Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Lília Raquel Fé da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181575182405950 | pt_BR |
dc.creator | TEIXEIRA, Raquel do Carmo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3309649051441906 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T08:29:56Z | - |
dc.date.available | 2025-02-01 | - |
dc.date.available | 2025-02-03T08:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Raquel do Carmo. As contribuições do PIBID na formação docente: um relato de experiência na Licenciatura em Ciências Biológicas. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jarí, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1089 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an analysis of the contributions of the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID) to initial teacher training, with a focus on the Bachelor's Degree in Biological Sciences. PIBID, created with the purpose of bringing undergraduates closer to the reality of public schools, is an important educational policy aimed at developing teaching practice. The research aimed to understand the contributions of this program to the training of future Biological Sciences teachers, using a qualitative approach based on experience reports as a methodology. The activities developed during the program were analyzed, such as classroom observations, development of pedagogical projects, laboratory practices and participation in scientific events. The activities were carried out at the Instituto Federal de Amapá on the Macapá and Laranjal do Jari campuses and at the Mineko Hayashida State Civic Military School in Laranjal do Jari, from November 2022 to March 2024. The results indicate that PIBID plays a crucial role in integrating theory and practice, providing concrete experiences in the school environment and favoring the development of essential pedagogical skills, such as classroom management, development of teaching methodologies and adaptation to different social contexts. In addition, the program contributes to the valorization of the teaching career, promoting critical reflection on the role of the teacher in society and strengthening the professional identity of undergraduate students. This study reaffirms the relevance of PIBID as a strategic educational policy, capable of positively impacting the quality of teaching in Brazil and facing the challenges inherent to teacher training in a scenario marked by inequalities and emerging demands. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores, com enfoque na Licenciatura em Ciências Biológicas. O PIBID, criado com o propósito de aproximar os licenciandos da realidade das escolas públicas, configura-se como uma importante política educacional voltada para o desenvolvimento da prática docente. A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições desse programa para a formação de futuros professores de Ciências Biológicas, utilizando como metodologia uma abordagem qualitativa baseada em relatos de experiência. Foram analisadas as atividades desenvolvidas durante o programa, como observações de aulas, elaboração de projetos pedagógicos, práticas laboratoriais e participação em eventos científicos. As atividades foram desenvolvidas no Instituto Federal de Amapá nos Campus Macapá e Laranjal do Jari e na Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida em Laranjal do Jari, no período de novembro de 2022 a março de 2024. Os resultados indicam que o PIBID desempenha um papel crucial na integração entre teoria e prática, proporcionando vivências concretas no ambiente escolar e favorecendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, tais como gestão de sala de aula, elaboração de metodologias de ensino e adaptação a diferentes contextos sociais. Além disso, o programa contribui para a valorização da carreira docente, promovendo a reflexão crítica sobre o papel do professor na sociedade e fortalecendo a identidade profissional dos licenciandos. Este estudo reafirma a relevância do PIBID como uma política educacional estratégica, capaz de impactar positivamente a qualidade do ensino no Brasil e de enfrentar os desafios inerentes à formação docente em um cenário marcado por desigualdades e demandas emergentes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raquel do Carmo Teixeira (raquel.ifapt@gmail.com) on 2025-01-31T18:01:43Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA (2025) As contribuições do PIBID na Formação.pdf: 1476935 bytes, checksum: 4afb62a37f220350faa02ef1c7971906 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-02-03T08:29:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA (2025) As contribuições do PIBID na Formação.pdf: 1476935 bytes, checksum: 4afb62a37f220350faa02ef1c7971906 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-03T08:29:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA (2025) As contribuições do PIBID na Formação.pdf: 1476935 bytes, checksum: 4afb62a37f220350faa02ef1c7971906 (MD5) Previous issue date: 2025-01-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Initial training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | As contribuições do PIBID na formação docente: um relato de experiência na Licenciatura em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA (2025) As contribuições do PIBID na Formação.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.