Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/451
Tipo: Dissertação
Título: A mídia podcast como instrumento de divulgação científica da educação profissional e tecnológica brasileira
Autor(es): RAMOS, Rogério Luiz da Silva
Primeiro Orientador: DIAS, Claudio Alberto Gellis de Mattos
Resumo: Adotada a partir da premissa do distanciamento entre a comunidade científica e as pessoas em geral, ao longo dos tempos, a Divulgação Científica vem se apresentando como uma alternativa na construção do conhecimento do grande público. Assim, com a difusão comercial da Internet, esse esforço comunicativo encontra maior espaço para se desenvolver. Dentro desse contexto e, frente às possibilidades atuais, o presente trabalho seleciona a mídia podcast como ferramenta para a popularização da cientificidade de seu objeto central, a Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Para tanto, tem como objetivo investigar a penetração da divulgação científica da EPT nacional via mídia podcast por meio do EPTCast, um Produto Educacional desenvolvido ao longo do ProfEPT ofertado pelo IFAP, Campus Santana. Baseado nos direcionamentos da área de concentração Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, a base teórica dessa pesquisa expõe entendimentos de 03 áreas do conhecimento: Divulgação Científica, Comunicação Digital e Educação Profissional e Tecnológica. Em seus aspectos metodológicos, esse se configura como uma pesquisa quanti-qualitativa que teve como locus a conta EPTCast na plataforma Anchor.fm, espaço virtual de hospedagem e distribuição de arquivos em áudio. Os resultados mostram que os maiores números de acessos são provenientes dos episódios com temas específicos à EPT brasileira. Sobre seu alcance, 93, 16% da audiência é oriunda do Brasil, e o restante encontra-se distribuído em outros 12 países. No que se refere à distribuição nacional, a sequência da maior para a menor Região em número de acesso foi Norte, Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Sobre as ferramentas digitais, as 03 opções individuais mais empregadas foram o Spotify, o Google Podcasts e o Castbox, e os dispositivos com o sistema operacional Android foram os mais utilizados para o acesso aos episódios. As faixas etárias que mais consumiram o conteúdo do EPTCast foram de 18 até 22 e 35 até 44 anos de idade. A respeito dos gêneros, o Masculino se apresentou como 50% do público ouvinte, o Feminino 42% e Outros 8%. As considerações expõem que, dado os seus resultados, essa pesquisa se mostra como bem sucedida e, o que se deseja a partir daqui, é que essa seja uma ferramenta de apoio a outras iniciativas de popularização da EPT no Brasil.
Abstract: Adopted from the premise of the distance between the scientific community and people in general, over time, Scientific Divulgation has been presented as an alternative for the construction of knowledge for the general public. Thus, with the commercial diffusion of the Internet, this communicative effort finds greater space to develop. Within this context and, given the current possibilities, the present work selects the media podcast as a tool for the popularization of the scientificity of its central object, the Brazilian Professional and Technological Education. Thus, it aims to investigate the penetration of scientific divulgation of EPT in Brazil via podcasting through EPTCast, an Educational Product developed along the ProfEPT offered by IFAP, Campus Santana. Based on the directions of the concentration area Organizations and Memories of Pedagogical Spaces at EPT, the theoretical basis of this research exposes understandings of 03 areas of knowledge: Scientific Divulgation, Digital Communication, and Professional and Technological Education. In its methodological aspects, it is configured as quantitative-qualitative research that has the EPTCast account on the Anchor.fm platform as locus, a virtual space for hosting and distributing audio files. The results show that the highest numbers of hits come from episodes with themes specific to the Brazilian EPT. Regarding its reach, 93. 16% of the audience comes from Brazil, and the other part is distributed in 12 more countries. Concerning national distribution accesses, the sequence from the largest to the smallest Region in terms of accesses was North, Southeast, Northeast, South, and Midwest. Regarding digital tools, the 03 most used individual options were Spotify, Google Podcasts, and Castbox, and devices with the Android operating system were the most used to access the episodes. The age groups that most consumed the EPTCast content were 18 to 22 and 35 to 44 years of age. Regarding the genres, Males presented themselves as 50% of the listening public, Females 42%, and Others 8%. The considerations show that, given its results, this research proves to be successful and what is desired from here on is that this became a tool to support other EPT popularization initiatives in Brazil.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Divulgação científica
Podcast
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: RAMOS, Rogério Luiz da Silva. A mídia podcast como instrumento de divulgação científica da educação profissional e tecnológica brasileira. 2021. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/451
Data do documento: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS (2021) - Podcast para Divulgação Científica da EPT.pdf741,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons