Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1081
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desafios na formação de professores de ciências biológicas: reflexão da prática docente em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, no município de Laranjal do Jari, Amapá.
Título(s) alternativo(s): Challenges in the training of biology teachers: a reflection on the teaching pratice in a sixtih-grade elementary school class in the municipality of Laranjal do Jari, Amapá.
Autor(es): Paula, Maria do Rosario Costa de
Silva, Thayane Dayse de Oliveira
Matos, Darley Calderaro Leal
Resumo: A prática do ensino de ciências e biologia é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do licenciado. Nesse contexto, o presente artigo trata-se de um relato de experiência vivida de uma prática do ensino de ciências, em uma turma dos anos finais do ensino fundamental, na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. A vivência aconteceu em duas ocasiões distintas. No primeiro momento, foram observados aspectos pedagógicos; métodos utilizados; organização em sala e relação professor-aluno; e se tais aspectos foram alcançados ou não;posteriormente, fizemos um planejamento e regência de aula sobre célula animal, onde utilizamos uma maquete de uma célula eucarionte. Assim, foi possível vivenciar os desafios da docência. Foi observada a falta de infraestrutura que afeta diretamente às escolas públicas. A professora da disciplina apresentou domínio do conteúdo e utilizou o método “tradicional” de ensino (lousa e livro didático). Assim como manteve uma boa organização da sala de aula, e procurou ensinar os conteúdos estabelecendo relações com o cotidiano dos alunos. O uso da maquete durante a regência tornou a aula dinâmica e participava. Conforme relato dos alunos, houve melhor assimilação do conteúdo, promovendo ensino-aprendizagem. Consideramos, por meio disso, que o professor precisa fazer uma reflexão constante de sua prática, quanto aos métodos de ensino a qual deve utilizar, e procurar aliar o método tradicional a um método inovador, como um material lúdico e visual, por exemplo, para despertar o interesse, aproximando os alunos, e também, motivando a capacidade de observação e interação.
Abstract: Teaching science and biology is one of the mandatory requirements of the training process for obtaining a degree with a teaching diploma. In this context, we present in this article an experience report of a science teaching practice in a class of the fi nal years of elementary school at the Maria de Nazaré Rodrigues da Silva State School in Laranjal do Jari, Amapá. The experience took place on two diff erent occasions: fi rstly, the pedagogical aspects, the method used, the organization in the room, and the teacher-student relationship based on observations made during classes taught by the teacher of the subject were observed, whether they
Palavras-chave: Ensino de ciências
Método lúdico
Ludic method.
Relato de vivência
Experience report
Regência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: PAULA, Maria do Rosario Costa de; SILVA, Thayane Dayse de Oliveira; MATOS, Darley Calderaro Leal. Desafios na formação de professores de ciências biológicas: reflexão da prática docente em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, no munícipio de Laranjal do Jari, Amapá. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 51–58, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2034
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1081
Data do documento: 10-Jan-2025
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA, SILVA, MATOS (2025) - Desafios na formação de professores.pdf294,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.