Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Waldilene Barros da-
dc.creatorROCHA, Elielson Borges da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537603713068562pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9837435773453576pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T21:19:09Z-
dc.date.available2025-01-22-
dc.date.available2025-01-22T21:19:09Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Waldilene Barros da; ROCHA, Elielson Borges da. O ensino de botânica com metodologias ativas: relato de experiência no 7° ano do ensino fundamental. Revista FT, v.29, n.141, dez., 2024.pt_BR
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue141pt_BR
dc.identifier.doi10.69849/revista ft/th102412111223pt_BR
dc.identifier.issn1678-0817pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1072-
dc.description.abstractIn this article we report on our experience using active methodologies in the teaching of biological sciences, with a particular focus on the Plantae kingdom, applied to 7th year elementary school students. The objective was to investigate how these methodologies can influence student learning and engagement in this context. The methodological aspects are based on participant observation. The teacher demonstrated mastery of the content and organization of time. However, the predominant use of expository methods limited student-teacher interaction and the development of interpretive and critical skills in the students. In contrast, practical activities, such as a field class on the “Plantae Kingdom”, resulted in a positive response from students. This highlights the importance of more interactive methodologies to stimulate interest and understanding. The challenges encountered, such as reading and writing difficulties, reinforce the need for methodological diversification in the teaching of science. We conclude that the adoption of more active and contextualized practices is essential to promote meaningful and inclusive learning, favoring the cognitive and motivational development of students.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como foco um relato de experiência sobre o ensino de ciências, com ênfase no reino Plantae, aplicado em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar como as metodologias ativas podem influenciar o aprendizado e o engajamento dos estudantes nesse contexto. Os aspectos metodológicos estão alicerçados na observação-participante. A professora demonstrou domínio do conteúdo e organização do tempo, entretanto, o uso predominante de métodos expositivos limitou a interação aluno-professor e o desenvolvimento de habilidades interpretativas e críticas nos estudantes. Em contraste, atividades práticas, como a aula de campo sobre o "Reino Plantae", revelaram uma resposta positiva dos alunos, destacando a importância de metodologias mais interativas para estimular o interesse e a compreensão. Os desafios encontrados, como dificuldades em leitura e escrita, reforçam a necessidade de diversificação metodológica no ensino de ciências. Ao final, conclui-se que a adoção de práticas mais ativas e contextuais é essencial para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Waldilene Barros da Silva (waldilenebarros0@gmail.com) on 2025-01-16T19:57:56Z No. of bitstreams: 1 SILVA (2024)- O ENSINO DE BOTÂNICA COM.Pdf: 814625 bytes, checksum: ed19a2e7f557171abfe87839a6f00fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Trabalho já aprovado no repositório. on 2025-01-17T15:37:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Waldilene Barros da Silva (waldilenebarros0@gmail.com) on 2025-01-22T19:23:01Z No. of bitstreams: 1 Documento de 😍.pdf: 431039 bytes, checksum: 00f8c6dc756be8021f0778bd07072b97 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-22T21:19:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documento de 😍.pdf: 431039 bytes, checksum: 00f8c6dc756be8021f0778bd07072b97 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T21:19:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Documento de 😍.pdf: 431039 bytes, checksum: 00f8c6dc756be8021f0778bd07072b97 (MD5) Previous issue date: 2024-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofO ensino de botânica com metodologias ativas: relato de experiência no 7° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologia Tradicionalpt_BR
dc.subjectPráticas de Campopt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectTraditional Methodologypt_BR
dc.subjectField Practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ensino de botânica com metodologias ativas: relato de experiência no 7° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2024) - O ensino de Botânica comSILVA (2024)- O ensino de Botânica com420,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons