Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/374
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As metodologias ativas no cotidiano escolar: um estudo de caso do processo de ensino dos educadores do SESC Oiapoque da 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): CARDOSO, Patrícia do Socorro Leite
Primeiro Orientador: BRITO, José Cesar Farias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa
Resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer quais as metodologias ativas no cotidiano escolar no processo de ensino dos educadores do SESC Oiapoque da 2ª Etapa do EJA. O contexto de estudo tem como plano de fundo a explicitação do uso de metodologias ativas no que concerne as tecnologias, no que tange a importância da utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar diante do modo de vida diferente que o mundo vem enfrentando devido a pandemia. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e está classificada como explicativa e descritiva, além de ser de cunho bibliográfico. Quanto aos resultados, são apresentadas as principais contribuições da literatura sobre as metodologias ativas, artigos publicados por ano, por periódico e palavras-chave de maior incidência. Percebeu-se a necessidade de mudança quanto aos modos educacionais diante do novo cenário que vivenciamos, através das metodologias ativas pode-se destacar a importância da atualização e educação continuada para os profissionais da educação, que carregam consigo o papel de mediador, dando ao aluno lugar de destaque na construção do seu conhecimento; contudo, cabe salientar, que o emprego das metodologias ativas dentro do sistema educacional brasileiro enfrenta algumas dificuldades para sua disseminação, desde questões relacionadas a falta de conhecimento dos professores sobre as tecnologias até as dificuldades de realizar atividades escolares devido a não implementação tecnológica no planejamento escolar.
Abstract: This study aims to find out which methodologies are active in the school routine in the teaching process of SESC Oiapoque educators of the 2nd Stage of EJA. The context of the study has as its background the explanation of the use of active methodologies with regard to technologies, with regard to the importance of using technological resources in the school environment in view of the different way of life that the world has been facing due to the pandemic. Under the methodological aspects, this research was characterized as a case study, with a qualitative approach and is classified as explanatory and descriptive, in addition to being of bibliographic nature. As for the results, the main contributions of the literature on active methodologies, articles published per year, per journal and keywords with the highest incidence are presented. It was noticed the need to change the educational modes in the face of the new scenario that we experience, through the active methodologies it is possible to highlight the importance of updating and continuing education for education professionals, who carry the role of mediator, giving the student prominent place in the construction of their knowledge; however, it should be noted that the use of active methodologies within the Brazilian educational system faces some difficulties for its dissemination, from issues related to teachers' lack of knowledge about technologies to the difficulties of carrying out school activities due to the lack of technological implementation in school planning
Palavras-chave: Metodologias ativas
Tecnologia na educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
Citação: CARDOSO, Patrícia do Socorro Leite. As metodologias ativas no cotidiano escolar: um estudo de caso do processo de ensino dos educadores do SESC Oiapoque da 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos. 2021. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/374
Data do documento: 15-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO, PATRICIA (2021) As Metodologias Ativas no Cotidiano Escolar.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons