Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de-
dc.contributor.advisor1ORCID0000-0002-7464-7064pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875187748325399pt_BR
dc.creatorBRITO NETO, Olavo Nylander-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966185561201272pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-19T22:27:57Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-08-19T22:27:57Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationBRITO NETO, Olavo Nylander. Evolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiais. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/385-
dc.description.abstractThe undergraduate courses in its creation go through the process of opening, with authorization, recognition of course and Enade with the Ministry of Education. Know the steps and know how to organize becomes crucial during this process and few reports are recorded from the expertises of the Institutions of undergraduate courses in the country. This paper aims to present the results of official evaluations and concomitant applied in undergraduate courses of Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), aiming to show the stages, difficulties and challenges during these obligatory phases for the Higher Education courses in Brazil and to show the evolution of the computer courses of IFAP in their initial years of consolidation in the state of Amapá. This work is organized describing the profile of the institution, the evaluation structure and implementation monitoring, reporting the evaluations, results and considerations, detailing its results based on the dimensions: didactic-pedagogical organization, teacher team and tutorial and infrastructures directly related to the courses involved.pt_BR
dc.description.resumoOs cursos superiores em sua criação passam pelo processo de abertura, com autorização, reconhecimento de curso e Enade junto ao Ministério da Educação. Conhecer as etapas e saber como se organizar se torna crucial durante este processo e poucos relatos são registrados das expertises das Instituições de Ensino Superior do país. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dos procedimentos de avaliação e acompanhamentos oficiais aplicados nos cursos superiores de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), visando mostrar as etapas, dificuldades e desafios durante essas fases obrigatórias para os cursos de Ensino Superior no Brasil e mostrar a evolução dos cursos de computação do IFAP nos seus anos iniciais de consolidação no estado do Amapá. Este trabalho está organizado descrevendo o perfil da instituição, a estrutura de avaliação e acompanhamento de implementação, relatando as avaliações, resultados e considerações, detalhando seus resultados com base nas dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura relacionadas diretamente aos cursos envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-19T22:27:30Z No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-19T22:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T22:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurso superior - reconhecimentopt_BR
dc.subjectCurso de computação - avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - IFAPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiaispt_BR
dc.title.alternativeEvolution of the computing courses of the Federal Institute of Amapá based on official evaluationspt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons