Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1098
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino e aprendizagens de Botânica direcionados para a realidade de uma comunidade extrativista Amazônica |
Autor(es): | PINTO, Tayane do Carmo |
Primeiro Orientador: | MARQUES, Jonas de Brito Campolina |
Resumo: | A presente produção acadêmica tem como tema “O ensino da Botânica no contexto de uma reserva extrativista amazônica” e como objetivo contribuir com o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em escola situada em uma comunidade extrativista da Amazônia, por meio da adaptação e contextualização do conteúdo com a realidade e os conhecimentos locais. A escolha da Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões como campo de estudo se deu pela sua localização na Reserva Extrativista Rio Cajari, onde a riqueza natural contrasta com os desafios educacionais e socioeconômicos. A pesquisa mostra que o ensino da Botânica na Educação Básica tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre as plantas, seus processos vitais e sua importância ecológica. O ensino da Botânica na Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões está sendo parcialmente influenciado pelo contexto educacional e ambiental da comunidade extrativista amazônica na qual está inserida. Isso fica perceptível pela abordagem que, embora se baseie em conceitos científicos, ainda carece de maior conexão com a realidade local e com a flora amazônica, limitando a aplicação de conhecimentos na prática cotidiana dos estudantes. Contudo, como possibilidade de aproximar ainda mais os conteúdos de Botânica do cotidiano local, a fim de produzir melhores resultados no ensino e aprendizagem da comunidade, destacamos a importância de integrar o currículo com projetos que envolvam a observação direta das plantas locais, a participação ativa em atividades de preservação ambiental e o desenvolvimento de experiências práticas, como o estudo de técnicas de manejo sustentável da flora. |
Abstract: | The present academic production has as its theme “The teaching of Botany in the context of an Amazonian extractive reserve” and its objective is to contribute to the improvement of teaching and learning of Botany in the final years of Elementary and High School, in a school located in a community extractivist activities in the Amazon, through the adaptation and contextualization of the content with local reality and knowledge. The choice of Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões as a field of study was due to its location in the Rio Cajari Extractive Reserve, where natural wealth contrasts with educational and socioeconomic challenges. The research shows that the teaching of Botany in Basic Education aims to provide students with an in-depth understanding of plants, their vital processes and their ecological importance. The teaching of Botany at Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões is being partially influenced by the educational and environmental context of the Amazonian extractive community in which it is located. This is noticeable by the approach that, although it is based on scientific concepts, still lacks greater connection with the local reality and the Amazon flora, limiting the application of knowledge in students' daily practice. However, as a possibility of bringing Botany content even closer to local daily life, in order to produce better results in the community's teaching-learning, we highlight the importance of integrating the curriculum with projects that involve direct observation of local plants, active participation in environmental preservation activities and the development of practical experiences, such as the study of sustainable flora management techniques. |
Palavras-chave: | Ensino Básico Basic Education Biologia Biology Botânica Botany Escola do Campo Country school Prática educativa Educational practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | PINTO, Tayane do Carmo. Ensino e aprendizagens de Botânica direcionados para a realidade de uma comunidade extrativista Amazônico.2024,98f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas)- Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jarí, AP,2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1098 |
Data do documento: | 13-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PINTO (2024) - Ensino e aprendizagens de Botãnica.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.