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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1045
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Argemiro Midonês | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 | pt_BR |
dc.creator | QUINTELA, Vinicius Correa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8590262519593549 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:53:11Z | - |
dc.date.available | 2024-12-20 | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.identifier.citation | QUINTELA, Vinícius Correa. O uso dos simuladores Geogebra e Walter Fendt para o ensino das leis de Kepler: através de uma sequência didática fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2024, 40f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1045 | - |
dc.description.abstract | The present work presents a quantitative research focused on the scientific dimension, evaluating the efficiency in the use of computer simulations in the learning of students in the teaching of Physics, in which a didactic sequence based on the theory of meaningful learning of David Ausubel was used directed to the teaching of Kepler's laws. Thus, the Geogebra and Walter Fendt simulations were used, these software were chosen because they were completed in the visual aspect and data detailing. Thus, the method of the Theory of Meaningful Learning was used, in which a diagnostic evaluation was made through a questionnaire to verify the previous knowledge of the students, in order to have a class with excellence. In the end, the same questionnaire was applied to verify the knowledge acquired by the students through the use of computer simulators. With the results obtained in the application of the field research, it was possible to verify satisfactory results, comparing the results of the questionnaires applied in the stages with the use of these software for student learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa quantitativa centrada na dimensão científica, avaliando-se a eficiência na utilização de simulações computacionais na aprendizagem dos alunos no ensino de Física, na qual foi utilizada uma sequência didática fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel direcionada para o ensino das leis de Kepler. De maneira que foram utilizadas as simulações Geogebra e Walter Fendt, esses softwares foram escolhidos pois se completaram no aspecto visual e detalhamento de dados. De modo que foi utlizada o método da Teoria da Aprendizagem Significativa, em que foi feita uma avaliação diagnóstica através de um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos discentes, para assim ter uma aula com excelência. Pois no final foi aplicado o mesmo questionário, para verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos (a) através do uso dos simuladores computacionais. Com os resultados obtidos na aplicação da pesquisa em campo foi possível constatar resultados satisfatórios, comparando os resultados dos questionários aplicados nas etapas com a utilização desses softwares para a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-10-20T20:09:28Z No. of bitstreams: 1 quintela(2023)ousodos.pdf: 1464298 bytes, checksum: a368d626f333a270d61c9a9c7c2a9388 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: on 2024-10-22T18:32:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-10-25T14:02:58Z No. of bitstreams: 1 quintela(2023)ousodossimuladores.docx: 1321692 bytes, checksum: e5e1a7486316cf15ab42601f1a7caff3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinícius Correa Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- título, colocar em letras minúsculas, com exceção da primeira letra e iniciais de nomes próprios; 3- colocar sobrenomes em caixa alta, do autor e orientador; 4- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 5- corrija sua citação, segue modelo: DIAS, Iessa da Silva. Educação ambiental no ensino de química: abordando a química ambiental no ensino médio. 2024, 49f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. 6- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título LIMA (2024) - Uma revisão bibliográfica 7- enviar o documento em PDF. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Ficha catalográfica, o cutter do sobrenome Quintela é Q 8, fazer nova emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se tutorial para emissão; 2- Agradecimentos, o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado; não de espaçamento entre os parágrafos, e ainda destacar o título AGRADECIMENTOS; 3- sumário está fora do padrão; 4- Resumo e Abstract, colocar um em cada folha, e verificar a formação para cada um no Template de TCC, assim como sugiro que verifique todo o trabalho, que está fora do padrão, pelo Template de TCC disponível em “Documentos úteis”. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-10-30T13:45:56Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-11-29T15:36:15Z No. of bitstreams: 1 QUINTELA(2024) - O USO DOS SIMULADORES GEOGEBRA.pdf: 1059629 bytes, checksum: 17fc7154e025fd44ee2c016de842d229 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinicius Correa Quintela Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 3- colocar Resumo e Abstract; 4- PDF, colocar título em letras minúsculas, deixar somente a primeira letra em maiúscula. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Colocar magem das capas, superior a 3cm e inferior a 2cm; 2- ficha catalográfica, o cutter do sobrenome Quintela é Q 8, fazer nova emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se tutorial para emissão; 3- número da folha da INTRODUÇÃO é 9, não se conta a capa; 4- as margens das páginas devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do Guia; 5- você pode seguir a subseção 1.3 na folha anterior, após a subseção 1.2.2, somente as seções devem começar no início de folha; 6- retirar a cor azul dos links; 7- 1 enter de espaço (1,5) entre título de figura e texto; 8- colocar seção: 2 METODOLOGIA , no início de folha; 9- referências: - quando a referência tem mais de três autores, coloca-se o nome de um seguido de et al; - retirar o excesso de letras maiúsculas do título da primeira referência; - dê o espaçamento necessário entre essas três referências que estão juntas, segue: AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Hanesian. Educational psychology: A cognitive view. Nova Iorque: Holt, Rinehart & Winston. 1968. BARRETO, Benigno; XAVIER, Claudio. Física 1 – 2. ed. - São Paulo: FTD, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. - referência a baixo NÃO incia com a preposição DA, inicia com SILVA, e ainda retirar o excesso de letras maiúsculas do título, segue: DA SILVA, Eliane Paganini; PELOSO, Franciele Clara. Escola E Profissão Docente: Uma Reflexão Em Tempos De Covid-19. Devir Educação (2021): 409-29. - corrigir a imprenta da referência a seguir, fica: Pelotas: UFPel, 2002. COELHO, R. O. O uso da informática no ensino de física de nível médio. 2002. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas. - retirar a palavra apostila da referência a seguir: FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. - dê o espaçamento necessário entre essas referências que estão juntas, segue, e ainda, retirar a repetição do autor da segunda referência, e na terceira referência, utilizar a regra quando tem mais de três autores: GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Gil, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido De; JESÚS Ángel Meneses Villagrá, ILEANA Maria Greca, and RIZZATTI, Ivanise Maria. Conhecimentos prévios sobre calor e temperatura a luz da aprendizagem significativa crítica no contexto dos anos iniciais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências E Matemática, 2023, Vol.11 (1). - retirar a palavra editora da impreta, da referência a seguir, e ainda não precisa colocar o ISBN: MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. 186 p. ISBN 85-230-0826-8. - na referência a seguir, separou os autores por um espaço, nela deve aplicar a regra de mais de três autores, e ainda deve dá espaço entre essa referência e a que vem após ela: MORGADO, Sofia; LEITE, Laurinda; DOURADO, Luís; FERNANDES, Célia; SILVA, Eleutério. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em transformação de matéria e de energia. Ensaio (Belo Horizonte, Brazil) 18.2 (2016): 73-98. - veja que subtítulo NÃO se destaca; - dê o espaçamento necessário entre essas referências que estão juntas, segue: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. Física para o ensino médio, vol. 1: mecânica. 4. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016. -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções façam um novo depósito. on 2024-12-04T12:16:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-12-10T02:19:43Z No. of bitstreams: 1 QUINTELA(2024) - O uso dos simuladores Geogebra.pdf: 1049969 bytes, checksum: b7cfc06c74cb14ce9cd1cadb0ba124cc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinícius Correa Quintela Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Margem: devem ser 3 cm para superior e esquerda, 2 cm para inferior e direita, algumas folhas do trabalho estão com mais de 3cm, ver folha 6 do guia; 2- sumário, o título da subseção não deve passar para baixo do número indicatico: 1.3.1 O uso de simuladores no ensino de Física e descrição dos softwares Geogebra e Walter Fendt.... 3- referências: - referências de periódicos, destacar o título do periódico; - retirar os traços da referência abaixo, deixar somente os pontos: BARRETO, Benigno; XAVIER, Claudio. Física 1 – 2. ed. - São Paulo: FTD, 2013. - a quinta referência é de livro ou periódico, se for livro não estou vendo a imprenta, e se periódico destacar o título do periódico, o mesmo para sétima referência; - referência a baixo está repetindo o neme do autor, retirar os traços, e retirar o 1946: GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. - verificar se as referências são periódicos ou livros, segue a baixo: MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido de et al. Conhecimentos prévios sobre... MOREIRA, Marco Antonio. Uma Análise Crítica do Ensino de Física… MORGADO, Sofia et al. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na… MACÊDO, Josué Antunes de; DICKMAN, Adriana Gomes; ANDRADE, Isabela Silva Faleiro de. Simulações… SCOTT, Cassiano Puhl; MÜLLER, Thaísa Jacintho; DE LIMA, Isolda Gianni. As contribuições… SILVA, Cristiana Maria Dos Santos; Mairton, Cavalcante Romeu and Maria Cleide Da Silva Barroso. Uso… SILVA, João Batista Da. A Teoria Da Aprendizagem Significativa De David... Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Caso queira que seja corrigido na biblioteca, faça agendamento de horário pelo e-mail: segebi.macapa@ifap.edu.br Após as correções faça um novo depósito. on 2024-12-12T15:54:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-12-13T15:59:48Z No. of bitstreams: 1 QUINTELA(2024) - O uso dos simuladores Geogebra.pdf: 1049031 bytes, checksum: f3eb9e7d3019ee56c2f9265aad4c7bfb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinícius Correa Quintela / corrigir Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Margem: devem ser 3 cm para superior e esquerda, 2 cm para inferior e direita, algumas folhas do trabalho estão com mais de 3cm, ver folha 6 do guia; 2- referências: -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. - referências de periódicos, destacar o título do periódico; - subtítulo NÃO se destaca; - a quinta referência é de livro ou periódico, se for livro não estou vendo a imprenta, e se periódico destacar o título do periódico, o mesmo para sétima referência; - verificar se as referências são periódicos ou livros, segue a baixo: MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido de et al. Conhecimentos prévios sobre... MOREIRA, Marco Antonio. Uma Análise Crítica do Ensino de Física… MORGADO, Sofia et al. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na… MACÊDO, Josué Antunes de; DICKMAN, Adriana Gomes; ANDRADE, Isabela Silva Faleiro de. Simulações… SCOTT, Cassiano Puhl; MÜLLER, Thaísa Jacintho; DE LIMA, Isolda Gianni. As contribuições… SILVA, Cristiana Maria Dos Santos; Mairton, Cavalcante Romeu and Maria Cleide Da Silva Barroso. Uso… SILVA, João Batista Da. A Teoria Da Aprendizagem Significativa De David... Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Caso queira que seja corrigido na biblioteca, faça agendamento de horário pelo e-mail: segebi.macapa@ifap.edu.br Após as correções faça um novo depósito. on 2024-12-16T15:14:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícius Quintela (viniciuscorreaquintela@gmail.com) on 2024-12-17T18:17:56Z No. of bitstreams: 1 QUINTELA(2024) - O uso dos simuladores Geogebra.pdf: 1049399 bytes, checksum: 985edc6ea59f8c6cc09b00ba4f0f63bf (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Simulações Computacionais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Computer Simulations | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Leis de Kepler | pt_BR |
dc.subject | Kepler's Laws | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | O uso dos simuladores Geogebra e Walter Fendt para o ensino das leis de Kepler: através de uma sequência didática fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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QUINTELA(2024) - O uso dos simuladores Geogebra.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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