Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Argemiro Midonês | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5411-647X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 | pt_BR |
dc.creator | CARVALHO, Edvaldo do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3731851832270307 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T16:34:33Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26 | - |
dc.date.available | 2025-03-26T16:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-17 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Edvaldo do Nascimento. Arte-educação, logística e mundo do trabalho: uma análise da integração curricular no Instituto Federal do Amapá. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1139 | - |
dc.description.abstract | Art is an intrinsic human manifestation that imbues anthropic activities with poetry, aesthetic appreciation, and emotional expression, even when linked to pragmatic, political, ritual, or sociocultural tools. Thus, education cannot neglect the teaching of Art, as it constitutes an essential characteristic of the human spirit and ensures everyone’s right to access, understand, and engage with art. This dissertation examines the integration between the Art curriculum component and the technical-professional knowledge specific to Integrated High School courses at Federal Institutes. Specifically, it analyzes the Pedagogical Course Project (PPC) of the Logistics course at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amapá, offered by the Santana campus.This qualitative study employs document analysis supported by bibliographic review. It originates from academic concerns about issues in Professional and Technological Education studied within the ProfEPT program, combined with the author’s professional experience as an art educator. The research synthesizes theoretical reflections on the challenges of integrating Art education with professional knowledge in Integrated High School courses. To mitigate the duality between these components, the study proposes a decolonial and liberating perspective for the Art curriculum, centered on the concept of Work as an Educational Principle, grounded in human formation, polytechnics, and omnilateral development. These considerations converge into an Educational Product proposal that seeks to unveil the world of labor through the arts. | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte é uma manifestação humana intrínseca, que atribui às atividades antrópicas uma carga de poesia, de valorização estética e de expressão de sentimentos, mesmo quando associada a instrumentos pragmáticos, políticos, rituais e socioculturais. Deste modo, entende-se que a educação não pode negligenciar o ensino de Arte, uma vez que além de constituir uma característica essencial do espírito humano, é direito de todos o conhecimento, acesso e fruição da arte. Esta dissertação analisa a integração entre o Componente Curricular Arte e os conhecimentos técnico-profissionais específicos dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Em especial, o foco de análise é o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, oferecido pelo campus Santana. É um estudo de natureza qualitativa que faz uso de análise documental com apoio de revisão bibliográfica. Sua origem vem da inquietação acadêmica acerca dos problemas da Educação Profissional e Tecnológica estudados no âmbito do ProfEPT somada à experiência profissional do autor como arte-educador. Assim, esta pesquisa promove uma síntese teórica de reflexões acerca das dificuldades de integração entre o ensino de Arte e os conhecimentos profissionais nos cursos de Ensino Médio Integrado. No intento de amenizar a dualidade entre estes componentes na referida modalidade, propõe-se aqui uma perspectiva decolonial e libertadora do currículo de Arte, com foco no conceito de Trabalho como Princípio Educativo, amparado na formação humana, na politecnia e na omnilateralidade. Estas considerações convergem numa proposta de Produto Educacional que propõe o desvelamento do mundo do trabalho por meio das artes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edvaldo Carvalho (profedvaldo.ap@gmail.com) on 2025-03-17T20:06:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Edvaldo 11_02_25 (1).pdf: 1024235 bytes, checksum: bc11375c696808b0e4ae27d180d3f452 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Edvaldo Carvalho, Solicito ajustes na descrição de autodepósito, conforme orientado no tutorial. Peço que leia o tutorial: 1 - nome do autor e orientador devem estar completos 2 - as palavras-chave devem estar na língua do texto e língua estrangeira 3 - Em citar como, o título do trabalho deve estar em letras minúsculas e o nome do orientador não deve ser colocado na referência 4 - renomear o nome do arquivo como orientado no tutorial Solicito ajustes de formatação no trabalho. Sugiro ler o Guia de formatação que está disponível em Documentos úteis: 1 - na capa, o nome do Instituto deve vir antes das outras informações. Deve-se respeitar a hierarquia 2 - na folha de aprovação, estão faltando as assinaturas dos componentes da banca examinadora. E a data de aprovação deve ser posicionada após a banca. Mesma orientação para a folha do produto educacional 3 - a ficha catalográfica deve ser emitida no link (http://cataloga.ifap.edu.br/). Mas antes leia o tutorial de ficha catalográfica que está disponível em Documentos úteis 4 - o texto de epígrafe, por ser uma citação deve ser recuada a 4cm da margem esquerda 5 - corrigir o alinhameno da seção RESUMO e ABSTRACT. Devem estar centralizados na página. Veja se está com recuo de parágrafo 6 - corrigir a formatação das palavras-chave e keywords 7 - corrigir a formatação da lista de quadros 8 - retirar a página da lista de figuras, pois uma figura não caracteriza uma lista 9 - corrigir alinhamento da lista de abreviaturas e siglas. Deve estar alinhada no limite da margem esquerda 10 - corrigir formatação do Sumário, sem comentários. Veja modelo no Guia ou em trabalhos já aceitos na coleção de seu curso 11 - corrigir paginação. Como pode iniciar na página 5, se existem 13 folhas antes do texto????. Corrigir, inclusive, a posição da paginação. Essas orientações estão no Guia de Formatação 12 - seções que não possuem indicador numérico, devem estar centralizadas na página 13 - corrigir a formatação das seções, no corpo do texto 14 - corrigir a formatação das legendas dos quadros e figura, no corpo do texto 15 - faça uma revisão nas suas referências, existem elementos com destaque em negrito errado ou sem destaque; elementos em letras maiúsculas; em referências de legislação, o que se destaca é o título da lei e não o número da lei; subtítulos não se destaca; não se inicia referência com a sigla da Instituição, deve-se colocar por extenso. Enfim.... revise todas 16 - as referências devem estar separadas uma das outras por um espaço simples Solicito que leia o Guia de Formatação para ajudar nas correções on 2025-03-18T13:55:21Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Edvaldo Carvalho (profedvaldo.ap@gmail.com) on 2025-03-19T14:45:20Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf: 3300049 bytes, checksum: c17b3877d25a4144a8cfd34809e2bca4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Edvaldo Carvalho, Solicito ajustes de formatação no trabalho. Sugiro ler o Guia de formatação que está disponível em Documentos úteis: 1 – Na dedicatória não deve colocar título; 2 – na epígrafe, de espaçamento entre a última linha e a autoria; 3 - corrigir a formatação da seção 3, retirar o ponto após o número indicativo; 4- referências: - não se coloca a palavra Editora na referência e nem S.A.; - retirar caixa alta de título de periódico; - no lugar de volume 2 ou Volume II, colocar v.2 no final da referência; - não precisa colocar o nome de tradutores da obra, nem série e nem coleção; - revise uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-03-21T13:41:32Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Edvaldo Carvalho (profedvaldo.ap@gmail.com) on 2025-03-23T11:28:43Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf: 3296692 bytes, checksum: 51042a523891af4f54aa302186a35318 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Edvaldo Carvalho, Solicito ajustes de formatação no trabalho. Sugiro ler o Guia de formatação que está disponível em Documentos úteis: 1- capa e folha de rosto, corrigir margem inferior fica a 2cm; 2- verificar margem superior (3cm) de algumas folhas, a partir de lista de quadros; 3- verificar o espaçamento que deve ter entre texto e título de quadros ou de fonte e texto; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-03-24T16:00:29Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Edvaldo Carvalho (profedvaldo.ap@gmail.com) on 2025-03-24T19:38:51Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf: 3296658 bytes, checksum: 769e120e234be7dcf8e0e61f692112ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-03-26T16:34:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf: 3296658 bytes, checksum: 769e120e234be7dcf8e0e61f692112ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-26T16:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf: 3296658 bytes, checksum: 769e120e234be7dcf8e0e61f692112ea (MD5) Previous issue date: 2025-01-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte - ensino | pt_BR |
dc.subject | Art - teaching | pt_BR |
dc.subject | Logística - integração curricular | pt_BR |
dc.subject | Logistics - curriculum integration | pt_BR |
dc.subject | Curriculo integrado | pt_BR |
dc.subject | Integrated curriculum | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Arte-educação, logística e mundo do trabalho: uma análise da integração curricular no Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.title.alternative | Art education, Logistics and the world of work: an analysis of curricular integration at the Federal Institute of Amapá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO (2025) - Arte-educação, logística e mundo.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons