Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044087370606163id=K4231734D6pt_BR
dc.creatorSERRÃO, Ocilene Soares dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8027079543761375pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T14:27:57Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T14:27:57Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationSERRÃO, Ocilene Soares dos Santos. Estratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. 2024.15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001-
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze the active strategies present in science textbooks for the 7th year of elementary school. To this end, a bibliographical research was carried out in the textbooks “Companhia das Ciências” and “Ciências Naturais- Aprendindo com o everyday”, intended for this level of education, together with a review of the literature on the main theorists who discuss active strategies. The analysis reveals a variety of strategies that can be incorporated into science teaching. However, it is important to evaluate these strategies in relation to their methodologies. Although the use of the textbook is not mandatory, it still represents a significant tool in the teaching and learning process. Therefore, it is essential that science textbooks incorporate active strategies that encourage student protagonism and meet different learning styles.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar as estratégias ativas presentes nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos livros didáticos “Companhia das Ciências” e “Ciências Naturais- Aprendendo com o cotidiano”, destinados a esse nível de ensino, juntamente com uma revisão da literatura sobre os principais teóricos que discutem estratégias ativas. A análise revela uma variedade de estratégias que podem ser incorporadas ao ensino de ciências. Contudo, é importante avaliar essas estratégias em relação às suas metodologias. Embora o uso do livro didático não seja obrigatório, ele ainda representa uma ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizado. Portanto, é fundamental que os livros didáticos de ciências incorporem estratégias ativas que estimulem o protagonismo dos alunos e atendam aos diferentes estilos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-05-22T23:07:15Z No. of bitstreams: 1 SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos livros.pdf: 717534 bytes, checksum: e2af7ae8d02b5584c0a8fd5946b25dd0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Ocilene Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Corrigir tipo de trabalho, no deposito colocar Artigo Acadêmico Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- colocar número 1 no título, acrescentar uma nota de rodapé para informar a submissão do artigo acadêmico, deve-se mencionar que o artigo está sendo apresentado ao Instituto Federal do Amapá como requisito para a obtenção de um determinado título, ver folhas 56/57 do Guia; 2- substituir: SUMMARY por ABSTRACT; 3- colocar seções e subseções à margem esquerda; 4- referências: - subtítulo NÃO se destaca - corrigir edição: (verificar todas) 5° edição, correto: 5.ed. 3º edição, correto: 3.ed. - retirar sublinhados dos links, de obras consultadas em meio eletrônico; - corrigir data de acesso de referências em meio eletrônico: (verificar todas) Acesso em 20 de Dezembro de 2023. , correto: Acesso em: 20 dez. 2023. - NÃO se coloca mais traço _________ como repetição de autoria, deve-se colocar o sobrenome; - veja modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-07-02T11:25:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-07-24T18:16:05Z No. of bitstreams: 1 SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos livros.pdf: 621727 bytes, checksum: 43b3a01c781d0749684a6cd4644a6031 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Suelen Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial: O documento em PDF deve estar da seguinte forma: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título. BELLUZZO, Regina Célia Baptista, FARIAS, Gabriela (coloque ; entre os autores) CANTO, Eduardo Leite do. Ciências (Para livro o negrito é para o título, para revista o negrito é no nome do periódico. Faça as altereções) CAMARGO, Fausto; DAROS, (retire o negrito do subtítulo) CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO (retire o negrito do subtítulo) CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio (subtítulo deve estar todo em minúsculo) NATEL, Maria Cristina, TARCIA, Rita Maria Lino (coloque ; entre os autores e no caso de revista apenas o Título dela é que deve estar em negrito) PAGEL, Ualas Raach; CAMPOS, Luana Morati; BATITUCCI ( apenas o título da revista deve estar em negrito) PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira, PARENTE, José ( apenas o título da revista deve estar em negrito) ROCHA, Carlos José Trindade; FARIAS, Sidilene ( apenas o título da revista deve estar em negrito) Refaça todas as referências de revistas, deixando em negrito apenas o título do periódico. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-07-25T15:18:28Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-08-03T15:46:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-08-06T14:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-06T14:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectaprendizadopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectmetodologiaspt_BR
dc.subjectprotagonismopt_BR
dc.subjectapprenticeshippt_BR
dc.subjectliteraturept_BR
dc.subjectmethodologypt_BR
dc.subjectprotagonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeActive strategies in science textbooks for the 7th year of elementary educationpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERRÃO (2024) - Estratégias ativas nos livros.pdfSERRÂO (2024) - Estratégias ativas nos livros608,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons