Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Thayane Dayse de Oliveira-
dc.creatorPAULA, Maria do Rosario Costa de-
dc.creatorCARAMELLO, Nubia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2856788349991955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2856788349991955pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8155132371455051pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T21:03:00Z-
dc.date.available2025-01-22-
dc.date.available2025-01-22T21:03:00Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSILVA, Thayane Dayse de Oliveira; PAULA, Maria do Rosario Costa de; CARAMELLO, Nubia. Abordagem interativa na educação ambiental para o ensino de biologia por meio da ludicidade no ensino médio profissionalizante. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 10, p. e6250, 2024.pt_BR
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage29pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56083/RCV4N10-149pt_BR
dc.identifier.issn2447-0961pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1069-
dc.description.abstractTeaching biology-related content is considered a challenge for educators because of the difficult task of creating attractive and easy-to-understand interdisciplinary methodologies for students.The use of dynamic strategies can influence the understanding of biological content taught in the classroom. This article proposed to carry out an analysis of a pedagogical intervention in the interdisciplinary teaching of Biology considering the content taught in a technical high school course. A board game about the environment was developed and questionnaires on the understanding, participation and receptiveness of the students to the dynamics were applied, extracting from the observed practical and theoretical classes the content that would feed the didactic proposal. The board game stimulated the recollection of knowledge covered in previous classes, serving as an attractive didactic tool for the interdisciplinary teaching of biology. The questionnaires revealed not only a positive receptiveness on the part of the students, but also a tangible increase in active participation in the classroom and understanding of the topics covered. The interdisciplinary approach to environmental education associated with games proved to be effective in helping students understand biological content and confirmed the importance of playfulness as a pedagogical strategy capable of promoting the participation of students of secondary schools integrated to professional and technological education.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de conteúdos relacionados à Biologia é visto como um desafio para muitos educadores, considerando a dificuldade em criar metodologias interdisciplinares atrativas e de fácil entendimento para os alunos. O uso de estratégias dinâmicas pode influenciar na compreensão dos conteúdos de Biologia trabalhados em sala de aula. Assim, esse artigo propôs uma análise da intervenção pedagógica no ensino interdisciplinar de Biologia, considerando os conteúdos trabalhados em uma turma do ensino médio profissionalizante. Para esse trabalho, foram elaborados um jogo de tabuleiro sobre o meio ambiente e questionários relacionados ao seu entendimento, participação e receptividade à dinâmica aplicada, extraindo das aulas práticas e teóricas observadas os conteúdos que alimentariam a proposta didática. O jogo de tabuleiro estimulou o resgate de conhecimentos abordados em aulas prévias, servindo como ferramenta didática atrativa para o ensino interdisciplinar de Biologia. Os questionários revelaram não apenas uma receptividade positiva por parte dos alunos, mas também um aumento tangível na participação ativa em sala de aula e compreensão dos temas abordados. A abordagem interdisciplinar da educação ambiental associada ao jogo se mostrou eficaz para a compreensão dos alunos sobre os conteúdos de Biologia, além de ratificar a importância da ludicidade como uma estratégia pedagógica capaz de promover a participação dos alunos do ensino médio integrado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thayane Dayse de Oliveira Silva (thayanedayse5@gmail.com) on 2025-01-22T20:18:58Z No. of bitstreams: 1 SILVA (2024); PAULA (2024); CARAMELLO (2024) - Abordagem interativa na educação.pdf: 802424 bytes, checksum: 6ac54d2b256d2fd4da73ac63d8c5ee96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-22T21:03:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA (2024); PAULA (2024); CARAMELLO (2024) - Abordagem interativa na educação.pdf: 802424 bytes, checksum: 6ac54d2b256d2fd4da73ac63d8c5ee96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T21:03:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA (2024); PAULA (2024); CARAMELLO (2024) - Abordagem interativa na educação.pdf: 802424 bytes, checksum: 6ac54d2b256d2fd4da73ac63d8c5ee96 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Contemporâneapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectBoard gamept_BR
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAbordagem interativa na educação ambiental para o ensino de biologia por meio da ludicidade no ensino médio profissionalizantept_BR
dc.title.alternativeAn interactive approach in envioronmental education for teaching biologythrough playfulnessin technical high schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, PAULA, CARAMELLO (2024) - Abordagem interativa na educação.pdf783,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons