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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O ensino da constituição federal no âmbito do ensino médio integralizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
Título(s) alternativo(s): The teaching of the federal constitution in the framework of integralized high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP)
Autor(es): COSTA, Pedro Henrique Maia
Primeiro Orientador: MATTOS DIAS, Claudio Alberto Gellis de
Resumo: Nossa Constituição Federal de 1988 colocou a Educação como um Direito Fundamental no rol dos direitos sociais. Uma das finalidades da Educação, é assegurar e preparar o aluno para o exercício do cidadão. As propostas em destaque não têm a finalidade de formar um bacharel em direito, mas sim, um cidadão consciente, que reconheça seus direitos e deveres básicos perante a sociedade e o Estado. O objetivo desta pesquisa é verificar a real possibilidade da introdução do estudo da Constituição Federal (CF) no IFAP, tendo como alicerce o conhecimento desses estudantes sobre noções básicas acerca da Constituição Federal. Foram utilizados questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas, de caráter dissertativo e outras de caráter objetivo, aplicados no mês de janeiro de 2018 para os participantes envolvidos, com o auxílio do Google Forms. O Ensino Médio brasileiro, examinado a partir de um recorte pontual no curso técnico em edificações na forma integralizada do IFAP, campus Macapá, não consegue cumprir o que preconiza a CF e a LDB de acordo com o resultado do questionário aplicado aos estudantes. Este Ensino ocupa um lugar privilegiado na formação educacional brasileira, entre o fundamental e o superior. Os alunos demonstram estar entusiasmados com a possibilidade de implementação do ensino de Noções Básicas a CF no curso técnico em edificações no IFAP, campus Macapá, mesmo que de forma optativa.
Abstract: Our Federal Constitution of 1988 placed Education as a Fundamental Right in the list of social rights. One of the purposes of Education is to ensure and prepare the student for the exercise of the citizen. The proposals highlighted do not have the purpose of forming a bachelor’s degree in law, but rather a conscious citizen, who recognizes his basic rights and duties before society and the State. The objective of this research is to verify the real possibility of introducing the study of the Federal Constitution (CF) in the IFAP, based on the knowledge of these students about basic understandings about the Federal Constitution. Structured questionnaires were used with closed and open questions, of a dissertation character and others of objective character, applied in January 2018 to the participants involved, with the help of Google Forms. The Brazilian High School, examined from a punctual cut in the technical course in buildings in the integralized form of the IFAP, Macapá campus, cannot comply with the recommendations of the CF and the LDB according to the result of the questionnaire applied to the students. This teaching occupies a privileged place in the Brazilian educational formation, between the elementary and the higher. Students show to be enthusiastic about the possibility of implementing basic scans in the technical course in buildings at IFAP, Macapá campus, even if optionally.
Palavras-chave: Ensino médio - IFAP
Ensino técnico - IFAP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Citação: COSTA, Pedro Henrique Maia. O ensino da constituição federal no âmbito do ensino médio integralizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). 2021. 15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/416
Data do documento: 11-Mai-2021
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