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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Avaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Evaluation and self-evaluation of game accessible to people with visual disabilities
Autor(es): CÔRTES, André Luis da Silva e Silva
Primeiro Orientador: FREIRE, André Luiz da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco
Resumo: Há alguns anos a sociedade busca empenhar-se em uma perspectiva de acesso à todos, vivenciando transformações às necessidades específicas da população. Dentro desta perspectiva elaborou-se um aplicativo denominado Jogo da Memória para Cegos. O presente artigo objetivou analisar as percepções dos discentes sobre a aplicação, analisando suas funcionalidades, navegação, diálogo, entre outras percepções, gerando uma avaliação do jogo. A investigação tratar-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário aos participantes, posteriomente esses dados foram organizados e categorizados e, por fim, ocorreu a análise e discussão das informações com base no referencial teórico. Os resultados demostraram satisfação em jogar e a principal dificuldade encontrada no teste, foi o fato da aplicação ter sido desenvolvido apenas para o sistema Android. Conclui-se que os jogos podem facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência visual.
Abstract: For some years now, society has sought to strive for a perspective of access to all, experiencing changes in the specific needs of the population. Within this perspective, an application called the Memory Game for the Blind was developed. This article aimed to analyze the students' perceptions about the application, analyzing its functionalities, navigation, dialogue, among other perceptions, generating an evaluation of the game. The investigation is a case study with a qualitative and quantitative approach. A questionnaire was applied to the participants, afterwards these data were organized and categorized and, finally, the information was analyzed and discussed based on the theoretical framework. The results showed satisfaction in playing and the main difficulty found in the test was the fact that the application was developed only for the Android system. It is concluded that the games can facilitate the learning of students with visual impairment.
Palavras-chave: Jogos pedagógicos - avaliação
Educação especial
Tecnologia assistiva - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: CÔRTES, André Luis da Silva e Silva. Avaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visual. 2021. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/396
Data do documento: 14-Abr-2021
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