Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1100
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mathix : uma ferramenta técnico-tecnológica para práticas do ensino de matemática com matrizes
metadata.dc.creator: GURJAO, Eonay Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Klenilmar Lopes
metadata.dc.description.resumo: O ensino mediado por elementos interativos em plataformas digitais tem como objetivo promover o engajamento dos estudantes e auxiliar na prática docente. Nesse contexto, a ferramenta Mathix foi desenvolvida para enfrentar as dificuldades recorrentes no ensino de matrizes, relacionadas à abstração matemática e à ausência de recursos interativos em métodos tradicionais. As tecnologias digitais educacionais têm demonstrado potencial para tornar o aprendizado mais dinâmico, acessível e alinhado às novas demandas tecnológicas, contribuindo para um ensino mais inclusivo. O Mathix oferece uma interface intuitiva e amigável, permitindo o uso de exercícios interativos e recursos visuais que auxiliam os docentes a explorar e manipular matrizes de forma prática e integrada ao aprendizado teórico. A metodologia de desenvolvimento incluiu uma revisão bibliográfica sobre o ensino de matrizes e o uso de tecnologias educacionais, além de entrevistas com professores para identificar as principais dificuldades enfrentadas no ensino desse tema. Após o desenvolvimento, o aplicativo foi submetido a testes com docentes, utilizando questionários para avaliar sua eficácia, interface e experiência do usuário antes e após o uso da ferramenta. O objetivo é consolidar o Mathix como um recurso inovador no ensino de matrizes, promovendo maior engajamento e aprendizado por meio da integração de práticas interativas e tecnológicas.
Abstract: Teaching mediated by interactive elements on digital platforms aims to promote student engagement and assist teaching practice. In this context, the Mathix tool was developed to address the recurring difficulties in teaching matrices, related to mathematical abstraction and the lack of interactive resources in traditional methods. Digital educational technologies have shown potential to make learning more dynamic, accessible and aligned with new technological demands, contributing to more inclusive teaching. Mathix offers an intuitive and user-friendly interface, allowing the use of interactive exercises and visual resources that help teachers explore and manipulate matrices in a practical way that is integrated with theoretical learning. The development methodology included a literature review on the teaching of matrices and the use of educational technologies, as well as interviews with teachers to identify the main difficulties faced in teaching this subject. After development, the application was tested with teachers, using questionnaires to evaluate its effectiveness, interface and user experience before and after using the tool. The aim is to consolidate Mathix as an innovative resource for teaching matrices, promoting greater engagement and learning through the integration of interactive and technological practices.
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Ferramentas educacionais
Matrizes
Educational tools
Matrices
Professional and technological education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citation: GURJÃO, Eonay Barbosa. MATHIX: uma ferramenta técnico-tecnológica para práticas do ensino de matemática com matrizes. 2024. 88 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1100
Issue Date: 6-Dec-2024
Appears in Collections:Dissertações - PROFEPT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GURJÃO (2014) - Mathix.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons