Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/713
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Aprendizagem ativa com aplicativo de matemática em libras
Autor(es): PANTOJA, Almir Elison Rodrigues
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GOMES, Jeondson Costa
Resumo: A aprendizagem pode ser entendida como um processo de construção de conhecimento através da experiência do fazer. Diante disso, este estudo tem como principal objetivo conduzir o desenvolvimento do aprendizado de alunos surdos em processo de alfabetização através de ações educativas de aprendizagem ativa nas quatro operações básicas da matemática com uso do aplicativo CálcLibras e contribuir para a educação da comunidade surda. Para isso, optou-se por utilizar abordagem qualitativa, classificação de pesquisa aplicada e fundamentação por meio de pesquisa bibliográfica. O estudo foi dirigido a duas pessoas, um surdo e um ouvinte com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e verificou-se que ambos foram apreciadores do aplicativo, no qual fizeram colocações que foram importantes para a implementação da atual e próximas versões do CálcLibras. O resultado: O aplicativo foi avaliado por dois participantes e mostrou-se que a aprendizagem ativa, bem como as tecnologias digitais ganharam mais espaço e apreciação quando entendidas como parte importante do processo de construção do conhecimento com participação ativa e protagonismo do aluno surdo.
Abstract: Learning can be understood as a process of knowledge construction through the experience of doing. Therefore, this study has as main objective to conduct the learning development of deaf students in the literacy process through educational actions of active learning in the four basic operations of mathematics using the CálcLibras application and contribute to the education of the deaf community. For this, it was chosen to use a qualitative approach, classification of applied research and substantiation through bibliographic research. The study was addressed to two people, a deaf and a listener with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and it was found that both were appreciative of the application, in which they made statements that were important for the implementation of the current and next versions of CálcLibras. The result showed that active learning, as well the digital technologies gained more space and appreciation when understood as an important part of the knowledge construction process with active participation and protagonism of the deaf student.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Comunidade surda
Matemática básica - libras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: PANTOJA, Almir Elison Rodrigues. Aprendizagem ativa com aplicativo de matemática em libras. 2022. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP,
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/713
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANTOJA (2022) - Aprendizagem ativa com aplicativo.pdf452,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons