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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A efetividade do Kahoot na educação: estratégias inovadoras para engajamento e avaliação significativa no ensino médio integrado
Autor(es): BRITO, Catiane Tolosa
Primeiro Orientador: CARDOSO, Tatiane da Silva
Resumo: A utilização de jogos educacionais utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação em sala de aula ainda é uma prática não aproveitada por muitos educadores que têm suas crenças e paradigmas voltados no modelo tradicional de ensino. A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em práticas didáticas gamificadas são elementos que estão sendo aplicados para romper modelos educacionais ultrapassados. Diante deste problema, o objetivo do trabalho foi analisar a efetividade do Kahoot na educação como estratégias inovadoras para engajamento e avaliação significativa no ensino médio integrado. Destacaram-se como principais autores Prensky (2001), Moran (2015), Dellos (2015), Miranda (2023) e Almeida (2024) acerca de bibliografias referente às metodologias ativas na educação, gamificação e Kahoot como metodologia tecnológica de ensino. Para tanto, utilizou-se como metodologia uma pesquisa de natureza aplicada, através do método indutivo de classificação descritiva permitindo o confronto das variáveis obtidas pela prática metodológica inovadora. A pesquisa tem natureza qualitativa e quantitativa através do estudo de caso, tendo pesquisado alunos do 2º ano curso técnico em alimentos na forma integrada e professor da disciplina de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Macapá. Este estudo explora os benefícios da gamificação no contexto educacional, destacando como o uso de questionários, enquetes e desafios interativos podem facilitar a assimilação de conteúdos e fortalecer o vínculo dos alunos com o aprendizado. Além disso, discute-se como os dados gerados pela plataforma oferecem ao professor, fatores que permitem ajustar suas estratégias pedagógicas, promovendo uma avaliação diagnóstica e formativa mais eficaz. O Kahoot, uma plataforma baseada em jogos, tem se destacado por tornar a aprendizagem mais dinâmica, interativa e significativa, aumentando o engajamento e promovendo a participação ativa dos estudantes em sala de aula.
Abstract: The use of educational games incorporating digital information and communication technologies in the classroom is still an underutilized practice by many educators who adhere to traditional teaching models due to their beliefs and paradigms. The application of active learning methodologies in gamified didactic practices is being implemented to break away from outdated educational models. Given this issue, the objective of this study was to analyze the effectiveness of Kahoot in education as an innovative strategy for engagement and meaningful assessment in integrated high school education. The main authors referenced include Prensky (2001), Moran (2015), Dellos (2015), Miranda (2023), and Almeida (2024), focusing on bibliographies related to active methodologies in education, gamification, and Kahoot as a technological teaching method. The research methodology adopted was applied research, using the inductive method with a descriptive classification approach, allowing for the comparison of variables obtained through innovative methodological practice. This study follows a qualitative and quantitative approach through a case study, involving second-year students from the Integrated Technical Course in Food Technology and a mathematics teacher from the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amapá – Macapá Campus. This research explores the benefits of gamification in the educational context, highlighting how the use of quizzes, polls, and interactive challenges can facilitate content assimilation and strengthen students' connection with learning. Furthermore, it discusses how data generated by the platform provides teachers with insights that enable them to adjust their pedagogical strategies, promoting more effective diagnostic and formative assessments. Kahoot, a game-based platform, has stood out for making learning more dynamic, interactive, and meaningful, increasing engagement and encouraging students' active participation in the classroom.
Palavras-chave: Kahoot
Educação
Engajamento
Avaliação
Ensino
Education
Engagement
Assessment
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: BRITO, Catiane Tolosa. A efetividade do Kahoot na educação: estratégias inovadoras para engajamento e avaliação significativa no ensino médio integrado. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1145
Data do documento: 13-Fev-2025
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