Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1069
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagem interativa na educação ambiental para o ensino de biologia por meio da ludicidade no ensino médio profissionalizante
Título(s) alternativo(s): An interactive approach in envioronmental education for teaching biologythrough playfulnessin technical high school
Autor(es): SILVA, Thayane Dayse de Oliveira
PAULA, Maria do Rosario Costa de
CARAMELLO, Nubia
Resumo: O ensino de conteúdos relacionados à Biologia é visto como um desafio para muitos educadores, considerando a dificuldade em criar metodologias interdisciplinares atrativas e de fácil entendimento para os alunos. O uso de estratégias dinâmicas pode influenciar na compreensão dos conteúdos de Biologia trabalhados em sala de aula. Assim, esse artigo propôs uma análise da intervenção pedagógica no ensino interdisciplinar de Biologia, considerando os conteúdos trabalhados em uma turma do ensino médio profissionalizante. Para esse trabalho, foram elaborados um jogo de tabuleiro sobre o meio ambiente e questionários relacionados ao seu entendimento, participação e receptividade à dinâmica aplicada, extraindo das aulas práticas e teóricas observadas os conteúdos que alimentariam a proposta didática. O jogo de tabuleiro estimulou o resgate de conhecimentos abordados em aulas prévias, servindo como ferramenta didática atrativa para o ensino interdisciplinar de Biologia. Os questionários revelaram não apenas uma receptividade positiva por parte dos alunos, mas também um aumento tangível na participação ativa em sala de aula e compreensão dos temas abordados. A abordagem interdisciplinar da educação ambiental associada ao jogo se mostrou eficaz para a compreensão dos alunos sobre os conteúdos de Biologia, além de ratificar a importância da ludicidade como uma estratégia pedagógica capaz de promover a participação dos alunos do ensino médio integrado.
Abstract: Teaching biology-related content is considered a challenge for educators because of the difficult task of creating attractive and easy-to-understand interdisciplinary methodologies for students.The use of dynamic strategies can influence the understanding of biological content taught in the classroom. This article proposed to carry out an analysis of a pedagogical intervention in the interdisciplinary teaching of Biology considering the content taught in a technical high school course. A board game about the environment was developed and questionnaires on the understanding, participation and receptiveness of the students to the dynamics were applied, extracting from the observed practical and theoretical classes the content that would feed the didactic proposal. The board game stimulated the recollection of knowledge covered in previous classes, serving as an attractive didactic tool for the interdisciplinary teaching of biology. The questionnaires revealed not only a positive receptiveness on the part of the students, but also a tangible increase in active participation in the classroom and understanding of the topics covered. The interdisciplinary approach to environmental education associated with games proved to be effective in helping students understand biological content and confirmed the importance of playfulness as a pedagogical strategy capable of promoting the participation of students of secondary schools integrated to professional and technological education.
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro
Board game
Interdisciplinar
Interdisciplinary
Ludicidade
Playfulness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: SILVA, Thayane Dayse de Oliveira; PAULA, Maria do Rosario Costa de; CARAMELLO, Nubia. Abordagem interativa na educação ambiental para o ensino de biologia por meio da ludicidade no ensino médio profissionalizante. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 10, p. e6250, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N10-149
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1069
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, PAULA, CARAMELLO (2024) - Abordagem interativa na educação.pdf783,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons