Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CUNHA, Suany Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934539441318645pt_BR
dc.contributor.advisor-co1AZEVEDO SEGUNDO, Francisco Damazio de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057969239150076pt_BR
dc.creatorMACIEL, Ediane das Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210180528078682pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-03T13:55:28Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-07-03T13:55:28Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.citationMACIEL, Ediane das Chagas. Educação ambiental no ensino de ciência: uma análise da didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe no Município de Laranjal do Jari – Amapá. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/359-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to understand how is occurring to the didactic applicability of the environmental education in the teaching of sciences in the Municipal School Raimunda Rodrigues Capiberibe. It is justified by the need to articulate actions of environmental education based on the concepts of sustainability and knowledge of the natural sciences in interdisciplinary practices. It is a field research that had as an instrument of data collection the questionnaire with open questions, with four professors of the discipline of Sciences belonging to the teaching staff of the Municipal School of Basic Education Raimunda Rodrigues Capiberibe. The results show that the teachers of this school face great challenges in teaching this discipline, due to the precariousness presented in the institution as: deficiencies in the physical structure, absence of laboratories, lack of teaching materials to work different methodologies, where they are still very attached the use of textbooks and expository classes, and with all these shortcomings, the purpose of teaching is most often missed.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por principal objetivo compreender como está ocorrendo à aplicabilidade didática da educação ambiental no ensino de ciências na Escola Municipal Raimunda Rodrigues Capiberibe. Justifica-se pela necessidade de se articula ações de educação ambiental baseada nos conceitos de sustentabilidade e conhecimento das ciências naturais em práticas interdisciplinares. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados o questionário com questões abertas, com quatro professores da disciplina de Ciências pertencentes ao quadro docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe. Os resultados mostram que os professores desta escola encaram grandes desafios ao lecionarem essa disciplina, devido à precariedade apresentada na instituição como: deficiências na estrutura física, ausência de laboratórios, falta de materiais de ensino para trabalhar diferentes metodologias, onde os mesmos ainda se prendem muito ao uso do livro didático e aulas expositivas, e com todas essas deficiências, o objetivo do ensino na maioria das vezes não é alcançado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2021-06-30T23:34:35Z No. of bitstreams: 1 MACIEL(2019) Educacao ambiental no ensino de ciencia.pdf: 529923 bytes, checksum: 736db204506ca5e5ebc007a73ec2ad81 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2021-07-03T13:55:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACIEL(2019) Educacao ambiental no ensino de ciencia.pdf: 529923 bytes, checksum: 736db204506ca5e5ebc007a73ec2ad81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-03T13:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACIEL(2019) Educacao ambiental no ensino de ciencia.pdf: 529923 bytes, checksum: 736db204506ca5e5ebc007a73ec2ad81 (MD5) Previous issue date: 2019-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino de ciência: uma análise da didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe no Município de Laranjal do Jari – Amapá.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL(2019) Educacao ambiental no ensino de ciencia.pdf517,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons