Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva | - |
dc.creator | BITENCOURT, Domingas Roane Rodrigues | - |
dc.creator | NERY, Mariana de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T11:22:43Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12 | - |
dc.date.available | 2025-03-12T11:22:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.citation | BITENCOURT, Domingas Roane Rodrigues; NERY, Mariana de Souza. O uso da gamificação no ensino de língua inglesa: vivências no programa de Residência Pedagógica. 2024, 10f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1127 | - |
dc.description.abstract | In the contemporary educational context, the adoption of innovative pedagogical strategies is essential to promote the effectiveness of teaching and the significance of learning. In this sense, gamification emerges as a promising approach, aiming to engage students and make the educational process more dynamic and participatory. This experience report aims to reflect on the use of gamification in English language teaching to a 1st year high school class, at the Federal Institute of Amapá - IFAP, under the eyes of two pedagogical residents during the regency phase of the Pedagogical Residency Program (PRP). This is a case study with data analysis from a qualitative approach. The results revealed a significant increase in student motivation, an improvement in content retention, and greater interaction between them. However, it has also been observed that the success of gamification depends on careful planning, adaptation to students' needs, and institutional support. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto educacional contemporâneo, a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras é essencial para promover a eficácia do ensino e a significância da aprendizagem. Nesse sentido, a gamificação surge como uma abordagem promissora, visando engajar os alunos e tornar o processo educacional mais dinâmico e participativo. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o uso de gamificação no ensino de língua inglesa para uma turma de 1º ano do ensino médio, no Instituto Federal do Amapá - IFAP, sob o olhar de duas residentes pedagógicas durante a fase de regência do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um estudo de caso com análise dos dados a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram um aumento significativo na motivação dos alunos, uma melhoria na retenção do conteúdo e uma maior interação entre eles. No entanto, também foi observado que o sucesso da gamificação depende de um planejamento cuidadoso, adaptação às necessidades dos alunos e suporte institucional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Nery (mariananery57@gmail.com) on 2025-03-10T11:22:06Z No. of bitstreams: 1 BITENCOURT, Domingas Roane Rodrigues; NERY, Mariana de Souza; PEREIRA, Aldina Tatiana Silva. O uso da gamificação no ensino de língua inglesa_ vivências no progrma de residência pedagógica.2024, 10p. Artigo Acadêmico..pdf: 206042 bytes, checksum: a18550de353cb27979bad2311e9e1929 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Utilize o Tutorial de autodepósito para preencher o cadastro no Repositório. Solicito que você faça uma alteração no nome do seu arquivo, não está conforme o Manual. on 2025-03-10T19:15:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Nery (mariananery57@gmail.com) on 2025-03-10T20:34:19Z No. of bitstreams: 1 BITENCOURT, Domingas Roane Rodrigues; NERY, Mariana de Souza; PEREIRA, Aldina Tatiana Silva. O uso da gamificação no ensino de língua inglesa_ vivências no progrma de residência pedagógica.2024, 10p. Artigo Acadêmico..pdf: 206042 bytes, checksum: a18550de353cb27979bad2311e9e1929 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Domingas e Mariana Vocês devem ler o tutorial de autodepósito para fazer o depósito corretamente. Observando que tem informações que devem ser em letras maiúsculas e minúsculas: 1- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada, coloque uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 2- falta colocar Resumo e Abstract; 3- colocar orientadora, no campo de orientadora; 4- na citação não se coloca o nome da orientadora; 5- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Quanto ao trabalho, solicito as seguintes correções de formatação: 1- Referências: - Não se usa a palavra Editora nas referências; - vê no Guia regra para parte de publicação de livro; - corrigir sexta referência, informações confusas, verifiquem pelos exemplos do Guia; - títulos que tiverem autoria não precisa fica em caixa alta, corrijam. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que façam uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-11T13:45:52Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Nery (mariananery57@gmail.com) on 2025-03-11T14:55:17Z No. of bitstreams: 1 BITENCOURT (2024), NERY (2024) - O uso da gamificação no ensino..pdf: 204991 bytes, checksum: 84cd73417154e6c574b3d8ae9bfbd511 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Domingas Bitencourt e Mariana Quanto ao trabalho, solicito as seguintes correções de formatação: 1- Referências: - veja no Guia regra para parte de publicação de livro (o negrito deve ser no título da publicação principal); INÁCIO, Raul; RIBAS, Vania; MARIA, Luciane. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. ln: FADEL, Luciana Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. Disponível em: https://biblioteca.unisced.edu.mz/pdfjs/web/viewer.html?file=https://biblioteca.unisc ed.edu.mz/bitstream/123456789/2261/1/gamificacao_na_educacao.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024. - títulos que tiverem autoria não precisa fica em maiúculo: DIESEL, Aline; MARCHESAN, Michele Roos; MARTINS, Silvana Neumann. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA SALA DE AULA: UM OLHAR DE 9 DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Signos, [s. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1008. Acesso em: 22 mar. 2024. 0 - corrigir sexta referência, informações confusas, verifiquem pelos exemplos do Guia; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que façam uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-11T17:25:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Nery (mariananery57@gmail.com) on 2025-03-11T18:32:24Z No. of bitstreams: 1 BITENCOURT (2024), NERY (2024) - O uso da gamificação no ensino..pdf: 225286 bytes, checksum: 646e5d9a7e2ac9ceae1b0aba174ec10d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-12T11:22:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BITENCOURT (2024), NERY (2024) - O uso da gamificação no ensino..pdf: 225286 bytes, checksum: 646e5d9a7e2ac9ceae1b0aba174ec10d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T11:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BITENCOURT (2024), NERY (2024) - O uso da gamificação no ensino..pdf: 225286 bytes, checksum: 646e5d9a7e2ac9ceae1b0aba174ec10d (MD5) Previous issue date: 2024-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | English language | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa de residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teaching strategy | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residency program | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O uso da gamificação no ensino de língua inglesa: vivências no programa de residência pedagógica. | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BITENCOURT, NERY (2024) - O uso da gamificação no ensino..pdf | 220,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons