Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Estratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Active strategies in science textbooks for the 7th year of elementary education |
Autor(es): | SERRÃO, Ocilene Soares dos Santos |
Primeiro Orientador: | ALMEIDA, David Figueiredo de |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as estratégias ativas presentes nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos livros didáticos “Companhia das Ciências” e “Ciências Naturais- Aprendendo com o cotidiano”, destinados a esse nível de ensino, juntamente com uma revisão da literatura sobre os principais teóricos que discutem estratégias ativas. A análise revela uma variedade de estratégias que podem ser incorporadas ao ensino de ciências. Contudo, é importante avaliar essas estratégias em relação às suas metodologias. Embora o uso do livro didático não seja obrigatório, ele ainda representa uma ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizado. Portanto, é fundamental que os livros didáticos de ciências incorporem estratégias ativas que estimulem o protagonismo dos alunos e atendam aos diferentes estilos de aprendizagem. |
Abstract: | The objective of this article is to analyze the active strategies present in science textbooks for the 7th year of elementary school. To this end, a bibliographical research was carried out in the textbooks “Companhia das Ciências” and “Ciências Naturais- Aprendindo com o everyday”, intended for this level of education, together with a review of the literature on the main theorists who discuss active strategies. The analysis reveals a variety of strategies that can be incorporated into science teaching. However, it is important to evaluate these strategies in relation to their methodologies. Although the use of the textbook is not mandatory, it still represents a significant tool in the teaching and learning process. Therefore, it is essential that science textbooks incorporate active strategies that encourage student protagonism and meet different learning styles. |
Palavras-chave: | aprendizado literatura metodologias protagonismo apprenticeship literature methodology protagonism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SERRÃO, Ocilene Soares dos Santos. Estratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. 2024.15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001 |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SERRÃO (2024) - Estratégias ativas nos livros.pdf | SERRÂO (2024) - Estratégias ativas nos livros | 608,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons