Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | GONÇALVES, Tatiana da Conceição | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8645021678751615 | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Darllyeth Alves dos | - |
dc.creator | BATISTA, Ruth Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T11:29:45Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11 | - |
dc.date.available | 2025-03-11T11:29:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Darllyeth Alves dos; BATISTA, Ruth Alves. O podcast literário como estratégia didática para a formação de leitores nas aulas de língua portuguesa no ensino médio. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1122 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze “The literary podcast as a learning strategies develop learners’ reading skills in High school Portuguese classes”. Currently, approaching Reading in school has been challenging, especially for the Portuguese Language teacher, who needs to find innovative strategies, one example being the literary podcast podcast to fine-tune their pedagogical practice with the wide range of digital technologies and multimodal texts that are available in society in order to attract motivate students to read. The main goal of this work is to analyze a learning strategy that aims to develop learners’ reading skills through the production of literary podcasts in High school Portuguese classes. This study is based on a qualitative approach of the bibliographic research type, and is informed by the approach taken by Marcuschi (2010), Rojo (2013, 2015), Koch and Elias (2006), Oliveira and Valênia (2022) and Cosson (2014). The results suggest that the use of the literary podcast as an educational tool in Portuguese Language classes allows the students to actively participate in the teaching-learning process, highlighting the importance of digital genres and multimodal texts in the integral formation of the literary reader. Thus, the literary podcast is a learning strategy that motivates students, and can address several topics relevant to the development of critical thinking of readers in training. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se propõe a analisar “O podcast literário como estratégia didática para a formação de leitores nas aulas de língua portuguesa do ensino médio”. Atualmente, trabalhar com a leitura na escola tem sido um grande desafio, principalmente, para o professor de Língua Portuguesa, que precisa buscar estratégias inovadoras, a exemplo do podcast literário, aliando sua prática pedagógica à grande oferta de tecnologias digitais e textos multimodais que circulam na sociedade para despertar nos alunos o interesse pelo ato de ler. O principal objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia didática que se dispõe a proporcionar a formação de leitores por meio da produção de podcast literário nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. O estudo foi realizado com base nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, fundamentado nas ideias de Marcuschi (2010), Rojo (2013, 2015), Koch e Elias (2006), Oliveira e Valênia (2022) e Cosson (2014). A partir disso, os resultados sugerem que o uso do podcast literário como ferramenta educacional nas aulas de Língua Portuguesa, permite que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a importância dos gêneros digitais e dos textos multimodais na formação integral do leitor literário. Sendo assim, o podcast literário constitui-se como uma ferramenta didática que dialoga com o interesse dos alunos, podendo abordar diversas temáticas relevantes para o desenvolvimento do pensamento crítico dos leitores em formação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Darllyeth Santos (darllyalves18@gmail.com) on 2025-03-07T15:59:24Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, BATISTA (2025) - O PODCAST LITERÁRIO.pdf: 537199 bytes, checksum: 5d6b0b3a8d1539cd0a869cf546d8cc14 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Darllyeth e Ruth Solicito os seguintes ajustes: 1 – passou o nome da folha de assinatura, para a folha de rosto da ficha catalográfica; 2 – a referência de Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc), veja no guia na página 24 3 - a referência de Artigo de periódico, veja no guia na página 24 4 -a referência de Parte de publicação (capítulo de livro) veja no guia na página 23 5 - a referência de Autor Organizador, compilador, editor, coordenador, etc, veja no guia na página 23 Faça uma revisão e só envie para depósito quando estiver tudo correto. on 2025-03-07T16:24:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Darllyeth Santos (darllyalves18@gmail.com) on 2025-03-10T17:00:46Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, BATISTA (2025) - O PODCAST LITERÁRIO.pdf: 533987 bytes, checksum: e228e2ce9c6c6d0e29b514e747a5518e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-11T11:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS, BATISTA (2025) - O PODCAST LITERÁRIO.pdf: 533987 bytes, checksum: e228e2ce9c6c6d0e29b514e747a5518e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-11T11:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS, BATISTA (2025) - O PODCAST LITERÁRIO.pdf: 533987 bytes, checksum: e228e2ce9c6c6d0e29b514e747a5518e (MD5) Previous issue date: 2025-02-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Podcast literário | pt_BR |
dc.subject | Estratégia didática | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Literary podcast | pt_BR |
dc.subject | Didactic strategy | pt_BR |
dc.subject | Reader trainning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O podcast literário como estratégia didática para a formação de leitores nas aulas de língua portuguesa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, BATISTA (2025) - O podcast literário como estratégia.pdf | SANTOS, BATISTA (2025) - O podcast literário como estratégia.pdf | 521,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons