Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3302593317549578 | pt_BR |
dc.creator | FRAZÃO, Vinicios de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T12:24:29Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25 | - |
dc.date.available | 2024-10-30T12:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
dc.identifier.citation | FRAZÃO, Vinicios de Souza. Análise da Interdisciplinaridade de conteúdos produzidos em livros e artigos voltados ao ensino de bioquímica no ensino médio sob as orientações da BNCC, PCNs e RC. 2024, 51f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1032 | - |
dc.description.abstract | The study of biochemistry is extremely important within science, as it encompasses the disciplines of chemistry and biology in an interdisciplinary way. To guide the content taught, the Ministry of Education (MEC) has guiding documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), which is responsible for managing the content that is included in secondary education. The National Curricular Parameters (PCNs), which is an auxiliary document in the preparation of educational curricula and the Curricular Reference (RC), a reference document, responsible for highlighting the specific content for each state. From this context, the present work analyzed and highlighted the biochemistry contents on biomolecules, which can be taught in an interdisciplinary way between chemistry and biology in high school, emphasizing the main biomolecules: Proteins, Carbohydrates, Lipids and Nucleic acids. To this end, a qualitative analysis of the documents prepared by the MEC (BNCC, PCN and RC) was used to identify which contents were covered and which were the guidelines for their application. Based on this context, an analysis of textbooks and published articles that addressed the teaching of biochemistry was developed, identifying the content taught, the proposed methodology, interdisciplinarity and the relationship with the BNCC, the PCNs and the RC. Therefore, the work sought to demonstrate whether biochemistry content can be taught in an interdisciplinary manner, based on the guidelines contained in the BNCC, PCNs and RC. Regarding the results obtained, it can be seen that they were partially satisfactory, which was evidenced by the interdisciplinarity of the biochemistry discipline, in the books and articles analyzed. However, some problems compromised the results, such as the lack of approach in the classroom regarding these contents. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da bioquímica é de extrema importância dentro da ciência, pois a mesma, engloba as disciplinas de química e biologia de forma interdisciplinar. Para orientar os conteúdos ministrados, o Ministério da Educação (MEC) possui documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a responsável por gerir os conteúdos que estão inseridos no ensino médio; Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que é um documento auxiliar na elaboração dos currículos educacionais e do Referencial Curricular (RC), documento referencial, responsável por destacar os conteúdos específicos para cada estado. A partir desse contexto, o presente trabalho, analisou e evidenciou os conteúdos de bioquímica sobre biomoléculas, que podem ser ministrados de forma interdisciplinar entre química e biologia no ensino médio, enfatizando as principais biomoléculas: Proteínas, Carboidratos, Lipídeos e Ácidos nucleicos. Para tal, utilizou-se de uma análise qualitativa dos documentos elaborados pelo MEC (BNCC, PCN e RC) para identificar quais os conteúdos abordados e quais as orientações para sua aplicação. Baseado nesse contexto, desenvolveu-se uma análise de livros didáticos e artigos publicados que abordavam o ensino de bioquímica, identificando os conteúdos ministrados, a metodologia proposta, a interdisciplinaridade e a relação com a BNCC, os PCNs e o RC. Com isso, o trabalho buscou evidenciar se os conteúdos de bioquímica podem ser ministrados de forma interdisciplinar, a partir das orientações das diretrizes contidas na BNCC, PCNs e RC. Com relação aos resultados obtidos, percebe-se que os mesmos foram parcialmente satisfatórios, o que foi evidenciado pela interdisciplinaridade da disciplina de bioquímica, nos livros e artigos analisados. Porém, alguns problemas comprometeram os resultados, como a falta de abordagem em sala de aula em relação a esses conteúdos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícios de Souza Frazão (viniciusfra77@gmail.com) on 2024-10-21T15:33:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_ VINICIOS versão finalizada.pdf: 721614 bytes, checksum: 5b2a02109d572958fd21644eba48ec3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Vinicios Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- não precisa colocar letra maiúscula no início de todas as palavras, colocar apenas na primeira, e em nomes próprios, caso tenha; 3- faltou colocar nomes completos do autor e orientadora, iniciando pelo sobrenome em caixa alta; 4- palavras-chave, colocar uma por vez, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 5- citação, segue modelo, ex: DIAS, Iessa da Silva. Educação Ambiental no Ensino de Química: Abordado a Química Ambiental no Ensino Médio. 2024, 49f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. 6- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título LIMA (2024) - Uma revisão bibliográfica Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Sumário, os títulos das subseções: 5.4.1 e 5.4.3, a segunda linha dos títulos passaram para baixo dos números indicativos, alinhar abaixo dos demais títulos; e ainda no sumário, destacar REFERÊNCIAS; 2- referências: - subtítulo não se destaca, corrigir referência que segue: BORGES, Dayane. DNA e RNA: conceito, definição, diferenças, estrutura e função. - referência a baixo não colocar em negrito, pois o destaque está no título em caixa alta, segue: DIFERENÇA, DNA e RNA. - referência a baixo, faltou colocar virgula entre sobre nome e nome, e ainda faltou colocar um ponto entre autoria e título. Caso isso tudo, seja uma entrada por título, coloque tudo em caixa alta sem negrito, segue: KEEMIA Valgud, ARTIKLID. - referência a baixo, corrigir está autoria: JUNIOR, Álvaro Lorencini. , correto: LORENCINI JUNIOR, Álvaro. SANTOS, Letícia Gonçalves Brabilla; JUNIOR, Álvaro Lorencini. Uma abordagem interdisciplinar entre a química e a biologia com o estudo dos fósseis para o terceiro… Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-10-22T11:01:58Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícios de Souza Frazão (viniciusfra77@gmail.com) on 2024-10-23T00:42:58Z No. of bitstreams: 1 FRAZÃO(2024)- Análise da Interdisciplinaridade.docx (2).pdf: 1479202 bytes, checksum: fdec2b03404c1fcf10da1964cb2ac158 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinícios Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- Título, não precisa colocar letra maiúscula no início de todas as palavras, colocar apenas na primeira, e em nomes próprios, caso tenha; 3- colocar sobrenome do autor em caixa alta; 4- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 5- corrija sua citação, pela citação abaixo, veja o excesso de letras maiúsculas no título, seu sobre nome deve está em caixa alta segue modelo, ex: DIAS, Iessa da Silva. Educação ambiental no ensino de química: abordando a química ambiental no ensino médio. 2024, 49f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Corrigir margem superior a partir de ABSTRACT até LISTA DE FIGURAS, que está com mais de 3cm, verifique as demais folhas, pois a partir da folha 13 algumas folhas também estão com a margem acima de 3cm 2- referências: -corrigir referências a baixo: JUNIOR, Wilmo E. Francisco. Carboidratos: estrutura, propriedades e funções. Química nova na escola. n. 29, ago. 2008. correto: FRANCISCO JUNIOR, Wilmo E. Carboidratos: estrutura, propriedades e funções. Química nova na escola. n. 29, ago. 2008. NETO, Américo Moraes. Ácidos nucleicos: As moléculas da vida. [ s.l.] 2021. Disponível em: https://blog.varsomics.com/acidos-nucleicos-as-moleculas-da-vida/. Acesso em: 17 abr. 2023. correto: MORAES NETO, Américo. Ácidos nucleicos: As moléculas da vida. [ s.l.] 2021. Disponível em: https://blog.varsomics.com/acidos-nucleicos-as-moleculas-da-vida/. Acesso em: 17 abr. 2023. -revise uma a uma suas referências, para que seu trabalho tenha um excelente padrão, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-10-24T14:14:20Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícios de Souza Frazão (viniciusfra77@gmail.com) on 2024-10-25T10:50:21Z No. of bitstreams: 1 FRAZÃO(2024)- Análise da Interdisciplinaridade.docx (3).pdf: 1478495 bytes, checksum: 2f9af570375ea363fbdca21256e9fa04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Vinícios Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- referências: -corrigir referências a baixo: você corrigiu o sobrenome, mas faltou deixar corretamente em ordem alfabética, segue: MORAES NETO, Américo. Ácidos nucleicos: As moléculas da vida. [ s.l.] 2021. Disponível em: https://blog.varsomics.com/acidos-nucleicos-as-moleculas-da-vida/. Acesso em: 17 abr. 2023. -revise uma a uma suas referências, para que seu trabalho tenha um excelente padrão, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-10-29T14:58:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vinícios de Souza Frazão (viniciusfra77@gmail.com) on 2024-10-30T11:03:34Z No. of bitstreams: 1 FRAZÃO(2024)- Análise da Interdisciplinaridade (3) (3).pdf: 717626 bytes, checksum: 086fd8b408238feabf15ab0807e31031 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-10-30T12:24:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRAZÃO(2024)- Análise da Interdisciplinaridade (3) (3).pdf: 717626 bytes, checksum: 086fd8b408238feabf15ab0807e31031 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-30T12:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRAZÃO(2024)- Análise da Interdisciplinaridade (3) (3).pdf: 717626 bytes, checksum: 086fd8b408238feabf15ab0807e31031 (MD5) Previous issue date: 2024-09-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Biomoléculas | pt_BR |
dc.subject | Biomolecules | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Publicações | pt_BR |
dc.subject | Publications. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.title | Análise da Interdisciplinaridade de conteúdos produzidos em livros e artigos voltados ao ensino de bioquímica no ensino médio sob as orientações da BNCC, PCNs e RC | pt_BR |
dc.title.alternative | Bioquímica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRAZÃO (2024) - Análise da Interdisciplinaridade de conteúdos.pdf | 700,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons