Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Klenilmar Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5342051519912757pt_BR
dc.creatorGURJAO, Eonay Barbosa-
dc.date.accessioned2025-02-14T09:28:20Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T09:28:20Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationGURJÃO, Eonay Barbosa. MATHIX: uma ferramenta técnico-tecnológica para práticas do ensino de matemática com matrizes. 2024. 88 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1100-
dc.description.abstractTeaching mediated by interactive elements on digital platforms aims to promote student engagement and assist teaching practice. In this context, the Mathix tool was developed to address the recurring difficulties in teaching matrices, related to mathematical abstraction and the lack of interactive resources in traditional methods. Digital educational technologies have shown potential to make learning more dynamic, accessible and aligned with new technological demands, contributing to more inclusive teaching. Mathix offers an intuitive and user-friendly interface, allowing the use of interactive exercises and visual resources that help teachers explore and manipulate matrices in a practical way that is integrated with theoretical learning. The development methodology included a literature review on the teaching of matrices and the use of educational technologies, as well as interviews with teachers to identify the main difficulties faced in teaching this subject. After development, the application was tested with teachers, using questionnaires to evaluate its effectiveness, interface and user experience before and after using the tool. The aim is to consolidate Mathix as an innovative resource for teaching matrices, promoting greater engagement and learning through the integration of interactive and technological practices.pt_BR
dc.description.resumoO ensino mediado por elementos interativos em plataformas digitais tem como objetivo promover o engajamento dos estudantes e auxiliar na prática docente. Nesse contexto, a ferramenta Mathix foi desenvolvida para enfrentar as dificuldades recorrentes no ensino de matrizes, relacionadas à abstração matemática e à ausência de recursos interativos em métodos tradicionais. As tecnologias digitais educacionais têm demonstrado potencial para tornar o aprendizado mais dinâmico, acessível e alinhado às novas demandas tecnológicas, contribuindo para um ensino mais inclusivo. O Mathix oferece uma interface intuitiva e amigável, permitindo o uso de exercícios interativos e recursos visuais que auxiliam os docentes a explorar e manipular matrizes de forma prática e integrada ao aprendizado teórico. A metodologia de desenvolvimento incluiu uma revisão bibliográfica sobre o ensino de matrizes e o uso de tecnologias educacionais, além de entrevistas com professores para identificar as principais dificuldades enfrentadas no ensino desse tema. Após o desenvolvimento, o aplicativo foi submetido a testes com docentes, utilizando questionários para avaliar sua eficácia, interface e experiência do usuário antes e após o uso da ferramenta. O objetivo é consolidar o Mathix como um recurso inovador no ensino de matrizes, promovendo maior engajamento e aprendizado por meio da integração de práticas interativas e tecnológicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-16T17:31:36Z No. of bitstreams: 1 GURJAO (2024) – Mathix.pdf: 1960884 bytes, checksum: d694d355fc5180220b443ef2cc18de66 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Eonay Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação de sua Dissertação. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- renomear arquivo digital em PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título SANTOS (2023) - O percurso histórico da criação Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- Refazer Ficha catalográfica, em “Documentos úteis” no Repositório, encontra-se tutorial para emissão, o título é em caixa baixa, com exceção da primeira letra; 2- espaçamento entre AGRADECIMENTOS e texto é 1,5; 3- espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto, inclusive os elementos prétextuais (capas, resumos, listas e sumário...), com algumas exceções, ver folha 7 do Guia; 4- ainda sobre agradecimentos, tamanho da fonte 12 (para todo o trabalho, com poucas exceções), e demais títulos e subtítulos tbm; 5- palavras-chave do resumo, separar por ponto e vírgula e iniciais em minúsculas, com exceção de nomes próprios, o mesmo para keyword (ainda falta corrigir); 6- cor da fonte é preta; 7- veja que subseções dentro do trabalho, não são destacadas, faça pelo sumário; 8- Referências: - subtítulo não se destaca; - não se coloca a palavra Editora na imprenta; - a referência a baixo está incompleta a partir do IN, e não se destaca, o que se destaca é o título que deve ter após ele, segue: INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de rea apoiada por mooc. IN: Santana, B, 2012. -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-17T13:53:28Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-20T11:11:58Z No. of bitstreams: 1 GURJAO (2024) – Mathix.pdf: 2018627 bytes, checksum: 331d4ed5ea5123e4ecda70d8d8bb7db7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Eonay Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação de sua Dissertação. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- renomear arquivo digital em PDF, segue ex: (Falta corrigir) SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título SANTOS (2023) - O percurso histórico da criação Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- Refazer Ficha catalográfica, em “Documentos úteis” no Repositório, encontra-se tutorial para emissão, o título é em caixa baixa, com exceção da primeira letra; (Falta corrigir) 2- espaçamento entre AGRADECIMENTOS e texto é 1,5; (Falta corrigir) 3- espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto, inclusive os elementos prétextuais (capas, resumos, listas e sumário...), com algumas exceções, ver folha 7 do Guia; 4- palavras-chave do resumo, separar por ponto e vírgula e iniciais em minúsculas, com exceção de nomes próprios, o mesmo para keyword (ainda falta corrigir); (Falta corrigir) 5- cor da fonte é preta; 6- veja que subseções terciária dentro do trabalho, não são destacadas, faça pelo sumário; 7- Referências: - subtítulo e imprenta não se destaca, vê referência abaixo: CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 83–105, 2005. - não se coloca a palavra Editora na imprenta; - a referência a baixo está incompleta a partir do IN, e não se destaca, o que se destaca é o título que deve ter após ele, segue: INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de rea apoiada por mooc. IN: Santana, B, 2012. (Falta corrigir); -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-20T13:39:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-21T16:49:19Z No. of bitstreams: 1 GURJAO (2024) – Mathix.pdf: 2018569 bytes, checksum: a95520d255cd8537b2e1f4cb9c59bed2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Eonay Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- E ainda, veja o espaçamento entre texto e palavras-chave/keywords; 2- Referências: - subtítulo não se destaca (muitas referências estão nesta situação); - corrigir referência a baixo: BRASILIA, U. O. in. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). [S.l.]: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691, 2018. KENSKI, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, p. 74–84, 2001. -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-22T09:55:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-23T16:43:32Z No. of bitstreams: 1 GURJAO (2024) – Mathix.pdf: 2320792 bytes, checksum: 292ae0143012d52da3d4792190ad085b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Eonay Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- Colocar cabeçalho em espaço simples, ver pelo Template; Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Instituto Federal do Amapá - Campus Santana como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. 2- retirar linhas com capítulos que fez na parte superior das folhas; 3- Referências: - subtítulo não se destaca (muitas referências estão nesta situação); - essa referência está confusa, aparece 2 editoras, a CORTEZ (Ed.) após a preposição In, e também Fundação Oswaldo Cruz, verifique isso: FRIGOTTO, G. et al. Ensino médio integrado: concepção e contradições. In: CORTEZ (Ed.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. Brasil: Fundação Oswaldo Cruz, 2005. p. 175–175. - essa falta colocar o nome da editora, no lugar dela, você colocou coleção, segue: LéVY, P. Cibercultura. 34. ed. São Paulo: Coleção TRANS, 1999. - essa você saiu destacando subtítulo, local , editora, segue: SAVIANI, D. et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 147–164, 1994. - Dê uma atençaõ melhor as suas referências, revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Vc pode estar agendando pelo e-mail: segebi.macapa@ifap.edu.br , para correção de referências. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-24T10:20:40Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-27T10:58:27Z No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2024) - Mathix.pdf: 2314657 bytes, checksum: eec6100795f22cd4c735136b477b3a0e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Eonay Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- espaçamento entre textos e títulos de tabelas/figuras; 2- Referências: - subtítulo não se destaca (muitas referências estão nesta situação), segue: FRIGOTTO, G. et al. Ensino médio integrado: concepção e contradições. Brasil: Cortez, 2005. 175–175 p. ISBN 9788524911590. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educacaão integral de trabalhadores: Excertos. 2005. - essa você destacou subtítulo, segue: SAVIANI, D. et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 147–164, 1994. - Dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Vc pode estar agendando pelo e-mail: segebi.macapa@ifap.edu.br ou branca.cruz@ifap.edu.br para correção somente as referências editável. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-28T11:32:15Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-29T08:49:15Z No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2024) - Mathix.pdf: 2314661 bytes, checksum: 83083c783b79cd33f642105a8f9680a7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Eonay, Solicito que você faça as seguintes correções: 1 - as palavras-chave, são todas em letras minúsculas. com exceção de nomes próprios ou nomes científicos. Essa orientação está no Guia e no template do Profept 2 - a última página do seu sumário está com espaçamento muito grande entrelinhas. O espaçamento é de 1,5 entrelinhas 3 - observe que o tamanho de fonte da paginação, na página 13 está um tamanho e a partir da 14 está outro tamanho. Tem que padronizar isso. a exceção de tamanho de fonte é 10 ou 11, e a paginação é uma exceção. 4 - corrigir algumas citações, no corpo do texto. Pela nova regra (orientação está no Guia) autores dentro de parêntese ser em letras minúsculas 5 - nas referências, corrigir a formatação do acesso dos links. Tem que padronizar conforme a ABNT. Forma correta: Acesso em: 10 set. 2024. (apenas o mês deve ser escrito de forma abreviada e em letras minúsculas) Veja as referências abaixo para corrigir: * LAUGWITZ, B.; HELD, T.; SCHREPP, M. Construction and evaluation of a user experience questionnaire. In: SPRINGER. HCI and Usability for Education and Work: 4th Symposium of the Workgroup Human-Computer Interaction and Usability Engineering of the Austrian Computer Society, USAB 2008, Graz, Austria, November 20-21, 2008. Proceedings 4. [S.l.], 2008. p. 63–76. (subtítulo não se destaca) * MARTINS, T. O.; CARVALHO, L. F. B.; STEFFEN, M. O. Software livre: Vantagens e aplicações. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, v. 3, n. 2, 2021. (veja no Guia a forma correta de formatar trabalho apresentado em evento) Por gentileza, antes de depositar novamente, revise seu trabalho de acordo com as orientações do Guia de Formatação e template do Profept on 2025-01-29T13:38:36Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-01-30T17:05:00Z No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2024) - Mathix.pdf: 2314745 bytes, checksum: ede8ec61437c6789caa51e1d25393b57 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Eonay Por gentileza, siga as orientações dadas anteriormente. Seu sumário ainda está com espaçamento maior que o normal. Ainda tem citação com letras maiúsculas dentro de parêntese on 2025-01-31T10:02:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-02-03T12:01:25Z No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2024) - Mathix.pdf: 2314797 bytes, checksum: 44caff5c370a409cb8a93b5d33975f2e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Eonay Solicito que você faça as seguintes correções: 1- sumário ainda está com espaçamento muito grande entrelinhas. O espaçamento é de 1,5 entrelinhas, fazer pelo Template; 2- observe que o tamanho de fonte da paginação, na página 13 está um tamanho correto, e a partir da 14 está outro tamanho. Tem que padronizar isso. a exceção de tamanho de fonte é 10 ou 11, e a paginação é uma exceção. 3- verificar espaçamento entre texto e títulos de figuras; 4 - nas referências: - ISBN NÃO se destaca, e nem é necessário colocar; -Veja referência abaixo para corrigir: * MARTINS, T. O.; CARVALHO, L. F. B.; STEFFEN, M. O. Software livre: Vantagens e aplicações. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, v. 3, n. 2, 2021. (veja no Guia a forma correta de formatar trabalho apresentado em evento) MARTINS, T. O.; CARVALHO, L. F. B.; STEFFEN, M. O. Software livre: vantagens e aplicações. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO. 2021. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Acides Maya, 2021. v. 3, n. 2, p. 31–43. (forma correta, destacar somente Anais) - revise uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Antes de depositar novamente, revise seu trabalho de acordo com as orientações do Guia de Formatação e template do Profept. on 2025-02-05T11:31:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-02-05T15:22:02Z No. of bitstreams: 1 GURJAO (2024) – Mathix.pdf: 2314340 bytes, checksum: f5314f3f6de4d4181ff19cadf2f2ed47 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Eonay Por gentileza, mande seu trabalho em formato editável para meu email. Para finalizarmos logo isso. Grata, on 2025-02-07T16:04:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eonay Gurjão (eonay.gurjao@ifap.edu.br) on 2025-02-13T19:09:53Z No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2014) - Mathix.pdf: 2426775 bytes, checksum: 9fc0a6bbdc428f2253057ea66190f1b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-02-14T09:28:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2014) - Mathix.pdf: 2426775 bytes, checksum: 9fc0a6bbdc428f2253057ea66190f1b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T09:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GURJÃO (2014) - Mathix.pdf: 2426775 bytes, checksum: 9fc0a6bbdc428f2253057ea66190f1b6 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectFerramentas educacionaispt_BR
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectEducational toolspt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMathix : uma ferramenta técnico-tecnológica para práticas do ensino de matemática com matrizespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GURJÃO (2014) - Mathix.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons