Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORRÊA, Marcos-
dc.creatorHOLANDA, Fabricio Holanda-
dc.creatorFARIAS, José Wallerson Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689413982591865pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-30T16:53:13Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-30T16:53:13Z-
dc.date.issued2024-12-21-
dc.identifier.citationCORRÊA, Marcos Pinto; HOLANDA, Fabrício Holanda e; LIMA, José Wallerson Farias. ECOBATALHA: relato de experiência com gamificação para o ensino da cadeia alimentar no ensino médio. Revista ft, [S.L.], v. 29, 2024.pt_BR
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue141/DEZ 2024pt_BR
dc.identifier.doi10.69849/revistaft/ra10202412212025pt_BR
dc.identifier.issn1678-0817pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1088-
dc.description.abstractThe article addresses the application of the EcoBatalha game as an innovative pedagogical tool aimed at teaching the food chain (Ecology) in high school classes in Biology. The objective of the research is to verify the impact of the game on students' understanding of ecological concepts, such as trophic levels and interactions between species, using gamification to promote learning in a playful and interactive way. The method adopted includes developing the game based on UNO mechanics and implementing it in the classroom, followed by testing and refinements based on feedback from students and teachers. The results indicate that EcoBatalha, like other gamified methodologies, increases student engagement, improves content retention and facilitates understanding of concepts. It is then possible to affirm the effectiveness of the game as an educational resource, suggesting its potential use in other contexts and educational levels, in addition to highlighting the importance of didactic games in promoting meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a aplicação do jogo EcoBatalha como uma ferramenta pedagógica inovadora voltada para o ensino da cadeia alimentar (Ecologia) em turmas do Ensino Médio na disciplina de Biologia. O objetivo da pesquisa é verificar o impacto do jogo na compreensão dos conceitos ecológicos pelos alunos, como níveis tróficos e interações entre espécies, utilizando a gamificação para promover o aprendizado de maneira lúdica e interativa. O método adotado inclui o desenvolvimento do jogo baseado na mecânica do UNO e sua implementação em sala de aula, seguida de testes e refinamentos com base no feedback dos alunos e professores. Os resultados indicam que o EcoBatalha, assim como outras metodologias gameficadas, aumenta o engajamento dos estudantes, melhora a retenção de conteúdo e facilita a compreensão dos conceitos. Pode-se então afirmar a eficácia do jogo como recurso educacional, sugerindo sua potencial utilização em outros contextos e níveis de ensino, além de destacar a importância de jogos didáticos na promoção de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pinto Corrêa (marcospcra@gmail.com) on 2025-01-28T10:42:45Z No. of bitstreams: 1 ECOBATALHA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA.pdf: 5034854 bytes, checksum: e20e5f720a03c8927e7a5c01225741f8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marcos Correa Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; 2- Sempre preencha o nome completo do autor, orientador e etc… Os sobrenomes dos autores deverão estar em letras MAIÚSCULAS e os prenomes em letras minúsculas 3- palavras-chave devem ser preenchidas no mínimo de 3 e máximo de 5 cada, na língua portuguesa e inglesa; 4- inserir o resumo na língua estrangeira; 5- corrigir citação, segue modelo, ex: SILVA, Brenda Batista; ROCHA, Elielson Borges da; FURTADO, Ronan Gomes. O berço de novas descobertas medicinais na Amazônia: o uso de plantas medicinais durante a pandemia do covid-19 por comunidades tradicionais da Amazônia. Revista ft, Rio de Janeiro, v. 29, 2024. 6- Você deverá fazer o upload do arquivo que será depositado com a nomenclatura do arquivo: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título 7- Preencha Creative Commons e fazer a leitura da Licença de Distribuição, a licença Creative Commons, deve-se marcar em “Não” permitir o uso comercial da obra e “Não” permitir alterações na obra Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-28T16:27:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pinto Corrêa (marcospcra@gmail.com) on 2025-01-30T15:24:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CORRÊA, HOLANDA E FARIAS (2024) Eco Batalha.pdf: 5034854 bytes, checksum: e20e5f720a03c8927e7a5c01225741f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-01-30T16:53:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CORRÊA, HOLANDA E FARIAS (2024) Eco Batalha.pdf: 5034854 bytes, checksum: e20e5f720a03c8927e7a5c01225741f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T16:53:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CORRÊA, HOLANDA E FARIAS (2024) Eco Batalha.pdf: 5034854 bytes, checksum: e20e5f720a03c8927e7a5c01225741f8 (MD5) Previous issue date: 2024-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO AMAPÁpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofEco batalha: relato de experiência com gamificação para o ensino da cadeia alimentar no ensino médiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectCadeia Alimentarpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEcological relationshipspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEcobatalha: relato de experiência com gamificação para o ensino da cadeia alimentar no ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationINSTITUTO FEDERAL FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS LARANJAL DO JARIpt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRÊA, HOLANDA E FARIAS (2024) Eco Batalha.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons