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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da Interdisciplinaridade de conteúdos produzidos em livros e artigos voltados ao ensino de bioquímica no ensino médio sob as orientações da BNCC, PCNs e RC
Título(s) alternativo(s): Bioquímica
Autor(es): FRAZÃO, Vinicios de Souza
Primeiro Orientador: RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva
Resumo: O estudo da bioquímica é de extrema importância dentro da ciência, pois a mesma, engloba as disciplinas de química e biologia de forma interdisciplinar. Para orientar os conteúdos ministrados, o Ministério da Educação (MEC) possui documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a responsável por gerir os conteúdos que estão inseridos no ensino médio; Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que é um documento auxiliar na elaboração dos currículos educacionais e do Referencial Curricular (RC), documento referencial, responsável por destacar os conteúdos específicos para cada estado. A partir desse contexto, o presente trabalho, analisou e evidenciou os conteúdos de bioquímica sobre biomoléculas, que podem ser ministrados de forma interdisciplinar entre química e biologia no ensino médio, enfatizando as principais biomoléculas: Proteínas, Carboidratos, Lipídeos e Ácidos nucleicos. Para tal, utilizou-se de uma análise qualitativa dos documentos elaborados pelo MEC (BNCC, PCN e RC) para identificar quais os conteúdos abordados e quais as orientações para sua aplicação. Baseado nesse contexto, desenvolveu-se uma análise de livros didáticos e artigos publicados que abordavam o ensino de bioquímica, identificando os conteúdos ministrados, a metodologia proposta, a interdisciplinaridade e a relação com a BNCC, os PCNs e o RC. Com isso, o trabalho buscou evidenciar se os conteúdos de bioquímica podem ser ministrados de forma interdisciplinar, a partir das orientações das diretrizes contidas na BNCC, PCNs e RC. Com relação aos resultados obtidos, percebe-se que os mesmos foram parcialmente satisfatórios, o que foi evidenciado pela interdisciplinaridade da disciplina de bioquímica, nos livros e artigos analisados. Porém, alguns problemas comprometeram os resultados, como a falta de abordagem em sala de aula em relação a esses conteúdos.
Abstract: The study of biochemistry is extremely important within science, as it encompasses the disciplines of chemistry and biology in an interdisciplinary way. To guide the content taught, the Ministry of Education (MEC) has guiding documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), which is responsible for managing the content that is included in secondary education. The National Curricular Parameters (PCNs), which is an auxiliary document in the preparation of educational curricula and the Curricular Reference (RC), a reference document, responsible for highlighting the specific content for each state. From this context, the present work analyzed and highlighted the biochemistry contents on biomolecules, which can be taught in an interdisciplinary way between chemistry and biology in high school, emphasizing the main biomolecules: Proteins, Carbohydrates, Lipids and Nucleic acids. To this end, a qualitative analysis of the documents prepared by the MEC (BNCC, PCN and RC) was used to identify which contents were covered and which were the guidelines for their application. Based on this context, an analysis of textbooks and published articles that addressed the teaching of biochemistry was developed, identifying the content taught, the proposed methodology, interdisciplinarity and the relationship with the BNCC, the PCNs and the RC. Therefore, the work sought to demonstrate whether biochemistry content can be taught in an interdisciplinary manner, based on the guidelines contained in the BNCC, PCNs and RC. Regarding the results obtained, it can be seen that they were partially satisfactory, which was evidenced by the interdisciplinarity of the biochemistry discipline, in the books and articles analyzed. However, some problems compromised the results, such as the lack of approach in the classroom regarding these contents.
Palavras-chave: Livros didáticos
Textbooks
Biomoléculas
Biomolecules
Ciência
Science
Publicações
Publications.
CNPq: Ciências da natureza
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: FRAZÃO, Vinicios de Souza. Análise da Interdisciplinaridade de conteúdos produzidos em livros e artigos voltados ao ensino de bioquímica no ensino médio sob as orientações da BNCC, PCNs e RC. 2024, 51f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1032
Data do documento: 9-Set-2024
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