Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/386
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil
Autor(es): SOUZA, Waldeisy Silva de
Primeiro Orientador: BRITO, José Cesar Farias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa
Resumo: O tema do presente trabalho parte da importância do Componente Curricular de Empreendedorismo do empreendedorismo: a Educação Profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil, a importância de inserir a disciplina nos cursos técnicos, tendo no contexto a educação empreendedora, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado. O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa. Através do mesmo pode-se criar na organização um centro espontaneamente criativo, gerando soluções rápidas, constantes e funcionais a estas organizações. No Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e possui uma evolução contínua. Os alunos devem conhecer e se posicionar com relação aos conteúdos abortados pela disciplina de empreendedorismo na sala de aula com visão de futuro, sendo capazes de identificar as oportunidades e transformá-las conhecimento. Com isso, o objetivo do trabalho é identificar a importância da educação empreendedora. Para atingir esse objetivo, foi realizado pesquisa bibliográfica e um relato da experiência na sala de aula na escola Joaquim Nabuco.
Abstract: The theme of this work starts from the importance of the Entrepreneurship Curricular Component of entrepreneurship: Professional Education in an entrepreneurial learning perspective by the Joaquim Nabuco remote school in the extreme north of Brazil, the importance of inserting the discipline in technical courses, having in the context of education entrepreneurial, evidencing the need for an attitude to achieve the expected performance. Entrepreneurship is fundamental to the company's success. Through it, a spontaneously creative center can be created in the organization, generating quick, constant and functional solutions for these organizations. In Brazil it started to develop in the 90's and has a continuous evolution. Students must know and position themselves in relation to the contents aborted by the discipline of entrepreneurship in the classroom with a vision of the future, being able to identify opportunities and transform them into knowledge. Thus, the objective of the work is to identify the importance of entrepreneurial education. To achieve this goal, bibliographic research and an account of the experience in the classroom at Joaquim Nabuco school were carried out.
Palavras-chave: Educação empreendedora
Empreendedorismo - docência
Componente curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
Citação: SOUZA, Waldeisy Silva de. Docência no componente curricular de empreendedorismo: a educação profissional numa perspectiva de aprendizagem empreendedora pela escola remota Joaquim Nabuco no extremo norte do Brasil. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386
Data do documento: 22-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza (2021) Docência no Componente Curricular 06-07-21.pdf676,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons