Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004025244671227pt_BR
dc.creatorCOÊLHO, Ana Gracilene de Sousa-
dc.creator.Latteshttp//lattes.cnpq.br/6745778288767189pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T14:23:05Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-28T14:23:05Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Ana Gracilene de Sousa. Experimentos de baixo custo como instrumento pedagógico para o ensino introdutório de química: uma análise reflexiva a prática docente. 2021. 20f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/353-
dc.description.abstractExperiments in the teaching of Chemistry contribute to the understanding of theoretical / practical classes, making them easy to assimilate, dynamic and enjoyable. The research aims to highlight the practical / experimental activities made from low cost alternative materials as a good methodological alternative for the teacher to work on introductory concepts in the teaching of Chemistry addressed in the science discipline for 9th grade students. The locus of the research was State Elementary School and High School Professor Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. The methodological processes are based on action research. The approach was qualitative, in order to bring a critical understanding of experimental classes carried out from low-cost material, showing that chemistry is present in students' daily lives, making learning more meaningful. The data obtained confirmed that students, when they are involved in practical / experimental classes, present greater involvement and performance in the assimilation of the introductory contents of Chemistry in Science classes, scientific look at chemical phenomena.pt_BR
dc.description.resumoOs experimentos no ensino da Química contribuem na compreensão das aulas teórico/prática, tornando-as de fácil assimilação, dinâmicas e prazerosas. A pesquisa tem a finalidade de ressaltar as atividades práticas/experimentais feitas a partir de materiais alternativos de baixo custo como uma boa alternativa metodológica para o professor trabalhar os conceitos introdutórios no ensino de Química abordados na disciplina de ciências para alunos do 9º ano. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Os processos metodológicos baseiam-se numa pesquisa-ação. A abordagem foi a qualitativa, com intuito de trazer a compreensão crítica das aulas experimentais realizadas a partir de material de baixo custo, mostrando que a química está presente no cotidiano dos alunos e torna a aprendizagem mais significativa. Os dados obtidos confirmaram que os alunos quando são envolvidos em aulas práticas/experimentais, apresentam maior envolvimento e rendimento na assimilação dos conteúdos introdutórios de Química nas aulas de Ciências, e olhar científico sobre os fenômenos químicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-14T19:57:36Z No. of bitstreams: 2 COELHO(2021) - Experimentos de baixo custo.pdf: 1016774 bytes, checksum: 63d9fd9c773009dfe93df188ae200319 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-28T14:23:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 COELHO(2021) - Experimentos de baixo custo.pdf: 1016774 bytes, checksum: 63d9fd9c773009dfe93df188ae200319 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 COELHO(2021) - Experimentos de baixo custo.pdf: 1016774 bytes, checksum: 63d9fd9c773009dfe93df188ae200319 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Ensino de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectExperimentos - instrumento pedagógicopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleExperimentos de baixo custo como instrumento pedagógico para o ensino introdutório de química: uma análise reflexiva a prática docentept_BR
dc.title.alternativeLow cost experiments as a pedagogical instrument in the teaching of chemistry: a reflective analysis for teaching practicept_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COELHO(2021) - Experimentos de baixo custo.pdf992,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons