Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ronaldo Franck figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6181247264729780pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MIRANDA, Ângela Maria Chaves-
dc.creatorOLIVEIRA, Gabriel Nunes de-
dc.creatorSILVA, Salatiel dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-14T17:18:32Z-
dc.date.available2025-01-14-
dc.date.available2025-01-14T17:18:32Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Nunes de; SILVA, Salatiel dos Santos Silva. O uso de dados e baralho como recursos didáticos: uma metodologia de aprendizado no estudo de probabilidade no ensino médio. 2025. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1059-
dc.description.abstractThis paper proposes the use of playful activities as a pedagogical tool for teaching assistant teachers about probability to high school students, with a special focus on those who face difficulties in mathematics (Aleixo, 2014). The methodology adopted consists of a field analysis, through questionnaires to third-year high school students. The study investigated the use of materials such as dice and bars, exploring popular and easy-to-use games in everyday life, with the aim of investigating the effectiveness of these strategies in overcoming difficulties in mathematics. Through playful and interactive approaches, the teacher can teach the contents of the subject in a way that arouses the interest of students and promotes the meaningful construction of probabilistic knowledge. The results of the research indicate that the use of dice and bars as pedagogical tools proved to be effective in making teaching probability more dynamic, stimulating students' investigative work and contributing to learning. In addition, this approach favors the development of skills such as logical reasoning and problem-solving.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o uso de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica para auxiliar professores no ensino de probabilidade aos alunos do ensino médio, com foco especialmente naqueles que enfrentam dificuldades na disciplina de matemática Aleixo (2014). A metodologia adotada consiste em uma análise de campo, por meio de questionários a estudantes do terceiro ano do ensino médio. O estudo envolveu o uso de materiais como dados e baralhos, explorando jogos populares e acessíveis no cotidiano, com o objetivo de investigar a eficácia dessas estratégias na superação das dificuldades em matemática. Por meio de abordagens lúdicas e interativas, o professor pode ensinar os conteúdos da disciplinar de maneira a despertar o interesse dos discentes e promover a construção significativa do conhecimento probabilístico. Os resultados da pesquisa indicam que o uso de dados e baralhos como ferramentas pedagógicas mostrou-se eficaz na dinamização do ensino de probabilidade, estimulando o fazer investigativo dos alunos e contribuindo para a aprendizagem. Além disso, essa abordagem favoreceu o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico e a resolução de problemas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Salatiel dos Santos Silva (salatieldossantossilva575@gmail.com) on 2025-01-14T17:16:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) OLIVEIRA; SILVA (2025) O USO DE .pdf: 2529213 bytes, checksum: 682a555a7895ce840dfb44f8b182ed87 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-01-14T17:18:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) OLIVEIRA; SILVA (2025) O USO DE .pdf: 2529213 bytes, checksum: 682a555a7895ce840dfb44f8b182ed87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-14T17:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) OLIVEIRA; SILVA (2025) O USO DE .pdf: 2529213 bytes, checksum: 682a555a7895ce840dfb44f8b182ed87 (MD5) Previous issue date: 2025-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectlearning.pt_BR
dc.subjectprobabilitypt_BR
dc.subjectmethodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO uso de dados e baralho como recursos didáticospt_BR
dc.title.alternativeuma metodologia de aprendizado no estudo de probabilidade no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA; SILVA (2025) O USO DE .pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons