Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1072
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de botânica com metodologias ativas: relato de experiência no 7° ano do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Waldilene Barros da
ROCHA, Elielson Borges da
Resumo: Este artigo tem como foco um relato de experiência sobre o ensino de ciências, com ênfase no reino Plantae, aplicado em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar como as metodologias ativas podem influenciar o aprendizado e o engajamento dos estudantes nesse contexto. Os aspectos metodológicos estão alicerçados na observação-participante. A professora demonstrou domínio do conteúdo e organização do tempo, entretanto, o uso predominante de métodos expositivos limitou a interação aluno-professor e o desenvolvimento de habilidades interpretativas e críticas nos estudantes. Em contraste, atividades práticas, como a aula de campo sobre o "Reino Plantae", revelaram uma resposta positiva dos alunos, destacando a importância de metodologias mais interativas para estimular o interesse e a compreensão. Os desafios encontrados, como dificuldades em leitura e escrita, reforçam a necessidade de diversificação metodológica no ensino de ciências. Ao final, conclui-se que a adoção de práticas mais ativas e contextuais é essencial para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos estudantes.
Abstract: In this article we report on our experience using active methodologies in the teaching of biological sciences, with a particular focus on the Plantae kingdom, applied to 7th year elementary school students. The objective was to investigate how these methodologies can influence student learning and engagement in this context. The methodological aspects are based on participant observation. The teacher demonstrated mastery of the content and organization of time. However, the predominant use of expository methods limited student-teacher interaction and the development of interpretive and critical skills in the students. In contrast, practical activities, such as a field class on the “Plantae Kingdom”, resulted in a positive response from students. This highlights the importance of more interactive methodologies to stimulate interest and understanding. The challenges encountered, such as reading and writing difficulties, reinforce the need for methodological diversification in the teaching of science. We conclude that the adoption of more active and contextualized practices is essential to promote meaningful and inclusive learning, favoring the cognitive and motivational development of students.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Metodologia Tradicional
Práticas de Campo
Science Teaching
Traditional Methodology
Field Practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: SILVA, Waldilene Barros da; ROCHA, Elielson Borges da. O ensino de botânica com metodologias ativas: relato de experiência no 7° ano do ensino fundamental. Revista FT, v.29, n.141, dez., 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.69849/revista ft/th102412111223
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1072
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2024) - O ensino de Botânica comSILVA (2024)- O ensino de Botânica com420,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons