Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/389
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica
Título(s) alternativo(s): Inclusion of technological tools in the practice of the teacher and digital learning: conception of teachers of basic education
Autor(es): FAVACHO, Audiléia de Matos
GONÇALVES, Davane Greice Brazão
ALMEIDA, Helysângela Gomes de
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa
Resumo: No contexto da educação tecnológica e da definição das ferramentas tecnológicas na prática pedagógica do professor, esse estudo se caracteriza como elemento importante e basilar no processo de aprendizagem, como tal, esse texto tem como objetivo analisar a concepção dos professores sobre a inclusão das ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas em sala de aula e compreender como as ferramentas tecnológicas são incluídas na prática dos professores bem como sua eficácia e reflexos na aprendizagem dos alunos. A discussão proposta neste estudo resulta de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de aplicação de questionário online em virtude da pandemia SARS-CoV-2, Covid 19, tendo como sujeitos 10 professores que ministram aulas em escolas públicas na cidade de Macapá. Para análise dos dados utilizou-se da análise de texto com abordagem discursiva. Os resultados apontam que os professores utilizam as ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas mesmo diante de tantas dificuldades encontradas nas escolas onde desenvolvem seus trabalhos educativos.
Abstract: The research entitled Inclusion of Technologies in Teacher Practice and Digital Learning: What do basic education teachers think? It will present results obtained on sals for practical actions of teachers of basic education in view of the inclusion of technologies in the teaching process, so it was opted for teaching professionals from the public network, teaching in basic education in the municipality of Macapá. The general objective focuses on understanding teaching actions in the face of new technologies in student learning in basic education. O observe teachers in the classroom expressing about their difficulties in teaching their classes in view of the insertion of technology in pedagogical practice and how much these changes influenced new practices. Also aiming at digital educational inclusion with tools that enable a new activity, and to demand mastery, training and new methodologies.
Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas
Tecnologias móveis
Aprendizagem digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática - Parfor
Citação: FAVACHO, Audiléia de Matos; GONÇALVES, Davane Greice Brazão; ALMEIDA, Helysângela Gomes de. Inclusão das ferramentas tecnológicas na prática do professor e a aprendizagem digital: concepção dos professores da educação básica. 2021. 18f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/389
Data do documento: 5-Fev-2021
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAVACHO; GONÇALVES; ALMEIDA (2021) Inclusão das ferramentas tecnológicas.pdf230,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons