Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6705553203446118 | pt_BR |
dc.creator | DANTAS, Cleber Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1007006783485133 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T11:06:22Z | - |
dc.date.available | 2025-03-07 | - |
dc.date.available | 2025-03-07T11:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Cleber Silva. Proposta de utilização da inteligência artificial (ia) no auxílio ao diagnóstico do tdah em crianças de regiões remotas da floresta amazônica do estado do Amapá: Reflexões sobre sua aplicabilidade. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1120 | - |
dc.description.abstract | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) affects up to 8% of the world's population and is one of the main causes of poor academic performance in children. Early diagnosis is essential, but it faces significant challenges in remote regions of the Amazon Rainforest in the state of Amapá, due to the shortage of health professionals and logistical difficulties. This exploratory study, with a qualitative and documentary approach, proposes the use of artificial intelligence (AI) to aid in the diagnosis of ADHD with a technological application (mobile phone application) adapted to regional conditions, with the potential to facilitate the initial identification of symptoms and expand access to diagnosis in remote areas of these locations. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta até 8% da população mundial, sendo uma das principais causas de baixo rendimento escolar em crianças. O diagnóstico precoce é essencial, mas enfrenta desafios significativos nas regiões remotas da Floresta Amazônica do Estado do Amapá, devido à escassez de profissionais de saúde e dificuldades logísticas. Este estudo exploratório, com abordagem qualitativa e documental, propõe o uso da inteligência artificial (IA) no auxílio ao diagnóstico de TDAH com aplicação tecnológica (aplicativo de celular) adaptada às condições regionais, com potencial para facilitar a identificação inicial dos sintomas e ampliar o acesso ao diagnóstico em áreas remotas dessas localidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleber Dantas (clebersdantas@gmail.com) on 2025-01-20T11:18:07Z No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.pdf: 567566 bytes, checksum: dfb8e069629a24ac55cd93d28a2ce0e8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Cleber Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título e título alternativo em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nome próprios; 2- Citação, refazer, veja as inicias das palavras que devem estar em maiúsculas, segue: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 18f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia a partir da folha 58 a 64, que mostra toda a estrutura do Artigo Acadêmico, e UTILIZE o Template de Artigo, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho; 2- retirar cor azul do link do rodapé; 3- a posição da paginação não está correta, fica canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 8 do Guia; 4- colocar número indicativo em: CONSIDERAÇÕES FINAIS; 5- referências: - retirar símbolos < > de referências de meio eletrônico; - imprenta da segunda referência está invertida, corrija a edição também, não se destaca; - subtítulo não se destaca; -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2025-01-20T14:03:17Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleber Dantas (clebersdantas@gmail.com) on 2025-01-20T14:53:52Z No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.pdf: 565547 bytes, checksum: 0ace4928d830da6ba770df87bd9fbdec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Cleber Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada. Coloque uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 2- refazer Citação, Seu trabalho é Graduação ou Pós-Graduação, pelo que entendi é uma Pós, então faça sua citação pelo ex. abaixo, segue: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 18f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia a partir da folha 58 a 64, que mostra toda a estrutura do Artigo Acadêmico, e UTILIZE o Template de Artigo, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho; 2- espaçamento entre texto e título de imagem: Imagem 1 – Amazônica Legal ; 3- seções secundárias são em destaque: 6.1 e 6.2; 4- referências: - está investido local e editora, corrigir: Artmed Porto Alegre, 2008; - subtítulo não se destaca; -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-21T09:55:54Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleber Dantas (clebersdantas@gmail.com) on 2025-01-21T15:36:53Z No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.pdf: 565926 bytes, checksum: 4a633ed86f3038d0920265e0615169ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Cleber Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- referências: - corrigir: Porto Alegre: Artmed, 3. ed., 2008. correto: 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. - subtítulo não se destaca; -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Falta pouco para o aceito. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-22T09:37:51Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleber Dantas (clebersdantas@gmail.com) on 2025-03-05T18:20:34Z No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - Proposta de utilização da inteligência.pdf: 776069 bytes, checksum: 6b79868eb03cc9a440426215eb152d5d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-07T11:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - Proposta de utilização da inteligência.pdf: 776069 bytes, checksum: 6b79868eb03cc9a440426215eb152d5d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-07T11:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANTAS (2025) - Proposta de utilização da inteligência.pdf: 776069 bytes, checksum: 6b79868eb03cc9a440426215eb152d5d (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ia | pt_BR |
dc.subject | ai | pt_BR |
dc.subject | tdah | pt_BR |
dc.subject | adhd | pt_BR |
dc.subject | snap-iv | pt_BR |
dc.subject | crianças | pt_BR |
dc.subject | children | pt_BR |
dc.subject | amazônia | pt_BR |
dc.subject | amazon | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.title | Proposta de utilização da inteligência artificial (ia) no auxílio ao diagnóstico do tdah em crianças de regiões remotas da floresta amazônica do estado do Amapá: Reflexões sobre sua aplicabilidade. | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal for the use of artificial intelligence (ai) to help diagnosis of adhd in children from remote regions of the amazon forest in the state of Amapá: Reflections on its applicability | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANTAS (2025) - Proposta de utilização da inteligência.pdf | 757,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons