Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BEZERRA LIMA, Elma Daniela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1868826961009523 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SANTANA OLIVEIRA, Carlos Alexandre | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9146863174918007 | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Ayla Ruâne Vilhena dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838612456779911 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T18:24:32Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10 | - |
dc.date.available | 2025-01-10T18:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ayla Ruâne Vilhena dos. O ensino de entes matemáticos da geometria plana mediante a utilização de imagens de satélite. 2024. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1053 | - |
dc.description.abstract | In this work we present didactic sequences for the study of geometric entities, and through which we will bring a possible contribution to the production of mathematical knowledge, with objective of analyzing, though Satellite Images , the, understanding of students about plane geometry. However, we will address other technological tools, such as the software Google Earth, Geogebra, Poly and Sketchup. The are many issues that involve the application in practice in the classroom, among them infrastructure, lack of technological resources, access to the internet, an learning mathematical content. Therefore, the use of technological tools allows students to appropriate the definitions, concepts and properties of plane Geometry, and through the Google Earth software, the basic commands to obtain satellit images wiil be applied, such as capturing images, transforming measurements into meters, kilometers, centimeters, among others, allowing the visualization and identification of the mathematical entities present. Withs, the possibilities of result will have the ease of being the protagonist of their own knowledge in a creative, investigative and constructive playful approach. And teachers will become just mediators, giving priority to their performance. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos sequências didáticas para o estudo de entes geométricos, e através do qual traremos uma possível contribuição para a produção do conhecimento matemático, com o objetivo de analisar, através de Imagens de Satélite, a compreensão dos alunos sobre geometria plana, no entanto abordaremos outras ferramentas tecnológicas, como os Softwares Google Earth, Geogebra, Poly e o SketchUp muitas são as questões que envolvem a aplicação na prática em sala de aula, dentre elas infraestruturas, falta de recursos tecnológicos, acesso à internet; e também a falta de estímulos tanto dos professores quanto dos alunos em experimentar novas formas de ensinar e aprender os conteúdos matemáticos. Portanto, o uso de ferramentas tecnológicas permitem que os alunos se apropriem-se das definições, dos conceitos e das propriedades de Geometria Plana, e através do software Google Earth será aplicado os comandos básicos para se obter imagens de satélites, como a captura de imagens, transformações de medidas em metros, quilômetros, centímetros, entre outros permitindo a visualização e identificação dos entes matemáticos presentes. Com isso, as possibilidades de um resultado serão melhores; visto que os conteúdos serão inseridos na prática real na qual os alunos terão a facilidade de serem protagonistas de seus próprios conhecimentos em uma abordagem lúdica criativa, investigativa e construtiva. E os professores passarão a ser apenas mediador, dando prioridade ao desempenho dos mesmos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ayla Santos (sousadossantosayla@gmail.com) on 2025-01-10T17:12:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2024) - O Ensino de Entes Matemáticos.pdf: 2112181 bytes, checksum: 8884b5da02c5330f67a61e4c2d348c72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-01-10T18:24:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2024) - O Ensino de Entes Matemáticos.pdf: 2112181 bytes, checksum: 8884b5da02c5330f67a61e4c2d348c72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-10T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2024) - O Ensino de Entes Matemáticos.pdf: 2112181 bytes, checksum: 8884b5da02c5330f67a61e4c2d348c72 (MD5) Previous issue date: 2024-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Geometry teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | O ensino de entes matemáticos da geometria plana mediante a utilização de imagens de satélite | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2024) - O Ensino de Entes Matemáticos.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons