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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Oferta e evasão na educação de jovens e adultos (eja) em Laranjal do Jari, Amapá de 2020 a 2024: os impactos das metodologias no ensino de ciências
Autor(es): CARVALHO, Fernanda Elias
SILVA, Joel Manga da
MATOS, Darley Calderaro Leal
Resumo: Este artigo analisou a oferta e evasão da EJA em duas escolas de Laranjal do Jari, no Amapá, de 2020 a 2024. Adicionalmente, analisaram-se também os impactos das metodologias de ensino de Ciências empregadas e como podem influenciar na evasão. Utilizando uma abordagem mista, foi feita uma pesquisa bibliográfica para examinar as legislações nacionais e regionais referentes à EJA, e análise documental dos dados de evasão da Secretaria de Educação do município, bem como investigação dos planos de ensino de ciências de professores dessa modalidade nas escolas. Foi constatado que o Amapá é o penúltimo estado com menor número de matrículas da EJA no Brasil. Nas escolas de Laranjal do Jari, houve uma diminuição da oferta da EJA no período de 2020 a 2024, além de um aumento de evasão. Além disso, foi analisado uma predominância de aulas expositivas dialogadas, com baixa diversidade metodológica, o que pode contribuir para o desinteresse e a evasão escolar. O estudo destaca a necessidade de estratégias pedagógicas interativas, capacitação docente e melhoria da infraestrutura para reduzir a evasão e promover a continuidade dos estudos. A baixa de matrículas na EJA no Amapá indica a necessidade de medidas para garantir a presença da comunidade na escola.
Abstract: This article analyzed the supply and dropout rates of EJA in two schools in Laranjal do Jari, Amapá, from 2020 to 2024. Additionally, the impacts of the science teaching methodologies used were also analyzed and how they can influence dropout rates. Using a mixed approach, a bibliographical research was carried out to examine national and regional legislation regarding EJA, and a documentary analysis of dropout data from the municipal Education Department, as well as an investigation of the science teaching plans of teachers of this modality in schools. It was found that Amapá is the penultimate state with the lowest number of EJA enrollments in Brazil. In the schools of Laranjal do Jari, there was a decrease in the supply of EJA in the period from 2020 to 2024, in addition to an increase in dropout rates. Furthermore, a predominance of expository, dialogic classes with low methodological diversity was analyzed, which may contribute to disinterest and school dropout. The study highlights the need for interactive pedagogical strategies, teacher training and improved infrastructure to reduce dropout and promote continued studies. The low enrollment in EJA in Amapá indicates the need for measures to ensure the community's presence in school.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Youth and adult education
Educação inclusiva
Inclusive education
Evasão escolar
School dropout
Ensino de ciências
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: CARVALHO, Fernanda Elias; DA SILVA, Joel Manga; MATOS, Darley Calderaro Leal. Oferta e evasão na educação de jovens e adultos (eja) em Laranjal do Jari, Amapá de 2020 a 2024: os impactos das metodologias no ensino de ciências. Revista Aracê, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 13153–13177, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: https://doi.org/10.56238/arev6n4-133
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1075
Data do documento: 10-Dez-2024
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