Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/404
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Tecnologias educacionais como recurso pedagógico em tempos de covid-19
Título(s) alternativo(s): Educational technologies as a pedagogical resource in covid-19 times
Autor(es): LIMA, Rosana do Socorro Campos
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes
Resumo: O início do século XXI a humanidade foi surpreendida pela pandemia desencadeada pela Covid-19 e foi necessária a mudança de comportamento em todos os seguimentos, inclusive educacional. Exigiu-se de educadores habilidades com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o qual passou a fazer uso cotidianamente na realidade em que se enfrenta a pandemia. Este artigo analisa processo de mediação do ensino e da aprendizagem remota através de tecnologias educacionais. Para tanto, toma-se como referencial teórico principal Moran (2018), Cordeiro (2020) e Matias et al (2020). Este trabalho possui abordagem quali-quantitativa, e define-se como pesquisa aplicada exploratória o qual evidencia as possibilidades de estratégias de aprendizagem por intermédio das tecnologias digitais. São sujeitos da pesquisa professores e alunos de uma universidade Estadual do Amapá de um curso específico os quais responderam questionário com perguntas abertas e fechadas. Constata-se que a falta de infraestrutura para a realização das atividades são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas, contudo, o meio digital, oferece inúmeros recursos eficazes de mediação remota para uso educacional, saber utilizar e manusear passa a ser fator imprescindível nos tempos atuais.
Abstract: At the beginning of the 21st century, humanity was surprised by the pandemic unleashed by Covid-19 and it was necessary to change behavior in all segments, including education. Educators were required to have skills with Digital Information and Communication Technologies (TDIC), which started to be used daily in the reality in which the pandemic is facing. This article analyzes the process of mediation of teaching and remote learning through educational technologies. Therefore, Moran (2018), Cordeiro (2020) and Matias et al (2020) are taken as the main theoretical framework. This work has a qualitative and quantitative approach, and is defined as applied exploratory research which highlights the possibilities of learning strategies through digital technologies. Research subjects are professors and students from a state university in Amapá of a specific course who answered a questionnaire with open and closed questions. It appears that the lack of infrastructure to carry out the activities are the elements identified as major obstacles in the success of remote classes, however, the digital medium, offers numerous effective remote mediation resources for educational use, knowing how to use and handle becomes indispensable factor in the present times.
Palavras-chave: Tecnologias educacionais
Ensino remoto - pandemia
Recurso pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: LIMA, Rosana do Socorro Campos. Tecnologias educacionais como recurso pedagógico em tempos de covid-19. 2021. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/404
Data do documento: 15-Abr-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA (2021) Tecnologias Educacionais como Recurso.pdf595,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons