Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/286
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O uso do cupulate como tema gerador para o ensino da química dos lipídeos
Autor(es): RIBEIRO, Maria do Socorro Crespo
Resumo: Os temas geradores através das oficinas temáticas são práticas que surgem para facilitar e ajudar os professores na abordagem de conteúdos científicos, é dividida em momentos dos quais se servem de apoio para que o educador possa vislumbrar a possibilidade de utilização de ferramentas favoráveis ao seu trabalho, buscando a relação com o tema abordado utilizando o tema gerador para promover uma aprendizagem significativa. A Base Nacional Comum Curricular traz propostas a respeito da contextualização das disciplinas para o ensino, orientando que estudos antecipados do cotidiano do aluno podem contribuir e reconstruir conhecimentos bem como, a utilização de ferramentas facilitadoras para o processo de ensino aprendizagem. Este artigo tem por objetivo sugerir uma oficina temática como ferramenta educacional para que o ensino de química tenha um significado para o aluno e através da contextualização utilizando o cupulate (chocolate feito a base das amêndoas do cupuaçu) como tema gerador para abordagem do conteúdo químico lipídeos, possa contribuir como facilitador da assimilação do conteúdo de química, a oficina temática utilizando o tema gerador como eixo temático para o ensino de ciências despertou e estimulou o senso crítico, possibilitando o despertar do pensamento químico através da contextualização associada ao conteúdo cientifico lipídeos facilitando assim a assimilação de tal conteúdo.
Abstract: Generating themes through thematic workshops are practices that emerge to facilitate and help teachers in approaching scientific content, it is divided into moments that are used as support so that the educator can envision the possibility of using tools favorable to their work, seeking the relationship with the topic addressed using the generator theme to promote meaningful learning. The National Common Curricular Base offers proposals regarding the contextualization of subjects for teaching, guiding that advance studies of the student's daily life can contribute and reconstruct knowledge as well as the use of facilitating tools for the teaching-learning process. This article aims to suggest a thematic workshop as an educational tool so that teaching chemistry has a meaning for the student and through contextualization using cupulate (chocolate made from cupuaçu almonds) as a generator theme to approach the lipid chemical content , can contribute as a facilitator of the assimilation of the content of chemistry, the thematic workshop using the generator theme as thematic axis for the teaching of sciences aroused and stimulated the critical sense, enabling the awakening of chemical thinking through contextualization associated with the scientific content of lipids thus facilitating assimilation of such content.
Palavras-chave: Cupulate - tema gerador
Lipídio
Ensino de química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Ensino de Química
Citação: RIBEIRO, Maria do Socorro Crespo. O uso do cupulate como tema gerador para o ensino da química dos lipídeos. 2020. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/286
Data do documento: 6-Out-2020
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO (2020) - O USO DO CUPULATE COMO.pdf711,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons