Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, David Figueiredo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1044087370606163id=K4231734D6 | pt_BR |
dc.creator | SERRÃO, Ocilene Soares dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8027079543761375 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T14:27:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06 | - |
dc.date.available | 2024-08-06T14:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SERRÃO, Ocilene Soares dos Santos. Estratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. 2024.15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1001 | - |
dc.description.abstract | The objective of this article is to analyze the active strategies present in science textbooks for the 7th year of elementary school. To this end, a bibliographical research was carried out in the textbooks “Companhia das Ciências” and “Ciências Naturais- Aprendindo com o everyday”, intended for this level of education, together with a review of the literature on the main theorists who discuss active strategies. The analysis reveals a variety of strategies that can be incorporated into science teaching. However, it is important to evaluate these strategies in relation to their methodologies. Although the use of the textbook is not mandatory, it still represents a significant tool in the teaching and learning process. Therefore, it is essential that science textbooks incorporate active strategies that encourage student protagonism and meet different learning styles. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é analisar as estratégias ativas presentes nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos livros didáticos “Companhia das Ciências” e “Ciências Naturais- Aprendendo com o cotidiano”, destinados a esse nível de ensino, juntamente com uma revisão da literatura sobre os principais teóricos que discutem estratégias ativas. A análise revela uma variedade de estratégias que podem ser incorporadas ao ensino de ciências. Contudo, é importante avaliar essas estratégias em relação às suas metodologias. Embora o uso do livro didático não seja obrigatório, ele ainda representa uma ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizado. Portanto, é fundamental que os livros didáticos de ciências incorporem estratégias ativas que estimulem o protagonismo dos alunos e atendam aos diferentes estilos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-05-22T23:07:15Z No. of bitstreams: 1 SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos livros.pdf: 717534 bytes, checksum: e2af7ae8d02b5584c0a8fd5946b25dd0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Ocilene Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Corrigir tipo de trabalho, no deposito colocar Artigo Acadêmico Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- colocar número 1 no título, acrescentar uma nota de rodapé para informar a submissão do artigo acadêmico, deve-se mencionar que o artigo está sendo apresentado ao Instituto Federal do Amapá como requisito para a obtenção de um determinado título, ver folhas 56/57 do Guia; 2- substituir: SUMMARY por ABSTRACT; 3- colocar seções e subseções à margem esquerda; 4- referências: - subtítulo NÃO se destaca - corrigir edição: (verificar todas) 5° edição, correto: 5.ed. 3º edição, correto: 3.ed. - retirar sublinhados dos links, de obras consultadas em meio eletrônico; - corrigir data de acesso de referências em meio eletrônico: (verificar todas) Acesso em 20 de Dezembro de 2023. , correto: Acesso em: 20 dez. 2023. - NÃO se coloca mais traço _________ como repetição de autoria, deve-se colocar o sobrenome; - veja modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-07-02T11:25:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-07-24T18:16:05Z No. of bitstreams: 1 SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos livros.pdf: 621727 bytes, checksum: 43b3a01c781d0749684a6cd4644a6031 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Suelen Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial: O documento em PDF deve estar da seguinte forma: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título. BELLUZZO, Regina Célia Baptista, FARIAS, Gabriela (coloque ; entre os autores) CANTO, Eduardo Leite do. Ciências (Para livro o negrito é para o título, para revista o negrito é no nome do periódico. Faça as altereções) CAMARGO, Fausto; DAROS, (retire o negrito do subtítulo) CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO (retire o negrito do subtítulo) CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio (subtítulo deve estar todo em minúsculo) NATEL, Maria Cristina, TARCIA, Rita Maria Lino (coloque ; entre os autores e no caso de revista apenas o Título dela é que deve estar em negrito) PAGEL, Ualas Raach; CAMPOS, Luana Morati; BATITUCCI ( apenas o título da revista deve estar em negrito) PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira, PARENTE, José ( apenas o título da revista deve estar em negrito) ROCHA, Carlos José Trindade; FARIAS, Sidilene ( apenas o título da revista deve estar em negrito) Refaça todas as referências de revistas, deixando em negrito apenas o título do periódico. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-07-25T15:18:28Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by OCILENE SERRÃO (ocilene.soares@hotmail.com) on 2024-08-03T15:46:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-08-06T14:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-06T14:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SERRÃO (2024) -Estratégias ativas nos.pdf: 623069 bytes, checksum: 880af69dfe652ece5f1389ef05a4d9d6 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | aprendizado | pt_BR |
dc.subject | literatura | pt_BR |
dc.subject | metodologias | pt_BR |
dc.subject | protagonismo | pt_BR |
dc.subject | apprenticeship | pt_BR |
dc.subject | literature | pt_BR |
dc.subject | methodology | pt_BR |
dc.subject | protagonism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Estratégias ativas nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Active strategies in science textbooks for the 7th year of elementary education | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SERRÃO (2024) - Estratégias ativas nos livros.pdf | SERRÂO (2024) - Estratégias ativas nos livros | 608,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons