Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1082
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O uso da gamificação para o ensino de fisiologia humana em duas turmas do ensino médio de uma escola pública no município de Laranjal do Jarí– Ap. |
Autor(es): | POMBO, Jhenife Lorana Sousa COSTA, Brenda Ellen Gomes da |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido durante a realização do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, foi realizada uma intervenção pedagógica com duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da gamificação no ensino de fisiologia humana, promovendo engajamento e aprendizado significativo. Inicialmente, observou-se a dificuldade dos alunos em compreender o conteúdo de “Sistema Cardiovascular” devido ao uso exclusivo de metodologias tradicionais. Para abordar essa problemática, foram planejadas e executadas duas etapas: a construção de mapas mentais e a aplicação do jogo “Tabuleiro dos Sistemas”, fundamentado nos princípios da gamificação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza pesquisa-ação, combinou revisão bibliográfica e vivências de campo para investigar as percepções dos educandos. Os resultados evidenciaram aumento do engajamento, maior interação em sala e interesse pela metodologia, com 90% dos alunos expressando preferência por propostas similares no futuro. A prática demonstrou que a gamificação pode complementar metodologias tradicionais, tornando o processo educativo mais dinâmico e atraente, especialmente ao integrar elementos lúdicos que promovem motivação e participação ativa. Conclui-se que a gamificação é uma metodologia promissora para complementar o ensino tradicional, favorecendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa experiência destaca a importância de diversificar estratégias pedagógicas e utilizar metodologias ativas no ensino médio para superar os desafios do ensino tradicional. |
Abstract: | This article was developed during the Supervised Internship III of the Degree in Biological Sciences at the Federal Institute of Amapá, Laranjal do Jari Campus, a pedagogical intervention was carried out with two classes of the 3rd year of high school in a public school. The objective of the research was to analyze the impact of gamification on the teaching of human physiology, promoting engagement and meaningful learning. Initially, it was observed that students had difficulty in understanding the content of “Cardiovascular System” due to the exclusive use of traditional methodologies. To address this problem, two stages were planned and executed: the construction of mind maps and the application of the game “Tabuleiro dos Sistemas”, based on the principles of gamification. The research, with a qualitative approach and action research nature, combined bibliographic review and field experiences to investigate the perceptions of the students. The results showed increased engagement, greater interaction in the classroom and interest in the methodology, with 90% of students expressing a preference for similar proposals in the future. Practice has shown that gamification can complement traditional methodologies, making the educational process more dynamic and attractive, especially by integrating playful elements that promote motivation and active participation. It is concluded that gamification is a promising methodology to complement traditional teaching, favoring active and meaningful learning. This experience highlights the importance of diversifying pedagogical strategies and using active methodologies in high school to overcome the challenges of traditional teaching. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Fisiologia humana Ensino de biologia Jogos educativos Active methodologies Human physiology Biology teaching Educational games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | POMBO, Jhenife Lorana Sousa; COSTA, Brenda Ellen Gomes da. O uso da gamificação para o ensino de fisiologia humana em duas turmas do ensino médio de uma escola pública no município de Laranjal do Jarí – AP. Revista FT, v.29, n.141, 31 dez., 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Identificador DOI: | 10.69849/revistaft/cs10202412311053 |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1082 |
Data do documento: | 8-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POMBO (2024), COSTA (2024) - O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons