. v. 2. 243p. , segue: MATTOS, S.M.N. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica: desenhando o projeto e a pesquisa. Cachoeirinha: v. 2, 2024. 243p. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-28T14:25:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Antonio Junior (antonioraj95@gmail.com) on 2025-03-28T16:11:39Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-28T17:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-28T17:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO JUNIOR; PICANÇO (2025) - Etnomatematica; a arte.pdf: 2782501 bytes, checksum: 62fbdf1cd2b2a6b70a47c5621cb75a8d (MD5) Previous issue date: 2025-03-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapa - campus Macapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Construção de barcos | pt_BR |
dc.subject | Boat-buildin | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Traditional knowledge | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Etnomatemática: a arte da construção de barcos na ilha de Santana - AP. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá - campus Macapá | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá - campus Macapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAUJO JUNIOR, PICANÇO (2025) - Etnomatematica a arte da construção.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons