Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044087370606163pt_BR
dc.creatorBRITO, Meiriane da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-04T14:09:19Z-
dc.date.available2024-10-04-
dc.date.available2024-10-04T14:09:19Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationBRITO, Meiriane da Silva. Abordagens educacionais em Ciências Naturais: revisão de artigos em periódicos do Amapá. 2024. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1018-
dc.description.abstractAlternative methodologies are implemented in the school environment, either to compensate for the absence of a science laboratory or as an alternative that can expose students to a different teaching model from the traditional one. The study of Natural Sciences is essential for the development of logical thinking and understanding of the natural and technological reality. This bibliographic study examines the main approaches published by Amapá periodicals for teaching natural sciences from 2016 to 2023. The results highlight the feasibility and effectiveness of alternative methodologies, such as didactic models, didactic collections, ludic games, among others, in promoting dynamic and participatory learning for students. These approaches offer a valuable alternative to the traditional teaching model, encouraging autonomy, curiosity, and active student participation in the learning processpt_BR
dc.description.resumoAs metodologias alternativas são implementadas no ambiente escolar, seja para suprir a ausência de um laboratório de ciências ou como uma alternativa que possa expor os alunos a um modelo de ensino diferente do modelo tradicional. O estudo das Ciências da Natureza é essencial para o desenvolvimento do pensamento lógico e da compreensão da realidade natural e tecnológica. Este estudo bibliográfico examina as principais abordagens publicadas pelos periódicos amapaenses para o ensino de ciências naturais de 2016 a 2023. Os resultados destacam a viabilidade e a eficácia das metodologias alternativas, como modelos didáticos, coleções didáticas, jogos lúdicos, entre outros, na promoção de uma aprendizagem dinâmica e participativa para os alunos. Essas abordagens oferecem uma alternativa valiosa ao modelo tradicional de ensino, incentivando a autonomia, a curiosidade e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MEIRIANE BRITO (meiriibritoo@gmail.com) on 2024-10-04T13:48:07Z No. of bitstreams: 1 BRITO (2024) - Abordagens Educacionais em.pdf: 384046 bytes, checksum: ed2d4f157859bc659ca50e4803900b79 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-10-04T14:09:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITO (2024) - Abordagens Educacionais em.pdf: 384046 bytes, checksum: ed2d4f157859bc659ca50e4803900b79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-04T14:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRITO (2024) - Abordagens Educacionais em.pdf: 384046 bytes, checksum: ed2d4f157859bc659ca50e4803900b79 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectMetodologias Alternativaspt_BR
dc.subjectAlternative Methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAbordagens educacionais em Ciências Naturais: revisão de artigos em periódicos do Amapápt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO (2024) - Abordagens Educacionais em ciências.pdf375,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons