Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CAMBRAIA, Maria Izabel de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps//orcid.org/0000-0001-7493-9596pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps//lattes.cnpq.br/1941207358529572pt_BR
dc.creatorMORAES FILHO, Augusto Acácio Borges de-
dc.creatorDUARTE, José Roberto Mendes-
dc.creatorSANTOS, Maria Raimunda Silva dos-
dc.date.accessioned2021-08-24T14:03:31Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T14:03:31Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationMORAES FILHO, Augusto Acácio Borges de; DUARTE, José Roberto Mendes; SANTOS, Maria Raimunda Silva dos. A importância das tecnologias da informação e comunicação na educação infantil. 2021. 20f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/388-
dc.description.abstractCurrently, the use of information and communication technologies has increased among children, being used in their family and school environment, acquiring a more concrete dimension in their daily lives and learning, requiring educators to know the importance and influence that these resources have in the lives of these children, so that when applied, it will have positive effects on the cognitive, social and emotional spheres of their students. The aim of this study was to demonstrate the importance of communication and information technologies in early childhood education. The methodology was based on bibliographic research, carried out in the database of google books and google academic. In the results, thirteen studies were evaluated, including books, articles and master's thesis, published in the period from 2015 to 2020, having as main category the information and communication technologies in early childhood education, they pointed out that these tools are effective as pedagogical practice in early childhood education, as children, when participating in technological activities, incorporate new content and develop skills in a more meaningful way, it being possible to conclude that these resources can improve and transform the teaching-learning process and empower students to the challenges of the real world.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente o uso das tecnologias da informação e comunicação tem aumentado entre as crianças, sendo utilizada no seu ambiente familiar e escolar, adquirindo uma dimensão mais concreta no seu cotidiano e na aprendizagem, exigindo dos educadores que conheçam a importância e a influência que esses recursos exercem na vida dessas crianças, para que ao aplicá-lo, este provoque efeitos positivos na esfera cognitiva, social e emocional dos seus alunos. O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância das tecnologias de comunicação e informação na educação infantil. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica, realizada na base de dados do google livros e google acadêmico. Nos resultados foram avaliados treze estudos, entre livros, artigos e dissertação de mestrado, publicados no período de 2015 a 2020, tendo como categoria principal as tecnologias de informação e comunicação na educação infantil, os mesmo apontaram que essas ferramentas são eficazes como prática pedagógica na educação infantil, pois as crianças ao participar de atividades tecnológicas, incorporam os novos conteúdos e desenvolvem as habilidades de forma mais significativa, sendo possível concluir que, esses recursos podem melhorar e transformar o processo ensino-aprendizagem e potencializar os alunos para os desafios do mundo real.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T14:02:33Z No. of bitstreams: 2 Acacio; Duarte e Santos (2021) - A importância das TICs.pdf: 259164 bytes, checksum: 39533d89131ff0cec8551d4760536949 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T14:03:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Acacio; Duarte e Santos (2021) - A importância das TICs.pdf: 259164 bytes, checksum: 39533d89131ff0cec8551d4760536949 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T14:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Acacio; Duarte e Santos (2021) - A importância das TICs.pdf: 259164 bytes, checksum: 39533d89131ff0cec8551d4760536949 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informática - Parforpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da Informação e Comuicaçãopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicos - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantil - TICspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA importância das tecnologias da informação e comunicação na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of information and communication technologies in early childhood educationpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acacio; Duarte e Santos (2021) - A importância das TICs.pdf253,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons