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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1105
Tipo: | Dissertação |
Título: | (Re) pensando a contribuição dos centros de educação profissional do estado do Amapá, frente à inclusão laboral da pessoa com deficiência: análise curricular dos cursos de gestão. |
Autor(es): | SENA, Rita de Cássia Carvalho |
Primeiro Orientador: | ALMEIDA, Willians Lopes |
Resumo: | A tarefa de recrutar o profissional que melhor se encaixa no perfil da vaga é uma atividade complexa, ainda mais quando se fala de proteção ao mundo de trabalho das minorias, uma luta histórica por direitos de igualdade trabalhistas por parte da Pessoa com Deficiência - PCD. Neste sentido é importante que os profissionais da área de recursos humanos, sendo os responsáveis pelas movimentações funcionais de uma empresa, saiam de suas formações conhecendo os princípios normativos de proteção a PCD e com atitudes positivas e métodos inclusivos que possibilite a compreensão de que incluir vai além de cumprir cotas. Dentro desse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos técnicos em recursos humanos dos Centros de Educação Profissional do Estado do Amapá, pertencentes ao eixo Gestão e averiguar se o currículo destes cursos cumpre as orientações previstas em leis, ao que se refere a conteúdos sobre a pessoa com deficiência, em seus planos de cursos e de que forma esses conteúdos favorecem a conscientização sobre a inclusão laboral da PCD. Os resultados evidenciaram a necessidade de se repensar o currículo dos cursos técnicos em Recursos Humanos de forma que o mesmo equalize nos ambientes de trabalho a real importância da inclusão. Como resultado do fenômeno didático da pesquisa se propõem como produto educacional um projeto pedagógico de curso (PPC) para Formação Continuada de Professores e profissionais da área da gestão, objetivando fortalecer a formação humana integral nos moldes conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Contribuindo assim com a formação dos futuros profissionais que lidarão com práticas inclusivas no ambiente de trabalho. |
Abstract: | The task of recruiting the professional who best fits the vacancy profile is a complex activity, even more so when it comes to protecting the world of work for minorities, a historic struggle for labor equality rights on the part of Persons with Disabilities - PwD. In this sense, it is important that human resources professionals, who are responsible for the functional movements of a company, leave their training knowing the normative principles of protecting PwD and with positive attitudes and inclusive methods that enable the understanding that including goes beyond meeting quotas. Within this context, the general objective of this research was to analyze the Pedagogical Political Projects of the technical courses in human resources at the Professional Education Centers of the State of Amapá, belonging to the Management axis, and to determine whether the curriculum of these courses complies with the guidelines provided for in laws, regarding content about people with disabilities, in their course plans and how this content promotes awareness about the labor inclusion of PwD. The results highlighted the need to rethink the curriculum of technical courses in Human Resources, só that it can equalize the real importance of inclusion in work environments. As a result of the didactic phenomenon of the research, a pedagogical course project (PPC) for Continuing Training of Teachers and management professionals is proposed as an educational product, aiming to strengthen integral human training in the conceptual framework of professional and Technological Education (EPT). Thus contributing to the training of future professionals who will deal with inclusive practices in the workplace. |
Palavras-chave: | Educação profissional Professional education Pessoa com deficiência Person with disability Currículo - PPC Curriculum - PPC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | SENA, Rita de Cassia Carvalho. (Re) pensando a contribuição dos centros de educação do estado do Amapá, frente a inclusão laboral da pessoa com deficiência: analise curricular dos cursos de gestão. 2024. 57p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1105 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
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SENA (2024) (Re) pensando a contribuição dos centros.pdf | 896,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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