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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ecobatalha: relato de experiência com gamificação para o ensino da cadeia alimentar no ensino médio
Autor(es): CORRÊA, Marcos
HOLANDA, Fabricio Holanda
FARIAS, José Wallerson Farias
Resumo: O artigo aborda a aplicação do jogo EcoBatalha como uma ferramenta pedagógica inovadora voltada para o ensino da cadeia alimentar (Ecologia) em turmas do Ensino Médio na disciplina de Biologia. O objetivo da pesquisa é verificar o impacto do jogo na compreensão dos conceitos ecológicos pelos alunos, como níveis tróficos e interações entre espécies, utilizando a gamificação para promover o aprendizado de maneira lúdica e interativa. O método adotado inclui o desenvolvimento do jogo baseado na mecânica do UNO e sua implementação em sala de aula, seguida de testes e refinamentos com base no feedback dos alunos e professores. Os resultados indicam que o EcoBatalha, assim como outras metodologias gameficadas, aumenta o engajamento dos estudantes, melhora a retenção de conteúdo e facilita a compreensão dos conceitos. Pode-se então afirmar a eficácia do jogo como recurso educacional, sugerindo sua potencial utilização em outros contextos e níveis de ensino, além de destacar a importância de jogos didáticos na promoção de uma aprendizagem significativa.
Abstract: The article addresses the application of the EcoBatalha game as an innovative pedagogical tool aimed at teaching the food chain (Ecology) in high school classes in Biology. The objective of the research is to verify the impact of the game on students' understanding of ecological concepts, such as trophic levels and interactions between species, using gamification to promote learning in a playful and interactive way. The method adopted includes developing the game based on UNO mechanics and implementing it in the classroom, followed by testing and refinements based on feedback from students and teachers. The results indicate that EcoBatalha, like other gamified methodologies, increases student engagement, improves content retention and facilitates understanding of concepts. It is then possible to affirm the effectiveness of the game as an educational resource, suggesting its potential use in other contexts and educational levels, in addition to highlighting the importance of didactic games in promoting meaningful learning.
Palavras-chave: Gamification
Cadeia Alimentar
Ecologia
Aprendizagem
Ecological relationships
Gamificação
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO AMAPÁ
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: CORRÊA, Marcos Pinto; HOLANDA, Fabrício Holanda e; LIMA, José Wallerson Farias. ECOBATALHA: relato de experiência com gamificação para o ensino da cadeia alimentar no ensino médio. Revista ft, [S.L.], v. 29, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.69849/revistaft/ra10202412212025
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1088
Data do documento: 21-Dez-2024
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