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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de língua portuguesa para alunos com TDAH: uma revisão sistemática de literatura |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of portuguese language for students with ADHD: a systematic literature review La enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes con TDAH: una revisión sistemática de la literatura L'enseignement de la langue portugaise aux élèves atteints de TDAH : une revue systématique de la littérature |
Autor(es): | DIAS, Maria Vitória Barbosa SOUZA, Victor Leno Silva de |
Primeiro Orientador: | NETO, Raimundo Alves Medeiros |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MIRANDA, Ângela Maria Chaves |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH está presente na realidade mundial e principalmente no cotidiano escolar, trazendo consigo mitos e dúvidas acerca da temática, assim como a evidência das dificuldades presentes no dia a dia em sala de aula. A partir das discussões ocorridas nos processos dos encontros do grupo de pesquisa LILAS, foi possível obter informações mais abrangentes sobre linhas de pesquisa que necessitavam de uma atenção na contemplação das pesquisas científicas Este estudo busca realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o ensino de Língua Portuguesa para alunos com TDAH. O objetivo é investigar estratégias eficazes aplicadas ao ensino da disciplina, analisando pesquisas publicadas entre 2014 e 2024 nos repositórios do IFAP, UNIFAP e UEAP e seus respectivos periódicos, partindo da problemática: quais estratégias de ensino de Língua Portuguesa são eficazes para alunos com TDAH segundo a literatura científica. A metodologia que foi utilizada segue critérios rigorosos de inclusão e exclusão, utilizando descritores específicos para a seleção dos estudos. Os resultados destacam que alunos com TDAH enfrentam dificuldades na leitura, interpretação e produção textual, agravadas pela ausência de adaptações metodológicas. Também se destaca a importância da formação docente, do suporte pedagógico e da participação da família no processo de ensino-aprendizagem. As estratégias mais eficazes abrangem adaptações metodológicas, ensino individualizado, acompanhamento psicológico e incentivo ao diagnóstico precoce. Conclui-se que a abordagem pedagógica deve ser mais inclusiva e dinâmica, considerando as particularidades dos alunos com TDAH, e que a capacitação docente é essencial para minimizar os desafios enfrentados por esses estudantes. |
Abstract: | The Attention Deficit Hyperactivity Disorder – ADHD is present in the global reality and especially in the school environment, bringing with it myths and doubts about the topic, as well as evidence of the difficulties present in the daily classroom routine. Based on the discussions held in the research group LILAS meetings, it was possible to obtain broader information about research lines that required attention in scientific studies. This study aims to conduct a systematic literature review on the teaching of the Portuguese language to students with ADHD. The objective is to investigate effective strategies applied to teaching the subject, analyzing research published between 2014 and 2024 in the repositories of IFAP, UNIFAP, and UEAP and their respective journals, starting from the research question: what teaching strategies for the Portuguese language are effective for students with ADHD according to the scientific literature? The methodology used follows strict inclusion and exclusion criteria, employing specific descriptors for the selection of studies. The results highlight that students with ADHD face difficulties in reading, interpretation, and textual production, which are worsened by the lack of methodological adaptations. The study also emphasizes the importance of teacher training, pedagogical support, and family participation in the teaching-learning process. The most effective strategies include methodological adaptations, individualized teaching, psychological support, and encouragement of early diagnosis. It is concluded that the pedagogical approach should be more inclusive and dynamic, considering the particularities of students with ADHD, and that teacher training is essential to minimize the challenges faced by these students. |
Palavras-chave: | TDAH ADHD ensino de língua portuguesa portuguese language teaching inclusão escolar school inclusion estratégias pedagógicas pedagogical strategies aprendizagem learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | DIAS, Maria Vitória Barbosa; SOUZA, Victor Leno Silva de. O ensino de língua portuguesa para alunos com TDAH: uma revisão sistemática de literatura. 2025. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1137 |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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DIAS, SOUZA (2025) - O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.pdf | 694,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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