Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Ilzeth Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-28T15:13:06Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18 | - |
dc.date.available | 2025-02-28T15:13:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, I. C. A. Alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): concepções e práticas dos professores. 2019. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1115 | - |
dc.description.abstract | Assistive Technology aims to help people with disabilities or who have difficulties to participate in schools in an amplified way, also helping them in their functional lives so that they can acquire their autonomy and be included in society. The objective of this work is to investigate the application of digital technologies and their application in the inclusive education of children with ASD, identifying the practices that prove to be effective in promoting the education and inclusion of these students in conventional and specialized learning environments, highlighting some of the different tools available and their benefits. The incorporation of educational technologies for students. It is necessary to mitigate the situation of children with ASD, develop resources, methodologies and technologies that make it possible to overcome the deficits that affect the person and the learning of people with ASD. Improve and expand the use of image processing and augmented reality: we believe that these functionalities have great applicability for activities of interaction with the environment and with other people, and their various forms of use are still little explored. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Tecnologia Assistiva tem a finalidade de auxiliar as pessoas com deficiência ou que possuem dificuldades para que consigam ter uma participação, nas escolas, de forma amplificada, ajudando também na vida funcional para conseguirem adquirir sua autonomia e serem incluídos na sociedade. O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação de tecnologias digitais e sua aplicação na educação inclusiva de crianças com TEA, identificando as práticas que demonstram ser eficazes na promoção da educação e inclusão destes alunos em ambientes de aprendizagem convencionais e especializados, destacando algumas das diferentes ferramentas disponíveis e seus benefícios. A incorporação de tecnologias educacionais para alunos. É necessário mitigar a situação da criança com o TEA, desenvolver recursos, metodologias e tecnologias que possibilitem superar os déficits que acometem a pessoa e a aprendizagem das pessoas com o TEA. Aperfeiçoar e ampliar o uso de processamento de imagem e realidade aumentada: acreditamos que estas funcionalidades possuem uma grande aplicabilidade para atividades de interação com o meio e com outras pessoas, sendo suas diversas formas de utilização ainda pouco exploradas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by ILZETH BARBOSA SILVA (ilzeth.mcp@gmail.com) on 2025-02-28T13:59:43Z No. of bitstreams: 1 SILVA2024.pdf: 199546 bytes, checksum: 39b56b98fe19ae7d46fef72698aa4dfc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-02-28T15:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA2024.pdf: 199546 bytes, checksum: 39b56b98fe19ae7d46fef72698aa4dfc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-28T15:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA2024.pdf: 199546 bytes, checksum: 39b56b98fe19ae7d46fef72698aa4dfc (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digitais | pt_BR |
dc.subject | Digital technology | pt_BR |
dc.subject | Autista | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.subject | Autistic | pt_BR |
dc.subject | Educational development | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e sua aplicação na educação inclusiva de crianças com transtorno de espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA2024.pdf | SILVA(2024) - Tecnologias digitais | 194,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.