Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1018
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Abordagens educacionais em Ciências Naturais: revisão de artigos em periódicos do Amapá
Autor(es): BRITO, Meiriane da Silva
Primeiro Orientador: ALMEIDA, David Figueiredo de
Resumo: As metodologias alternativas são implementadas no ambiente escolar, seja para suprir a ausência de um laboratório de ciências ou como uma alternativa que possa expor os alunos a um modelo de ensino diferente do modelo tradicional. O estudo das Ciências da Natureza é essencial para o desenvolvimento do pensamento lógico e da compreensão da realidade natural e tecnológica. Este estudo bibliográfico examina as principais abordagens publicadas pelos periódicos amapaenses para o ensino de ciências naturais de 2016 a 2023. Os resultados destacam a viabilidade e a eficácia das metodologias alternativas, como modelos didáticos, coleções didáticas, jogos lúdicos, entre outros, na promoção de uma aprendizagem dinâmica e participativa para os alunos. Essas abordagens oferecem uma alternativa valiosa ao modelo tradicional de ensino, incentivando a autonomia, a curiosidade e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.
Abstract: Alternative methodologies are implemented in the school environment, either to compensate for the absence of a science laboratory or as an alternative that can expose students to a different teaching model from the traditional one. The study of Natural Sciences is essential for the development of logical thinking and understanding of the natural and technological reality. This bibliographic study examines the main approaches published by Amapá periodicals for teaching natural sciences from 2016 to 2023. The results highlight the feasibility and effectiveness of alternative methodologies, such as didactic models, didactic collections, ludic games, among others, in promoting dynamic and participatory learning for students. These approaches offer a valuable alternative to the traditional teaching model, encouraging autonomy, curiosity, and active student participation in the learning process
Palavras-chave: Ensino
Ciências Naturais
Education
Natural Sciences
Metodologias Alternativas
Alternative Methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BRITO, Meiriane da Silva. Abordagens educacionais em Ciências Naturais: revisão de artigos em periódicos do Amapá. 2024. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1018
Data do documento: 19-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO (2024) - Abordagens Educacionais em ciências.pdf375,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons