Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Maria do Rosario Costa de-
dc.creatorSilva, Thayane Dayse de Oliveira-
dc.creatorMatos, Darley Calderaro Leal-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6710511584602686pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2856788349991955pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5662855369412594pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T08:45:50Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-24T08:45:50Z-
dc.date.issued2025-01-10-
dc.identifier.citationPAULA, Maria do Rosario Costa de; SILVA, Thayane Dayse de Oliveira; MATOS, Darley Calderaro Leal. Desafios na formação de professores de ciências biológicas: reflexão da prática docente em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, no munícipio de Laranjal do Jari, Amapá. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 51–58, 2023.pt_BR
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2034pt_BR
dc.identifier.issn2316-7297pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1081-
dc.description.abstractTeaching science and biology is one of the mandatory requirements of the training process for obtaining a degree with a teaching diploma. In this context, we present in this article an experience report of a science teaching practice in a class of the fi nal years of elementary school at the Maria de Nazaré Rodrigues da Silva State School in Laranjal do Jari, Amapá. The experience took place on two diff erent occasions: fi rstly, the pedagogical aspects, the method used, the organization in the room, and the teacher-student relationship based on observations made during classes taught by the teacher of the subject were observed, whether theypt_BR
dc.description.resumoA prática do ensino de ciências e biologia é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do licenciado. Nesse contexto, o presente artigo trata-se de um relato de experiência vivida de uma prática do ensino de ciências, em uma turma dos anos finais do ensino fundamental, na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. A vivência aconteceu em duas ocasiões distintas. No primeiro momento, foram observados aspectos pedagógicos; métodos utilizados; organização em sala e relação professor-aluno; e se tais aspectos foram alcançados ou não;posteriormente, fizemos um planejamento e regência de aula sobre célula animal, onde utilizamos uma maquete de uma célula eucarionte. Assim, foi possível vivenciar os desafios da docência. Foi observada a falta de infraestrutura que afeta diretamente às escolas públicas. A professora da disciplina apresentou domínio do conteúdo e utilizou o método “tradicional” de ensino (lousa e livro didático). Assim como manteve uma boa organização da sala de aula, e procurou ensinar os conteúdos estabelecendo relações com o cotidiano dos alunos. O uso da maquete durante a regência tornou a aula dinâmica e participava. Conforme relato dos alunos, houve melhor assimilação do conteúdo, promovendo ensino-aprendizagem. Consideramos, por meio disso, que o professor precisa fazer uma reflexão constante de sua prática, quanto aos métodos de ensino a qual deve utilizar, e procurar aliar o método tradicional a um método inovador, como um material lúdico e visual, por exemplo, para despertar o interesse, aproximando os alunos, e também, motivando a capacidade de observação e interação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria do Rosario Costa de Paula (mr.72depaula@gmail.com) on 2025-01-16T19:57:19Z No. of bitstreams: 1 De Paula, Maria do Rosario Costa(2025)-Desafios na formação de Professores.pdf: 473125 bytes, checksum: 20987d9a660764fead7c7d5b4e56a928 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa Tarde, Maria do Rosário Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; 2- Preencher o título em letras minúsculas, com exceção da primeira letra e de palavras próprias; 3- renomear o arquivo PDF, segue ex.: PAULA (2025) - Três primeiras palavras do título (Seu sobrenome não é composto, da mesma forma a citação também) Nomenclatura do arquivo: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título Para que o seu trabalho seja aceito no repositório, é necessário incluir o artigo que já foi publicado, em um único arquivo em PDF. Após padronizar o documento, realize um novo depósito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-17T18:07:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria do Rosario Costa de Paula (mr.72depaula@gmail.com) on 2025-01-17T21:57:58Z No. of bitstreams: 1 PAULA(2025)-Desafios na formação de professores.pdf: 5708322 bytes, checksum: f721ec385e8bec0a1a2ae924da76ccca (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Olá, Discente. Você precisa depositar seu Trabalho de Conclusão de Curso formatado de acordo com o Guia de Estrutura e Formatação regido pela Resolução 10/2024 – CONSUP/RE/IFAP. Se o TCC for artigo, este deve ser formatado com a estrutura de artigo acadêmico que consta no Guia. Em Documentos úteis, você encontrará o Template de artigo acadêmico que ajudará na formatação do seu documento. Após essa formatação, faça seu depósito na coleção de seu curso. Lembrando que para o trabalho ser aceito, este deverá estar no padrão orientado no Guia. on 2025-01-21T14:32:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria do Rosario Costa de Paula (mr.72depaula@gmail.com) on 2025-01-23T15:00:25Z No. of bitstreams: 1 PAULA (2025); SILVA (2025); MATOS (2025) - Desafios na formação de professores.pdf: 301852 bytes, checksum: 43ad399ec0b784d3ac94f973d11c3ab6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-01-24T08:45:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULA (2025); SILVA (2025); MATOS (2025) - Desafios na formação de professores.pdf: 301852 bytes, checksum: 43ad399ec0b784d3ac94f973d11c3ab6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-24T08:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA (2025); SILVA (2025); MATOS (2025) - Desafios na formação de professores.pdf: 301852 bytes, checksum: 43ad399ec0b784d3ac94f973d11c3ab6 (MD5) Previous issue date: 2025-01-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofSala de aula em focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMétodo lúdicopt_BR
dc.subjectLudic method.pt_BR
dc.subjectRelato de vivênciapt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDesafios na formação de professores de ciências biológicas: reflexão da prática docente em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, no município de Laranjal do Jari, Amapá.pt_BR
dc.title.alternativeChallenges in the training of biology teachers: a reflection on the teaching pratice in a sixtih-grade elementary school class in the municipality of Laranjal do Jari, Amapá.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA, SILVA, MATOS (2025) - Desafios na formação de professores.pdf294,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.