Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPOMBO, Jhenife Lorana Sousa-
dc.creatorCOSTA, Brenda Ellen Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009295317960287pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T10:00:14Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T10:00:14Z-
dc.date.issued2025-01-08-
dc.identifier.citationPOMBO, Jhenife Lorana Sousa; COSTA, Brenda Ellen Gomes da. O uso da gamificação para o ensino de fisiologia humana em duas turmas do ensino médio de uma escola pública no município de Laranjal do Jarí – AP. Revista FT, v.29, n.141, 31 dez., 2024.pt_BR
dc.citation.volumeVolume 29pt_BR
dc.citation.issueEdição 141pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage29pt_BR
dc.identifier.doi10.69849/revistaft/cs10202412311053pt_BR
dc.identifier.issn1678-0817pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1082-
dc.description.abstractThis article was developed during the Supervised Internship III of the Degree in Biological Sciences at the Federal Institute of Amapá, Laranjal do Jari Campus, a pedagogical intervention was carried out with two classes of the 3rd year of high school in a public school. The objective of the research was to analyze the impact of gamification on the teaching of human physiology, promoting engagement and meaningful learning. Initially, it was observed that students had difficulty in understanding the content of “Cardiovascular System” due to the exclusive use of traditional methodologies. To address this problem, two stages were planned and executed: the construction of mind maps and the application of the game “Tabuleiro dos Sistemas”, based on the principles of gamification. The research, with a qualitative approach and action research nature, combined bibliographic review and field experiences to investigate the perceptions of the students. The results showed increased engagement, greater interaction in the classroom and interest in the methodology, with 90% of students expressing a preference for similar proposals in the future. Practice has shown that gamification can complement traditional methodologies, making the educational process more dynamic and attractive, especially by integrating playful elements that promote motivation and active participation. It is concluded that gamification is a promising methodology to complement traditional teaching, favoring active and meaningful learning. This experience highlights the importance of diversifying pedagogical strategies and using active methodologies in high school to overcome the challenges of traditional teaching.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo foi desenvolvido durante a realização do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, foi realizada uma intervenção pedagógica com duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da gamificação no ensino de fisiologia humana, promovendo engajamento e aprendizado significativo. Inicialmente, observou-se a dificuldade dos alunos em compreender o conteúdo de “Sistema Cardiovascular” devido ao uso exclusivo de metodologias tradicionais. Para abordar essa problemática, foram planejadas e executadas duas etapas: a construção de mapas mentais e a aplicação do jogo “Tabuleiro dos Sistemas”, fundamentado nos princípios da gamificação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza pesquisa-ação, combinou revisão bibliográfica e vivências de campo para investigar as percepções dos educandos. Os resultados evidenciaram aumento do engajamento, maior interação em sala e interesse pela metodologia, com 90% dos alunos expressando preferência por propostas similares no futuro. A prática demonstrou que a gamificação pode complementar metodologias tradicionais, tornando o processo educativo mais dinâmico e atraente, especialmente ao integrar elementos lúdicos que promovem motivação e participação ativa. Conclui-se que a gamificação é uma metodologia promissora para complementar o ensino tradicional, favorecendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa experiência destaca a importância de diversificar estratégias pedagógicas e utilizar metodologias ativas no ensino médio para superar os desafios do ensino tradicional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jhenife Pombo (loranasousa1004@gmail.com) on 2025-01-24T00:50:03Z No. of bitstreams: 1 POMBO (2024); COSTA (2024) - O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO.pdf: 1999457 bytes, checksum: eafcab378f00b6a5d2eee017e4ac37fc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-24T10:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POMBO (2024); COSTA (2024) - O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO.pdf: 1999457 bytes, checksum: eafcab378f00b6a5d2eee017e4ac37fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-24T10:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POMBO (2024); COSTA (2024) - O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO.pdf: 1999457 bytes, checksum: eafcab378f00b6a5d2eee017e4ac37fc (MD5) Previous issue date: 2025-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFisiologia humanapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectHuman physiologypt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso da gamificação para o ensino de fisiologia humana em duas turmas do ensino médio de uma escola pública no município de Laranjal do Jarí– Ap.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POMBO (2024), COSTA (2024) - O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons