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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O papel do professor pesquisador e o uso das ferramentas digitais como elemento inovador no ensino
Título(s) alternativo(s): The role of the research teacher and the use of digital tools as an innovative element in teaching
Autor(es): TORRES, Júlia Cristiane Bezerra
Primeiro Orientador: MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto
Resumo: A inserção dos processos tecnológicos vem impondo mudanças relevantes em todos os segmentos, inclusive na educação. Diante desta realidade, observam-se as novas exigências educacionais advindas pela inserção das tecnologias educativas, levando a escola e educadores a se defrontarem com as novas relações comportamentais fixadas pela cultura digital e que impactam na forma de lidar com a construção do conhecimento. Nesse novo paradigma educacional, a figura de um novo perfil de educador vem se colocando como questão primordial para a prática docente que deve desenvolver novas habilidades e competências para estar atuando frente à educação para o século XXI. O objetivo do artigo é compreender e analisar as novas exigências didáticas/metodológicas a partir da inserção das tecnologias educativas no processo ensino/aprendizagem, que vem requerendo uma prática docente inovadora a partir de um novo perfil de professor, o chamado “Professor Pesquisador”. A pesquisa é de base qualitativa, sendo o lócus no Instituto Federal do Amapá - IFAP, para 20 professores de áreas diversas. Os resultados apontaram que a compreensão dos docentes sobre a temática ainda precisa de um amplo debate para fortalecer as bases conceituais e melhor compreensão da nova identidade docente.
Abstract: The insertion of technological processes has been imposing relevant changes in all segments, including education. In reference to this reality, the new educational demands coming from the insertion of educative technologies are observed, leading schools and educators to face the new behavioral relationships established by digital culture that impact the way of dealing with the knowledge construction. In this new educational paradigm, the figure of a new educator profile has been placing itself as a primordial issue for teaching practice that must develop new skills and competences to act in front of education for the 21st century. The purpose of the article is to understand and analyze the new didactic/ methodological requirements from the insertion of educative technologies in the teaching/ learning process, which has required an innovative teaching practice based on a new teacher profile, the so-called “Professor Researcher”. The research is qualitative based, being the locus in the Federal Institute of Amapá - IFAP, for 20 professors from different areas. The results showed that the understanding of professors about the theme still needs a wide debate to strengthen the conceptual bases and better understanding of the new teaching identity.
Palavras-chave: Tecnologia educativa
Ferramenta digital - ensino aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: TORRES, Júlia Cristiane Bezerra. O papel do professor pesquisador e o uso das ferramentas digitais como elemento inovador no ensino. 2021. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/355
Data do documento: 8-Mar-2021
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