Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Fernanda Elias-
dc.creatorSILVA, Joel Manga da-
dc.creatorMATOS, Darley Calderaro Leal-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4260435124600320pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-23T11:20:38Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-23T11:20:38Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fernanda Elias; DA SILVA, Joel Manga; MATOS, Darley Calderaro Leal. Oferta e evasão na educação de jovens e adultos (eja) em Laranjal do Jari, Amapá de 2020 a 2024: os impactos das metodologias no ensino de ciências. Revista Aracê, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 13153–13177, 2024.pt_BR
dc.citation.volumev. 6pt_BR
dc.citation.issuen. 4pt_BR
dc.citation.spage13153pt_BR
dc.citation.epage13177pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56238/arev6n4-133pt_BR
dc.identifier.issn2358-2472pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1075-
dc.description.abstractThis article analyzed the supply and dropout rates of EJA in two schools in Laranjal do Jari, Amapá, from 2020 to 2024. Additionally, the impacts of the science teaching methodologies used were also analyzed and how they can influence dropout rates. Using a mixed approach, a bibliographical research was carried out to examine national and regional legislation regarding EJA, and a documentary analysis of dropout data from the municipal Education Department, as well as an investigation of the science teaching plans of teachers of this modality in schools. It was found that Amapá is the penultimate state with the lowest number of EJA enrollments in Brazil. In the schools of Laranjal do Jari, there was a decrease in the supply of EJA in the period from 2020 to 2024, in addition to an increase in dropout rates. Furthermore, a predominance of expository, dialogic classes with low methodological diversity was analyzed, which may contribute to disinterest and school dropout. The study highlights the need for interactive pedagogical strategies, teacher training and improved infrastructure to reduce dropout and promote continued studies. The low enrollment in EJA in Amapá indicates the need for measures to ensure the community's presence in school.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisou a oferta e evasão da EJA em duas escolas de Laranjal do Jari, no Amapá, de 2020 a 2024. Adicionalmente, analisaram-se também os impactos das metodologias de ensino de Ciências empregadas e como podem influenciar na evasão. Utilizando uma abordagem mista, foi feita uma pesquisa bibliográfica para examinar as legislações nacionais e regionais referentes à EJA, e análise documental dos dados de evasão da Secretaria de Educação do município, bem como investigação dos planos de ensino de ciências de professores dessa modalidade nas escolas. Foi constatado que o Amapá é o penúltimo estado com menor número de matrículas da EJA no Brasil. Nas escolas de Laranjal do Jari, houve uma diminuição da oferta da EJA no período de 2020 a 2024, além de um aumento de evasão. Além disso, foi analisado uma predominância de aulas expositivas dialogadas, com baixa diversidade metodológica, o que pode contribuir para o desinteresse e a evasão escolar. O estudo destaca a necessidade de estratégias pedagógicas interativas, capacitação docente e melhoria da infraestrutura para reduzir a evasão e promover a continuidade dos estudos. A baixa de matrículas na EJA no Amapá indica a necessidade de medidas para garantir a presença da comunidade na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Carvalho (fernandaelias2333@gmail.com) on 2025-01-23T10:41:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO (2024) - Oferta e evasão na educação.pdf: 721667 bytes, checksum: 8c75fa9de22033b2194e02ceba6b3bb4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-23T11:20:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO (2024) - Oferta e evasão na educação.pdf: 721667 bytes, checksum: 8c75fa9de22033b2194e02ceba6b3bb4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T11:20:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO (2024) - Oferta e evasão na educação.pdf: 721667 bytes, checksum: 8c75fa9de22033b2194e02ceba6b3bb4 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.description.sponsorshipInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aracêpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOferta e evasão na educação de jovens e adultos (eja) em Laranjal do Jari, Amapá de 2020 a 2024: os impactos das metodologias no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO (2024) - Oferta e evasão na educação.pdf704,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons