Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de língua portuguesa para alunos com TDAH: uma revisão sistemática de literatura
Título(s) alternativo(s): The teaching of portuguese language for students with ADHD: a systematic literature review
La enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes con TDAH: una revisión sistemática de la literatura
L'enseignement de la langue portugaise aux élèves atteints de TDAH : une revue systématique de la littérature
Autor(es): DIAS, Maria Vitória Barbosa
SOUZA, Victor Leno Silva de
Primeiro Orientador: NETO, Raimundo Alves Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MIRANDA, Ângela Maria Chaves
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH está presente na realidade mundial e principalmente no cotidiano escolar, trazendo consigo mitos e dúvidas acerca da temática, assim como a evidência das dificuldades presentes no dia a dia em sala de aula. A partir das discussões ocorridas nos processos dos encontros do grupo de pesquisa LILAS, foi possível obter informações mais abrangentes sobre linhas de pesquisa que necessitavam de uma atenção na contemplação das pesquisas científicas Este estudo busca realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o ensino de Língua Portuguesa para alunos com TDAH. O objetivo é investigar estratégias eficazes aplicadas ao ensino da disciplina, analisando pesquisas publicadas entre 2014 e 2024 nos repositórios do IFAP, UNIFAP e UEAP e seus respectivos periódicos, partindo da problemática: quais estratégias de ensino de Língua Portuguesa são eficazes para alunos com TDAH segundo a literatura científica. A metodologia que foi utilizada segue critérios rigorosos de inclusão e exclusão, utilizando descritores específicos para a seleção dos estudos. Os resultados destacam que alunos com TDAH enfrentam dificuldades na leitura, interpretação e produção textual, agravadas pela ausência de adaptações metodológicas. Também se destaca a importância da formação docente, do suporte pedagógico e da participação da família no processo de ensino-aprendizagem. As estratégias mais eficazes abrangem adaptações metodológicas, ensino individualizado, acompanhamento psicológico e incentivo ao diagnóstico precoce. Conclui-se que a abordagem pedagógica deve ser mais inclusiva e dinâmica, considerando as particularidades dos alunos com TDAH, e que a capacitação docente é essencial para minimizar os desafios enfrentados por esses estudantes.
Abstract: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder – ADHD is present in the global reality and especially in the school environment, bringing with it myths and doubts about the topic, as well as evidence of the difficulties present in the daily classroom routine. Based on the discussions held in the research group LILAS meetings, it was possible to obtain broader information about research lines that required attention in scientific studies. This study aims to conduct a systematic literature review on the teaching of the Portuguese language to students with ADHD. The objective is to investigate effective strategies applied to teaching the subject, analyzing research published between 2014 and 2024 in the repositories of IFAP, UNIFAP, and UEAP and their respective journals, starting from the research question: what teaching strategies for the Portuguese language are effective for students with ADHD according to the scientific literature? The methodology used follows strict inclusion and exclusion criteria, employing specific descriptors for the selection of studies. The results highlight that students with ADHD face difficulties in reading, interpretation, and textual production, which are worsened by the lack of methodological adaptations. The study also emphasizes the importance of teacher training, pedagogical support, and family participation in the teaching-learning process. The most effective strategies include methodological adaptations, individualized teaching, psychological support, and encouragement of early diagnosis. It is concluded that the pedagogical approach should be more inclusive and dynamic, considering the particularities of students with ADHD, and that teacher training is essential to minimize the challenges faced by these students.
Palavras-chave: TDAH
ADHD
ensino de língua portuguesa
portuguese language teaching
inclusão escolar
school inclusion
estratégias pedagógicas
pedagogical strategies
aprendizagem
learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: DIAS, Maria Vitória Barbosa; SOUZA, Victor Leno Silva de. O ensino de língua portuguesa para alunos com TDAH: uma revisão sistemática de literatura. 2025. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1137
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS, SOUZA (2025) - O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.pdf694,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.