Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/406
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Aula temática como proposição metodológica no ensino de química usando os flavedos da citrus sinensis para obter óleo essencial
Título(s) alternativo(s): Temathic class as method proposal on chemical teaching using citrus sinensis flavedo to extract essential oil
Autor(es): UBAIARA, Amanda Rachel Conceição
Primeiro Orientador: VERAS, Moacir Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BRITO, Jefferson Almeida de
Resumo: O artigo discute as inúmeras dificuldades que os alunos enfrentam em compreender conceitos químicos, pois a disciplina é vista como difícil e abstrata sem o diálogo com a prática. Assim, a problemática observada no contexto escolar gira em torno da assimilação das práticas literoconservadoras com a ausência de atividades práticas em aulas no cotidiano. Os alunos ao questionar quais as contribuições de proporcionar ferramentas metodológicas, por meio de oficinas temáticas, nas atividades práticas para o ensino de química nas escolas públicas se pode notar a auxência por falta de recursos. Dessa forma, o objetivo do estudo é apresentar uma metodologia de ensino por meio de oficina temática combinada com atividades experimentais realizadas pelos próprios aprendizes. A metodologia utilizada fundamentou-se no paradigma qualitativo com o método descritivo/explicativo que se realizou como experimento na oficina temática a extração do Óleo Essencial do Flavedo Citrus Sinensis (OEFCS)como forma de reaproveitamento, com adequação a utilização de materiais alternativos. Os resultados mostram que os alunos tiveram uma maior compreensão dos conceitos químicos, por meio de novas descobertas a respeito da temática e que construíram uma relação com seu cotidiano tornando-o relevante. Também se mostraram motivados e envolvidos durante a oficina temática, dando significação ao seu aprendizado na construção do seu próprio conhecimento dos conceitos químicos estudados no ensino médio, como métodos de separação de misturas envolvidos no processo.
Abstract: The article discusses the countless difficulties that students face in understanding chemical concepts, as the discipline is seen as difficult and abstract without dialogue with practice. Thus, the problem observed in the school context revolves around the assimilation of literary-conservative practices with the absence of practical activities in daily classes. When questioning the contributions of providing methodological tools, through thematic workshops, in practical activities for teaching chemistry in public schools, one can notice the help due to lack of resources. Thus, the objective of the study is to present a teaching methodology through a thematic workshop combined with experimental activities carrie out by the apprentices themselves. The methodology used was based on the qualitative paradigm with the descriptive / explanatory method that was carried out as an experiment in the thematic workshop the extraction of the Essential Oil from the Citrus Sinensis Flavedo (EOCSF) as a way of reuse, with adequacy the use of alternative materials. The results show that students had a greater understanding of chemical concepts, through new discoveries about the theme and that they built a relationship with their daily lives making it relevant. They were also shown to be motivated and involved during the thematic workshop, giving meaning to their learning in the construction of their own knowledge of the chemical concepts studied in high school, as methods of separating mixtures involved in the process.
Palavras-chave: Ensino de química
Extração por hidrodestilação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citação: UBAIARA, Amanda Rachel Conceição. Aula temática como proposição metodológica no ensino de química usando os flavedos da citrus sinensis para obter óleo essencial. 2021. 16f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/406
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UBAIARA(2021) Aulas Temáticas como Proposição.pdf831,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons