Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1139
Tipo: Dissertação
Título: Arte-educação, logística e mundo do trabalho: uma análise da integração curricular no Instituto Federal do Amapá
Título(s) alternativo(s): Art education, Logistics and the world of work: an analysis of curricular integration at the Federal Institute of Amapá
Autor(es): CARVALHO, Edvaldo do Nascimento
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: A arte é uma manifestação humana intrínseca, que atribui às atividades antrópicas uma carga de poesia, de valorização estética e de expressão de sentimentos, mesmo quando associada a instrumentos pragmáticos, políticos, rituais e socioculturais. Deste modo, entende-se que a educação não pode negligenciar o ensino de Arte, uma vez que além de constituir uma característica essencial do espírito humano, é direito de todos o conhecimento, acesso e fruição da arte. Esta dissertação analisa a integração entre o Componente Curricular Arte e os conhecimentos técnico-profissionais específicos dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Em especial, o foco de análise é o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, oferecido pelo campus Santana. É um estudo de natureza qualitativa que faz uso de análise documental com apoio de revisão bibliográfica. Sua origem vem da inquietação acadêmica acerca dos problemas da Educação Profissional e Tecnológica estudados no âmbito do ProfEPT somada à experiência profissional do autor como arte-educador. Assim, esta pesquisa promove uma síntese teórica de reflexões acerca das dificuldades de integração entre o ensino de Arte e os conhecimentos profissionais nos cursos de Ensino Médio Integrado. No intento de amenizar a dualidade entre estes componentes na referida modalidade, propõe-se aqui uma perspectiva decolonial e libertadora do currículo de Arte, com foco no conceito de Trabalho como Princípio Educativo, amparado na formação humana, na politecnia e na omnilateralidade. Estas considerações convergem numa proposta de Produto Educacional que propõe o desvelamento do mundo do trabalho por meio das artes.
Abstract: Art is an intrinsic human manifestation that imbues anthropic activities with poetry, aesthetic appreciation, and emotional expression, even when linked to pragmatic, political, ritual, or sociocultural tools. Thus, education cannot neglect the teaching of Art, as it constitutes an essential characteristic of the human spirit and ensures everyone’s right to access, understand, and engage with art. This dissertation examines the integration between the Art curriculum component and the technical-professional knowledge specific to Integrated High School courses at Federal Institutes. Specifically, it analyzes the Pedagogical Course Project (PPC) of the Logistics course at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amapá, offered by the Santana campus.This qualitative study employs document analysis supported by bibliographic review. It originates from academic concerns about issues in Professional and Technological Education studied within the ProfEPT program, combined with the author’s professional experience as an art educator. The research synthesizes theoretical reflections on the challenges of integrating Art education with professional knowledge in Integrated High School courses. To mitigate the duality between these components, the study proposes a decolonial and liberating perspective for the Art curriculum, centered on the concept of Work as an Educational Principle, grounded in human formation, polytechnics, and omnilateral development. These considerations converge into an Educational Product proposal that seeks to unveil the world of labor through the arts.
Palavras-chave: Arte - ensino
Art - teaching
Logística - integração curricular
Logistics - curriculum integration
Curriculo integrado
Integrated curriculum
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: CARVALHO, Edvaldo do Nascimento. Arte-educação, logística e mundo do trabalho: uma análise da integração curricular no Instituto Federal do Amapá. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1139
Data do documento: 17-Jan-2025
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons